Cliente Itaú de camiseta laranja em um corredor segurando em suas mãos um celular

conheça nossas dicas de prevenção e saiba como reportar fraudes

Recebeu algum e-mail ou SMS suspeito? Foi vítima de um golpe ou fraude? Entre em contato conosco.

 

SMS, páginas e e-mails falsos: emailsuspeito@itau-unibanco.com.br

Demais golpes e fraudes: inspetoria@itau-unibanco.com.br

Mãos digitando em um computador buscando por informações sobre fraudes e golpes

fique atento a fraudes

O Itaú sempre busca a melhor forma de proteger suas informações, e por isso investe constantemente em tecnologias de ponta. Outras medidas preventivas devem ser adotadas por você, no dia a dia. Veja algumas dicas.

fique atento

confira nossas dicas de prevenção contra golpes

Tudo o que você deve ou não fazer para se proteger.

  1. Nunca forneça seus dados a ninguém. Sempre se comunique com o banco por nossos canais oficiais.

  2. Nunca entregue seu cartão a outra pessoa. Sempre corte o chip do cartão se for descartá-lo.

  3. Nunca anote sua senha junto ao cartão. Sempre memorize suas senhas.

  4. Nunca crie senhas com dados pessoais como aniversários. Sempre use senhas difíceis de adivinhar.

  5. Nunca clique em links pedindo atualização de dados ou iToken. Sempre atualize dados junto ao Itaú.

As palavras nunca e sempre dispostas de forma antagônica em um fundo laranja e branco As palavras nunca e sempre dispostas de forma antagônica em um fundo laranja e branco

como funciona o golpe do motoboy?

Nessa fraude, o golpista entra em contato alegando ser um funcionário do Itaú e te alerta sobre algo suspeito. Logo em seguida te direciona para uma central de atendimento falsa onde coleta seus dados e avisa a necessidade de retirada do seu cartão por um motoboy.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

o que é phishing?

Phishing é uma técnica usada por fraudadores para roubo de informações via e-mail, SMS, telefonemas ou redes sociais.

Entenda como o golpe ocorre e saiba como se proteger dessa prática comum assistindo ao vídeo. 

conheça os golpes

Dicas e orientações de como se prevenir ou reportar as fraudes.

Cuidado com o que chega por e-mail, SMS ou WhatsApp

Para te convencer, o golpista usa abordagens com apelo forte: descontos e promoções imperdíveis, oferta de antivírus de graça para proteger seu computador que supostamente está infectado, diz que seu nome está no Serasa, te informa que você está com uma dívida, ou te envia outras notícias alarmantes. Os golpistas sempre enviam uma comunicação com um link ou arquivo anexado que podem conter vírus ou te direcionar para um formulário em uma página falsa.

Dentre os argumentos usados em nome do Itaú via e-mail, SMS ou WhatsApp, temos:

- Pedido de atualização ou sincronização de iToken, do Guardião 30 Horas ou do app (eles não são bloqueados por falta de atualização ou sincronização).

- Necessidade de atualização de cadastro.

- Pedido para informar sua senha ou código do iToken.

- Procedimento para desbloqueio da sua conta (supostamente) bloqueada ou cancelada.

Como se proteger ao transacionar na sua conta Itaú:

- Não faça compras ou movimentações em sua conta usando computadores, celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo que não seja seu. Dispositivos emprestados, oferecidos por desconhecidos ou que sejam públicos, como computadores em bibliotecas, representam risco de segurança para os seus dados.

- Evite realizar movimentações utilizando conexões wi-fi de locais públicos.

- Mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, e verifique se o está antivírus instalado, atualizado e ativo.

-  Caso você prefira acessar a sua conta pelo site do Itaú, entre na página digitando o endereço http://www.itau.com.br no navegador. Não clique em links que supostamente te direcionariam para a página.

- Caso esteja acessando sua conta a partir de um computador, confira se o seu nome aparece corretamente na tela. Caso contrário, interrompa a operação e acione a nossa central de atendimento.

- Na hora de deixar o site ou app do Itaú, sempre clique em "sair" para se desconectar e aguarde aparecer na tela a informação de que a sessão foi realmente encerrada.

As redes sociais muitas vezes são utilizadas como porta de entrada para fraudadores. Golpistas aproveitam dados fornecidos por você para estudar seus hábitos, sua rotina e coletar informações de seus familiares e amigos mais próximos. Para que sua experiência nas redes sociais não te traga transtornos, o Itaú recomenda algumas ações:

-  Não adicione ou aceite amizades de pessoas que você não conheça.

- Configure a privacidade de suas redes sociais restringindo quem pode visualizar o que você publica.

-  Ative a opção de segurança “duplo fator de autenticação” sempre que ela estiver disponível em suas redes sociais.

Golpe do WhatsApp: o fraudador instala o aplicativo WhatsApp em um aparelho qualquer e cadastra seu número de celular nele. Na sequência, entra em contato se passando por funcionário de alguma empresa que você já tenha relacionamento (loja, site, clube, etc.) e, durante o contato, alega alguma confirmação, e pede para você informar o código que receberá via SMS. Esse código é o que possibilita a habilitação da sua conta WhatsApp em dispositivos. Com ele, o fraudador habilita a sua conta no celular dele, passa a ter acesso aos seus contatos e começa a pedir dinheiro emprestado ou dados sigilosos aos seus contatos, se passando por você.

Para evitar este golpe, ative a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Para isso, abra o aplicativo e acesse “Configurações”. Depois, acesse a opção “Conta”, selecione “Confirmação em duas etapas” ou “Verificação em duas etapas”, clique em “Ativar” e registre uma senha*.

Lembre-se que o Itaú jamais entrará em contato por WhatsApp para solicitar informações sobre sua conta e nunca pedirá sua senha quando ligar ou enviar comunicações para você.

*Para ativar este recurso, você deverá colocar uma senha (PIN) de seis dígitos que protege a conta WhatsApp contra fraudes. Memorize esta senha, pois, conforme as regras de uso do WhatsApp, ela será solicitada periodicamente durante a utilização do aplicativo, em caso de troca de aparelho ou caso você desinstalar e reinstalar o aplicativo ou ao acessar a versão Web.

Nas comunicações por SMS, o Itaú nunca pedirá dados pessoais ou senhas, nem enviará link que direciona você para páginas que solicitam sua senha. O uso do SMS para envio de informações de sua conta corrente (exceto assuntos relacionados a boletos e renegociações) deve ser solicitado através do Internet 30 horas em ‘Produtos e Serviços’, na opção ‘Comunicação Digital Itaú’. O mesmo pode ser feito via app Itaú. 

Preste atenção em ligações que receber em nome do banco, principalmente de pessoas que se apresentarem como gerentes ou das áreas de segurança ou prevenção a fraudes. Essas ligações podem ser tentativas de golpes.

Importante:

- Nunca digite a senha no teclado do telefone ao receber ligações em nome do Itaú.

- O Itaú não possui atendimento por videochamada.

Golpe do falso funcionário/gerente ou do estorno

O fraudador entra em contato se passando pelo gerente ou por um funcionário de alguma área do banco como, por exemplo, área de segurança, suporte ou de tecnologia. Neste golpe, o fraudador solicita que você faça movimentações em sua conta, utilizando alguns destes falsos argumentos:

- Diz que houve um crédito indevido em sua conta e pede que você devolva o valor para a conta correta;

- Informa que sua conta ou seu iToken está com algum problema ou estão bloqueados e pede que você faça transferências “testes” e que os valores serão devolvidos dentro de 24h;

- Informa que você foi escolhido para migrar para um outro segmento de conta. Para isso, pede que você transfira o valor que tem na poupança para uma conta informada por ele;

- Informa que sua conta foi hackeada (invadida) e solicita que você faça uma transferência para uma conta “segura” que ele lhe passará;

- Alega que há um problema de acesso na conta e solicita suas informações pessoais e senha para resolvê-lo;

- Diz que é preciso ir até um caixa eletrônico para liberar o iToken ou para resolver algum problema e pede que, quando você acessar o terminal, faça uma chamada de vídeo com ele e que lhe mostre a tela do terminal do caixa eletrônico para mostrar  o código do QR Code.

-O Itaú nunca liga ou manda mensagem com nenhuma dessas solicitações. Nunca envie senha, código iToken ou print do QR Code em ligações feitas supostamente pelo Itaú.

O Itaú emite cartões seguros, que possuem chips que evitam a clonagem. Mesmo assim, recomendamos alguns cuidados para tornar sua experiência ainda mais tranquila e evitar os golpes mais comuns com cartões.

O cartão é seu, de mais ninguém.

Nunca empreste seu cartão para outras pessoas nem permita que alguém veja as informações que estão nele. Mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando informações que estão impressas nele como número, nome, validade e código de segurança.

A fatura vem sempre com a mesma numeração

O código de barras de todas as faturas do cartão de crédito Itaú inicia com 3419175. Se você identificar números diferentes ou se notar rasuras, não efetue o pagamento e ligue para a central de atendimento. Se você pediu para que a fatura fosse enviada para sua casa e notou que não está recebendo, entre em contato com o banco.

Utilize a opção de pagamento pelo serviço de débito automático ou DDA, além de mais prático é mais seguro.

O cartão virtual é mais seguro

Com o cartão virtual, você faz compras online seguras e com total comodidade. Não tem custo, pode utilizar a qualquer hora, em qualquer lugar e quantas vezes precisar. Além disso, evita que os dados do seu cartão físico sejam expostos na internet.

Clique aqui e saiba mais sobre o cartão virtual.

Cuidados na criação de senha

Ao criar senhas, evite dados pessoais, como data de nascimento, placa do carro, de documentos ou então números sequenciais como 123456 ou 112233. Nunca anote a senha junto com o cartão.

O valor é esse mesmo?

Fique atento ao usar o cartão, sempre confira o visor da maquininha:

- Nunca permita que levem seu cartão para longe de você, mantenha-o sempre em vista.

- Os números da senha nunca devem aparecer no visor da maquininha. Caso apareça, cancele a transação imediatamente.

- Confira sempre o valor e, se o valor não aparecer ou se ele não puder ser visto, não digite a senha. Um valor muito maior do que o combinado poderá ser inserido e você só perceberá no seu extrato ou fatura.

-Ao digitar a senha, nunca deixe que vejam a sequência que está digitando.

- Após utilizar o cartão, confira se é o seu nome mesmo que está nele antes de guardar.

Dicas para proteger os seus cartões

-Utilize a carteira digital.

-Saia de casa somente com o cartão que irá utilizar. Guarde-o em local seguro os cartões que não serão usados no dia.

-Em viagens, sempre que possível coloque os cartões no cofre do hotel. 

Compre online com segurança

Ao fazer compras pela internet, nunca passe os dados do seu cartão para empresas que não conhece ou que não possuem boas referências. Escolha lojas conhecidas e confira os comentários de quem já comprou para identificar riscos e evitar possíveis problemas de preferência que ofereçam certificados de segurança. Utilize o cartão virtual para fazer compras online de forma segura.

Perdeu o cartão?

Em caso de perda, furto ou roubo, comunique imediatamente o seu gerente ou as centrais de atendimento do banco. É importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Se você não tem certeza se perdeu o cartão ou se apenas não lembra onde o deixou em casa, faça o bloqueio temporário via app. Caso encontre o cartão, é só desbloquear pelo aplicativo também.

Ainda não recebeu o cartão? Cuidado com o golpe do extravio.

Caso você solicite um cartão e não o receba dentro do período informado durante a solicitação de cerca de 10 dias, comunique o banco. Ele pode ter sido desviado para o que os especialistas chamam de golpe do extravio.

Ele acontece assim: durante o envio, seu cartão é interceptado. Com seu cartão em mãos, o fraudador consegue seus dados e liga para você com o objetivo de conseguir a senha ou mesmo convencê-lo a desbloqueá-lo pelo seu app.

Fique atento: o desbloqueio do cartão deve ser feito somente com ele em mãos.

Golpe do Motoboy

Entenda como ele ocorre:

O fraudador liga no seu telefone fixo dizendo que é do banco Itaú. Na sequência, pergunta se você fez uma compra em um determinado valor (normalmente alto) em uma loja ou site, sendo que essa compra é falsa. Logo após você alegar que não realizou aquela transação, ele informa que seu cartão foi alvo de fraude, que você precisa bloqueá-lo e pede que você ligue na central de atendimento, no número que consta no verso do cartão.

Ao ligar do mesmo telefone fixo, o fraudador mantém a linha presa, fazendo a vítima acreditar de que se trata da central oficial do Itaú. Em seguida, o fraudador se passa de atendente e pede a senha para confirmar o estorno das compras não reconhecidas e informa que um motoboy irá buscar seu cartão para a realização de uma perícia.

Fique atento: O Itaú nunca envia ninguém para retirar seus cartões, mesmo que tenha havido algum problema com eles. Quando ligamos ou enviamos mensagens SMS, e-mail, WhatsApp ou redes sociais, o banco nunca solicita sua senha, código iToken, ou o número do cartão com o CVV.

Caso passe por isso, você deve ligar para o Itaú e solicitar o bloqueio imediato de todos os cartões. Também é possível realizar o bloqueio temporário dos cartões de forma imediata pelo aplicativo. Além disso, verifique as últimas compras realizadas e, em caso de existir alguma transação que não reconheça, anote o nome do estabelecimento, data da operação e valor. Com esses dados, vá até a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência. 

Aviso de compras na tela do celular

Cadastre-se no site do Itaú para receber, no celular e em tempo real, o serviço de avisos sobre compras feitas no seu cartão de crédito. Isso ajuda a identificar com rapidez as tentativas de golpes e fraudes.

Descarte correto do seu cartão

Antes de jogar fora um cartão antigo, retire e destrua o chip, cortando-o ao meio, faça o mesmo com a tarja magnética. Isso garante que ele não seja utilizado indevidamente por golpistas. 

O Itaú tem milhares de agências e caixas eletrônicos localizados em todas as regiões do Brasil. Tudo criado para que você faça suas transações com confiança e segurança. No entanto, recomendamos cuidados extras para evitar transtornos.

No caixa eletrônico nunca filme, fotografe ou envie o QR Code para alguém, e jamais faça videochamadas exibindo a tela do caixa.

Um estranho ofereceu ajuda? Não aceite

Nunca aceite ajuda de ninguém. Se tiver alguma dúvida ou problema, procure por um dos funcionários dentro das agências. Eles estão sempre identificados e presentes durante o horário de funcionamento das agências.

De olho no seu cartão

Fraudadores precisam do seu cartão e da sua senha para acessar sua conta pelo caixa eletrônico. Geralmente, conseguem isso trocando seu cartão por outro quando lhe oferecem ajuda, ou esbarrando em você propositalmente para que seu cartão caia e ele consiga rapidamente trocá-lo por outro. Não deixe isso acontecer, cuide bem do seu cartão e não o empreste a ninguém.

Fique bem próximo do caixa eletrônico.

Mantenha seu corpo perto do equipamento para que ninguém veja o que está digitando.

Confira seu extrato

Se suspeitar de irregularidades em sua conta ou identificar transações que não fez, troque suas senhas imediatamente e peça orientação ao gerente ou nos canais oficiais. Para seu maior controle, temos pacotes de serviços que oferecem envio de alertas sempre que você realizar uma operação com seu cartão.

Sempre clique em “sair”

Uma das tentativas de golpe acontece quando alguém pede para você voltar ao caixa eletrônico dizendo que sua sessão não foi encerrada. Nesse momento, o fraudador pede que você insira novamente sua senha no teclado físico ou mesmo em uma tela aberta por ele, onde a senha aparece em texto claro, em vez de asteriscos. Para evitar essa cilada, ao terminar de fazer suas operações, sempre aperte a tecla "Sair". Ao deixar o caixa eletrônico, se alguém pedir para você voltar, não volte.

Caixa protegido

Prefira usar caixas eletrônicos localizados nas agências do Itaú ou em ambientes fechados de grande movimento, como supermercados e shopping centers.

Fique atento ao golpe da saidinha

Quando for fazer saques ou depósitos em caixas eletrônicos ou agências, fique atento às pessoas que estão ao redor. Criminosos costumam observar os clientes para identificar aqueles que efetuam retiradas elevadas nos guichês ou terminais de autoatendimento. Ao sair da agência, você pode ser seguido e abordado por um deles, que exigirá a entrega do dinheiro. Algumas vezes, eles sabem até dizer o valor que sacou e o local onde você guardou o dinheiro. Esse crime é conhecido como “golpe da saidinha”.

Mais dicas:

- Prefira realizar transferências, DOCs ou TED e retire valores em dinheiro apenas quando necessário. Se tiver dúvidas quanto à melhor maneira de realizar a retirada de valores mais altos, consulte um funcionário dentro da agência, devidamente identificado;

- Evite pagar suas contas com dinheiro em espécie. Escolha pelo serviço de débito em conta ou DDA ou ainda, prefira fazer pagamentos pelo site ou aplicativo do Itaú, pelo nosso atendimento telefônico ou diretamente nos caixas eletrônicos. 

 

Esses golpes acontecem, geralmente, quando fraudadores tomam posse do seu talão inteiro, de folhas avulsas ou adulterando cheques já preenchidos por você. Com algumas medidas de segurança você mantém seu talão e sua conta seguros.

Recebeu talão novo? Confira

Ao receber um novo talão, confira os dados impressos e verifique se a quantidade de folhas está correta. Se houver alguma divergência, fale com nossa equipe através de nossos canais oficiais ou com seu gerente.

O envelope tem que chegar intacto

Ao receber um novo talão, verifique a integridade do envelope. Caso desconfie que ele tenha sido adulterado ou violado, entre em contato com a sua agência e fale com a nossa equipe.

Guarde bem

Guarde seus talões em um local seguro e destrua as folhas de cheques de contas inativas. Ao sair, ande apenas com as folhas que pretende utilizar no dia e separe-as dos documentos pessoais como RG e CNH.

Anote no canhoto

Anote os lançamentos no canhoto e acompanhe regularmente seu extrato bancário. O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Quando você o emite, ele pode ser descontado imediatamente.

Perdi ou fui roubado. E agora?

Em caso de perda, furto ou roubo de cheques, cancele-os imediatamente pelo Itaú na internet, por telefone, no aplicativo ou em qualquer agência. Vá até uma delegacia e faça o boletim de ocorrência para apresentá-lo posteriormente na sua agência.

Se mudou? Avise o banco

Mantenha seu endereço de correspondência sempre atualizado no Itaú.

Atenção na hora de preencher

Ao preencher um cheque, escreva os dados com o mínimo de espaçamento entre as palavras e risque os espaços não utilizados, inclusive no campo "valor". Emita sempre cheques nominais e, ao pagar uma conta na agência, anote no verso a finalidade do cheque. 

Se identificar transações - como pagamentos e/ou transferências - não autorizadas por você, entre em contato imediatamente com a central de atendimento ao cliente ou vá até a agência mais próxima.

Itaú 30 horas no telefone

4004 4828

Capitais e regiões metropolitanas

0800 970 4828

Demais localidades

55 11 4004 4828

Para clientes no exterior

Todos os dias da semana, 24h por dia.

Não são permitidas chamadas a cobrar.

Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC

0800 728 0728

Todas as localidades

SAC Personnalité

0800 722 7377

Todas as localidades

Todos os dias da semana, 24h por dia.

Agências

Para encontrar a agência mais próxima, utilize o localizador clicando aqui.

Não reconheço uma conta que está usando meu nome

Se você receber extratos, cobranças ou avisos de dívidas de uma conta corrente que está em seu nome, mas você não a reconhece, vá até a agência mais próxima e relate o ocorrido para nosso pessoal de atendimento. Não esqueça de levar documento de identidade com foto e assinatura, CPF e comprovante de residência.