Colaboradores



Ética

A ética esta presente nos nossos negócios e se traduz na transparência, respeito e honestidade no relacionamento com nossos stakeholders, na qualidade dos nossos serviços e produtos e na preocupação com o desempenho financeiro e a responsabilidade socioambiental. nosso Código de Ética existe para orientar, prevenir e sanar dilemas éticos e conflitos de interesse relacionados as nossas atividades e relações internas.

Combate à corrupção

Com base nas melhores praticas globais, consideramos corrupção as praticas ilegais ocorridas entre agentes públicos e privados e também as que envolvem somente agentes privados. Nossa Politica Corporativa de Prevenção a Corrupção reforça o nosso compromisso de cooperar proativamente com iniciativas nacionais e internacionais de prevenção e combate a corrupção, em todas as suas formas, e ainda estabelece orientações para a concepção, execução e melhoria continua do Programa Corporativo de Integridade e Ética destinado ao desenvolvimento de praticas de prevenção, monitoramento e combate a atos de corrupção, utilizando canais de denuncia e campanhas de conscientização e treinamento sobre o tema.

Fotografia de uma mulher sorrindo com um bloco de anotações na mão em um escritório.

Ombudsman


Para fortalecer nosso compromisso com a ética, dispomos de um canal de ouvidoria interno – o Ombudsman. Pautado pelo comprometimento, o diálogo, a transparência, o pensamento de dono, a integridade e a ética, o canal atua com o objetivo de auxiliar os colaboradores na resolução de conflitos interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho. O canal reporta-se diretamente à presidência, reforçando a sua independência, neutralidade e confidencialidade.

 

Canais de Comunicação


Nossos canais de comunicação são estruturados para divulgar informações relevantes dentro da nossa empresa, permitir a publicação de reportagens de interesse geral e receber sugestões e reclamações dos colaboradores. Dentre os diversos veículos, destacam-se a revista Itaú Unibanco – publicada bimestralmente (incluindo uma versão para deficientes visuais) –  e o Portal Itaú Unibanco, em que os colaboradores podem consultar informações relevantes sobre a empresa e seu dia a dia. Também promovemos encontros, palestras e workshops para tratar de temas importantes e do desenvolvimento de nossas estratégias de negócio.


Portas Abertas


Iniciado em 2010, o programa promove reuniões entre colaboradores, o presidente-executivo Roberto Setubal e o presidente do Conselho de Administração Pedro Moreira Salles para a discussão de temas pertinentes aos negócios. Esses encontros são um importante canal para a disseminação da nossa cultura e identificação de melhorias. Em 2014, foram realizadas cinco reuniões com a participação de 58 colaboradores das mais diversas áreas e níveis hierárquicos da organização.

 

Encontro entre líderes


O programa promove reuniões entre colaboradores, Candido Bracher - presidente-executivo, Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles - presidentes do Conselho de Administração para a discussão de temas pertinentes ao negócio. Esses encontros são um importante canal para identificação de melhorias trazidas por quem de fato está em contato com os processos.


Encontro entre líderes

 

Realizado anualmente desde 2010, o objetivo deste evento é alinhar a liderança da organização com a nossa estratégia, garantindo o comprometimento e o engajamento contínuo de nossos colaboradores.


Pesquisa Fale Francamente (clima organizacional)


Realizada anualmente com todos os colaboradores no Brasil e nas Unidades Internacionais, a pesquisa mede o grau de satisfação dos colaboradores com relação ao ambiente organizacional e a gestão de pessoas. A participação é voluntária, via internet o banco não tem acesso aos dados individuais.