Porque o Itaú é seguro para sua empresa



O Itaú oferece serviços para facilitar a rotina financeira da sua empresa e trabalha para que cada dia seja mais seguro para você realizar suas transações.

Conheça todas as ferramentas disponíveis e algumas dicas para você e todos os colaboradores navegarem de forma segura. 

• Operações bancárias na internet com muito mais segurança

• Conveniência para realizar transações pelo telefone e nas agências.

• Proteção das informações sigilosas em todo o ambiente do banco.

Fotografia de uma mão mexendo em um celular que está apontado para um tablet.

Senha Eletrônica

O que é?
É uma senha de 6 a 8 dígitos e é diferente da senha do seu Cartão Itaú.

Como funciona?
Esta senha é utilizada para acessar toda a conveniência oferecida na internet e no telefone. Você pode cadastrar a sua senha eletrônica em qualquer caixa eletrônico do Itaú ou nas agências e para alterá-la, além desses canais, você também pode utilizar o site.

Por que é seguro?

A senha eletrônica é pessoal e garante que apenas você acesse sua conta. No acesso ao Itaú Empresas na internet, ela deve ser digitada no teclado virtual. Já no acesso ao Itaú Empresas no telefone, você deve discar a senha eletrônica no seu telefone.

Teclado Virtual

O que é?
É uma tela onde você deve digitar sua senha eletrônica quando acessa o Itaú Empresas na internet.

Como funciona?
Para acessar o Itaú, você informa sua senha eletrônica através do teclado virtual que possui dois dígitos por botão que mudam de lugar a cada acesso seu.

Por que é seguro?
Esse procedimento impede a descoberta de sua senha, mesmo que sua digitação seja observada por outra pessoa. Além disso, ele impede a captura da senha por cavalos de troia eventualmente instalados em seu computador.

Guardião Itaú 30 horas

O que é?
O Guardião Itaú 30 horas é um dispositivo que aumenta ainda mais a sua segurança para realizar operações bancárias na internet. Sua função é proteger o acesso à sua conta, inibindo a ação de arquivos mal-intencionados e programas executáveis que carregam escondido o código de um vírus.

Como funciona?

O Guardião Itaú 30 horas é instalado no seu computador e protege o acesso da conta da sua empresa contra a ameaça de vírus e hackers. Uma vez instalado, o dispositivo protege qualquer usuário que acessar a conta do Itaú a partir desse computador.

Importante: ao acessar sua conta de outro computador, uma nova instalação do dispositivo deve ser realizada.

Quais são as vantagens?
Com a proteção do Guardião Itaú 30 horas, você conta com mais segurança nas suas transações bancárias. O dispositivo atua como uma blindagem de seu computador contra ataque de programas maliciosos e inibe a ação de arquivos mal-intencionados, como vírus ou programa executáveis.

Como instalar?

Acesse seu Itaú Empresas na internet pela rota: Outros Serviços > Segurança (Dispositivos e Senha) > Guardião 30 horas > Instale aqui. Também é possível a instalação pelo endereço http://www.itau.com.br/guardiao/. Nesse endereço, também estão disponíveis os requisitos mínimos de instalação.

A instalação é simples e rápida. Basta seguir corretamente todas as instruções que serão apresentadas durante o processo. Após a instalação, seu computador estará automaticamente protegido e na tela de acesso será exibida a mensagem "Guardião Itaú 30 horas instalado".

iToken

O que é?
É um dispositivo que gera um código numérico, válido por alguns segundos, expirando assim que um novo é exibido.

Como funciona?
Sempre que você realizar determinadas operações na sua conta pelo telefone, internet ou celular, é solicitado um código numérico iToken para validar a transação.

Dicas de segurança

• O Itaú nunca envia e-mails nem telefona a seus clientes solicitando senhas, códigos do iToken e/ou dados pessoais.
• Use e guarde o iToken no chaveiro com muito cuidado: nunca o entregue a terceiros.
• Para maior segurança, o iToken não possui nenhuma informação pessoal nem de sua conta.
• Em caso de extravio, perda ou roubo do iToken no chaveiro, comunique o fato imediatamente ao seu gerente do  Itaú e retire um novo aparelho em sua agência do Itaú.
• Consulte regularmente seu extrato de conta-corrente e fique atento à movimentação de sua conta
.

Cuidados com o seu iToken no chaveiro
• O iToken não é resistente à água.
• Evite deixar que o seu iToken sofra quedas.
• Ele pode ser colocado ao lado de equipamentos eletrônicos em geral, como televisão, som e celular
.

App Itaú no computador

O que é?
É um aplicativo para acessar o Itaú pelo computador. Para utilizá-lo, clique no botão que fica disponível na área de trabalho do seu computador e dispense o uso dos navegadores, como Internet Explorer, Chrome, Safari ou Firefox.

Como funciona?
A navegação é similar ao Itaú Empresas na internet, e ele traz mais segurança pra você, pois o ambiente é blindado e protege as transações contra programas maliciosos.

Ele foi desenvolvido exclusivamente para computadores e proporciona, de forma gratuita, um acesso ainda mais seguro, mais rápido e mais prático.

Quais são as vantagens? 

- Ainda mais seguro e rápido

- O ambiente é blindado para proteger as transações

- Dispensa o uso do Guardião Itaú 30 horas

Como instalar?
A instalação pode ser realizada pela página  www.itau.com.br/computador. Nesse endereço também estão disponíveis os requisitos mínimos de instalação.

No acesso a conta pela internet também é possível realizar a instalação pela rota: Outros serviços > Aplicativo Itaú no computador > Saiba mais.

O que é fraude?

A fraude acontece quando uma pessoa se faz passar por outra. Na internet, isso ocorre quando alguém utiliza informações alheias, como usuário e senha.

Alguns programas maliciosos são instalados no seu computador quando você clica em e-mails, sites falsos ou faz download de um arquivo suspeito. A partir daí, as informações bancárias da sua empresa ficam vulneráveis.

O cavalo de troia é um dos programas mais comuns. Depois de instalado no seu computador, ele imita uma página da internet, como a do banco, por exemplo. Assim, você pensa que a página é real, clica e informa seus dados. Pronto, você caiu em uma fraude.

É preciso tomar certos cuidados ao utilizar os meios digitais. Fique atento ao navegar na rede e, principalmente, oriente seus funcionários na hora de utilizar o computador, celular e até mesmo o telefone para fazer transações financeiras.

Para isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar você e seus funcionários no dia a dia dos negócios. Confira aqui algumas dicas para tornar a sua empresa ainda mais segura na internet:

1. Mantenha sempre os computadores com antivírus atualizados. Isso diminui a chance de ser infectado por algum vírus que pode trazer prejuízos ao seu negócio.

2. Todos nós recebemos muitos e-mails diariamente. Desconfie de e-mails com links ou com arquivos anexos. Mesmo quando você receber um e-mail de um remetente conhecido, verifique sempre antes de abrir. Contate o remetente para saber se foi ele mesmo que enviou. Fraudadores costumam enviar e-mails com promoções ou fotos incentivando o clique. Fique atento! O Itaú não envia e-mails com link ou anexos.

3. Quando estiver acessando a conta da sua empresa, fique atento à barra de endereços de seu navegador. Após digitar agência e conta ou código do operador, o endereço deve começar com https://. Verifique se o endereço digitado não mudou e certifique-se de que ele realmente começa com https://.

4. Separe um computador na sua empresa que não recebe e-mails apenas para realizar as transações financeiras. O e-mail é a principal porta de entrada de vírus e de outros códigos maliciosos, assim você corre um risco menor de ser fraudado.

5. Redes Wi-Fi ou wireless podem ser utilizadas por pessoas mal-intencionadas. Não acesse a conta da sua empresa por meio de redes sem fio em locais públicos, como shoppings, cafés, restaurantes, aeroportos, etc. Essas redes podem ser monitoradas por golpistas para obter dados de contas bancárias. Oriente seus funcionários a procurarem uma rede Wi-Fi com senha particular para realizar transações, caso eles estejam fora da empresa, viagens ou reuniões.

6. Notícias que estão na moda, tais como desastres, crimes hediondos, etc., costumam ser utilizadas para envio de mensagens maliciosas. Se você ou algum funcionário receber uma mensagem assim, fique atento. Não clique, pode ser uma fraude. Durante esses acontecimentos, reúna todas as pessoas que acessam a internet na empresa e oriente sobre essa prática.

7. Os bancos não mandam nome e CPF de clientes no mesmo e-mail. Se você receber um e-mail assim na sua empresa, é fraude. Também não enviamos e-mail solicitando recadastramento de quaisquer senhas (cartão, eletrônica ou iToken).

9. O iToken nunca é atualizado ou recadastrado. Ele é um dispositivo seguro que deve ser usado somente por você.

Deixe a sua gestão ainda mais segura, assista aqui ao vídeo com as dicas de segurança e participe!