Não caia em ciladas    



É muito bom poder contar com cada vez mais canais de acesso aos serviços bancários, não é mesmo? E-mail, telefone, SMS, aplicativo... Mas para que qualquer operação realizada por meio dessas ferramentas seja segura, é preciso tomar alguns cuidados.


O Itaú sempre busca a melhor forma de proteger suas informações, e por isso investe constantemente em tecnologias de ponta. Outras medidas preventivas devem ser adotadas por você, no dia a dia. Veja!

Ilustração de uma armadilha feita de caixa de madeira com um retângulo amarelo preso embaixo escrito enviar. Em cima tem um retângulo cinza escrito digite sua senha.

Entrar na conta corrente pelo site ou pelo aplicativo do banco é fácil e rápido! Nos dois canais, você consegue realizar suas transações de maneira segura a qualquer hora e de qualquer lugar.

Todos os dados que você digita são altamente resguardados. Para aumentar ainda mais sua proteção, leia com atenção as observações a seguir e adote algumas medidas extras sugeridas. Fique seguro!

Atualização de dados por e-mail? Isso é cilada!

- O Itaú só envia mensagens e alertas por e-mail e SMS quando você as solicita. E para isso, é preciso fazer um cadastro no site antes.

- Todos os e-mails vão sem arquivo anexado, com exceção dos boletos das parcelas mensais de renegociação e boletos de campanha com oferta de renegociação.

- O banco nunca pede sua senha ou código do iToken fora do ambiente de transação nem solicita dados por e-mail ou SMS. Se receber algo assim, não abra. Link que pede seus dados é cilada. 

Cuidado com cartões virtuais, cobranças e outros e-mails estranhos

- Desconfie quando receber mensagens oferecendo atualização de antivírus, cobranças do SPC e Serasa, consulta de dívidas, cartões virtuais em nome de conhecidos, notícias de sites nos quais nunca se cadastrou e que, geralmente, trazem boatos ou promoções imperdíveis.

- Fique atento também a e-mails em nome do Itaú solicitando atualização ou sincronização de iToken, do Guardião 30 Horas ou do app. O Itaú nunca solicita nem envia e-mails assim.

- Esse tipo de e-mail costuma ser usado como isca para instalar  programas maliciosos no seu computador, que roubam seus dados ou te levam a um site falso do banco.

Certifique-se de estar usando um dispositivo seguro

- Não faça operações bancárias de computadores, celulares, tablets ou de qualquer outro dispositivo desconhecido ou público, especialmente em lan houses e cyber cafés.

- Mantenha seu antivírus atualizado e ativo, tanto no seu computador, quanto em celulares e tablets, e procure fazer varreduras periodicamente, para garantir que a proteção de seu dispositivo esteja sempre atualizada.

- Se você tem o hábito de acessar sua conta pelo site do Itaú, verifique no navegador, ao entrar, se o endereço começa com "https". Isso significa que o site está protegido com um certificado de segurança.

- Caso esteja entrando na sua conta a partir de um computador, confira se o seu nome aparece corretamente na tela. Do contrário, interrompa a operação e acione o S.O.S Internet pela central de atendimento

- Para deixar o site do Itaú ou app, clique em "sair" e certifique-se de que a sessão foi realmente encerrada.

- Você costuma usar mais o site do Itaú ou o aplicativo? Na hora de realizar transações na conta, dê preferência aos apps versão mobile ou computador.

Você pode fazer pagamentos, transferências e consultas a saldos pelo Itaú no telefone. Tudo isso de forma muito segura, uma vez que o acesso só é feito depois que você confirma os números da sua agência, conta e senha eletrônica. Em alguns casos, o iToken também é pedido. Fique atento a outros detalhes!

Aqui (não) é do Itaú

O Itaú nunca telefona para pedir dados pessoais, senhas e códigos do iToken.


Qual a sua senha?

A sua senha somente é solicitada quando você liga para o Itaú, nunca o contrário. Os funcionários do Itaú não estão autorizados a pedir sua senha em nenhum outro momento. Não a informe em hipótese alguma.

Quer meu celular emprestado?

Não utilize aparelhos de outras pessoas, pois seus dados podem ficar armazenados. Evite também que pessoas vejam a sua senha quando for digitá-la ao telefone.

O Itaú tem milhares de agências e de caixas eletrônicos no Brasil inteiro, para sua comodidade. Eles possuem um sistema eficiente que garante que tudo ocorra com segurança enquanto você faz as suas transações. Mas alguns cuidados extras na hora de utilizá-los são importantes para evitar fraudes.

Obrigado, mas não

Dentro das agências, os funcionários do Itaú estão devidamente identificados e presentes em horário comercial. Se tiver alguma dúvida ou problema, procure por um deles. Não aceite ajuda de estranhos.

Cartão seguro

Para que um fraudador consiga acessar a sua conta pelo caixa eletrônico, ele precisa do seu cartão e da sua senha. Em geral, ele consegue isso de duas formas: trocando seu cartão por outro no momento em que ele lhe oferece ajuda, ou esbarrando em você propositalmente para que deixe o seu cartão cair e ele consiga rapidamente trocá-lo por outro. Não deixe isso acontecer, cuide bem do seu cartão e não empreste-o para ninguém!

Campo de visão

Mantenha seu corpo perto do equipamento para que ninguém veja o que está digitando.


Bem bolada

Embora o teclado virtual dos caixas dificulte a obtenção da sua senha, se ela tiver datas de aniversários, números repetidos ou fáceis de descobrir, poderá ser deduzida pelo fraudador. Evite escolher senhas fáceis.

Encerramento da sessão

Não volte caso peçam para você retornar ao caixa eletrônico dizendo que não encerrou a sessão. Pode ser uma tentativa de golpe. Nesse momento, o fraudador pode pedir a você que insira novamente sua senha no teclado físico ou mesmo em uma tela aberta por ele, onde a senha aparece em texto claro, em vez de asteriscos. E assim ele consegue o acesso à sua conta! Para evitar essa cilada, ao terminar de fazer suas operações, lembre-se sempre de apertar a tecla "Sair".

Acompanhe seu extrato

Em caso de suspeita de irregularidades no seu saldo ou em transações efetuadas, troque suas senhas e peça orientação ao seu gerente. Dica: No seu internet banking, você pode habilitar a opção de receber alertas sempre que realizar uma operação com seu cartão.

Caixa protegido

Fora do horário comercial, prefira usar caixas eletrônicos localizados em ambientes internos e de grande movimento, como supermercados e shoppings centers.

O golpe da saidinha: outra cilada. Não caia nessa

Quando for fazer uma retirada de dinheiro em caixas eletrônicos ou agências, fique atento às pessoas que estão próximas. O mesmo vale para depósitos de grandes quantias.

- Retire valores em dinheiro apenas quando for extremamente necessário. Se tiver dúvidas quanto à melhor maneira de realizar a retirada de valores mais altos, consulte um funcionário dentro da agência, devidamente identificado.

- Evite pagar suas contas com dinheiro em espécie. Procure realizar pagamentos pelo site ou aplicativo do Itaú, pelo nosso atendimento telefônico ou diretamente nos caixas eletrônicos.

- Os fraudadores costumam observar os clientes dentro das agências para identificar aqueles que efetuam retiradas elevadas nos guichês ou caixas eletrônicos internos. Ao sair da agência, você pode ser seguido e abordado por um deles, exigindo a entrega do dinheiro. Algumas vezes, eles chegam até mesmo a citar o valor e o local onde você guardou o dinheiro (como num envelope ou no bolso). Esse tipo de abordagem é conhecida como golpe da saidinha. 

Os cartões de débito e crédito emitidos pelo Itaú possuem chip para evitar que sejam clonados. Confira as dicas abaixo para garantir ainda mais segurança aos seus cartões!

Alô, quem é?  

O Itaú nunca liga para o cliente solicitando:  - que vá até um caixa eletrônico para desbloquear dispositivos de segurança;
 - informar dados pessoais, senhas e iToken para agendar a entrega de um cartão;
 - o agendamento de retirada de cartão por motoboy, portadores ou terceiros;
 - Que o cartão seja enviado ou devolvido ao banco, mesmo em caso de substituição por outro cartão.

O cartão é meu

Os cartões magnéticos do Itaú são pessoais e intransferíveis. Por isso, nunca empreste seu cartão para outras pessoas, nem permita que alguém o examine. Mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando informações como número, nome, validade e código de segurança. Certifique-se também de que seu cartão esteja assinado no verso.

Fatura segura
 -  As faturas do cartão de crédito Itaú possuem a numeração do código de barras idêntica todo mês: ela sempre se inicia com 3419175. Se notar rasuras ou adulteração nessa numeração, não efetue o pagamento e entre em contato com o banco.
 - Caso verifique que não está recebendo a fatura em sua residência, entre em contato com o banco.

Compra online protegida  
Com o cartão virtual você faz compras online seguras e com total comodidade, pois não precisa estar com seu cartão em mãos. Além disso, ele evita que os dados de seu cartão sejam expostos na internet.
Clique aqui e saiba mais.


 

Senha segura

Não permita que ninguém veja a senha digitada no momento de fazer uma compra. E procure evitar senhas óbvias, como data de nascimento, placa do carro ou números sequenciais. Jamais guarde-a junto com o cartão e troque-a periodicamente.

Perdi, e agora?

Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique imediatamente a sua agência ou as centrais de atendimento do banco. E registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

Valor correto

Solicite sempre sua via do comprovante de compra e confira o valor declarado na máquina ou no papel antes de colocar a senha do cartão ou assiná-lo.

Cartões resguardados

Evite andar com vários cartões na carteira. Guarde em local seguro aqueles que não for utilizar no dia. Em viagens, por exemplo, você pode deixar no cofre do hotel. Lembre-se de comunicar o banco quando for ao exterior, para evitar que compras fora do seu perfil sejam bloqueadas.

Compra online sem erro

Nas compras pela internet, nunca passe o número de seu cartão para empresas desconhecidas. Prefira comprar em lojas virtuais de confiança e que ofereçam um bom sistema de segurança. Veja como fazer uma compra online segura (https://www.itau.com.br/seguranca/fique-atento-online/compra-online-segura/).


Nada por e-mail

Fique atento a e-mails e mensagens solicitando o número do seu cartão. O Itaú nunca entra em contato ou envia e-mail solicitando esse tipo de informação.

Não recebeu? Fale com o banco

Caso você solicite um cartão e não o receba dentro de dez dias, comunique imediatamente o banco. Ele pode ter sido extraviado.

Em tempo real

Você pode se cadastrar no site do banco para receber, no celular, avisos sobre as compras feitas no seu cartão de crédito na hora em que são efetuadas. Essa ferramenta ajuda a identificar com rapidez possíveis tentativas de fraude.

Descarte certo

Ao jogar fora um cartão antigo, destrua o chip e a tarja magnética (ex. corte-o desde o chip até a tarja com uma tesoura). Isso garante que ele não seja utilizado indevidamente.

 Os golpes praticados com cheques acontecem, geralmente, de duas formas:

- Aproveitando-se de um descuido, os fraudadores se apoderam de folhas avulsas ou do seu talão completo;

- Ou os golpistas adulteram os valores de um cheque já preenchido por você.

Canetas com tinta especial, que apaga depois de algum tempo, podem ser usadas no golpe. Não caia nessa.

Veja outras medidas para garantir a segurança dos seus cheques.

Talão novo em folha

Ao receber um novo talão, confira os dados impressos e verifique a quantidade de folhas. Se houver alguma divergência, fale com nossa equipe.


 

Envelope intacto

Ao receber um novo talão, verifique a integridade do envelope. Caso desconfie que ele tenha sido adulterado ou violado, entre em contato com a sua agência e fale com a nossa equipe.

Talão bem guardado

Guarde seus talões em um local seguro e destrua as folha de cheques de contas inativas. Na hora de sair, prefira andar apenas com a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia e separe-as dos documentos pessoais.

Lançamentos no canhoto

Anote os lançamentos no canhoto e acompanhe regularmente seu extrato bancário. O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Ao emiti-lo, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente.


Cheques roubados

Em caso de perda, furto ou roubo de cheques, cancele-os imediatamente pelo Itaú 30 horas na internet, no telefone ou em qualquer agência. É importante que registre o fato em um boletim de ocorrência e apresente-o na agência.

Aviso de mudança

Mantenha seu endereço de correspondência sempre atualizado junto à agência.

Preenchimento correto

Ao preencher um cheque, escreva os dados com o mínimo de espaçamento entre as palavras e risque os espaços não utilizados, inclusive no campo "valor", e não deixe de indicar o favorecido. Se o cheque for utilizado para pagamento de conta na agência, escreva o motivo ou finalidade da sua emissão no verso. Jamais preencha um cheque com uma caneta de estranhos.

 

Informações por e-mail e SMS

Um banco precisa manter um bom relacionamento com seus clientes. Isso implica comunicá-los sobre promoções, alterações na conta e todas as informações sobre a conta- corrente e demais aplicações bancárias. Nos dias de hoje, além de todos os canais disponíveis, esse relacionamento também acontece por e-mail e SMS.

O Itaú só envia mensagens cujos conteúdos tenham sido autorizados por você, e todos eles sem arquivos anexados, com exceção dos boletos das parcelas mensais de renegociação e boletos de campanha com oferta de renegociação que são enviadas por e-mail através de um PDF criptografado. Nenhum tipo de dado é solicitado e sua privacidade é mantida sempre. 

Esse é mais um serviço feito para aumentar sua segurança e auxiliar no controle de suas operações. Ao se cadastrar, você passará a receber informações sempre nos dias e horários escolhidos por você.

Conheça algumas das informações enviadas:

  • Saldo de Conta-corrente
  • Saque e compra com cartão de débito
  • Pagamentos online
  • Transferências, DOC e TED
  • Confirmações de agendamentos
  • Investimentos e Poupança
  • Saldo de Conta Poupança
  • Limite disponível no cartão de crédito
  • Total da fatura de seu cartão
  • Boletos das parcelas mensais de renegociação
  • Boletos de campanha com ofertas de renegociação

Para você aderir a esse serviço ou conferir a sua adesão (com exceção aos itens referentes a boletos de renegociação), acesse o Internet 30 horas em Produtos e Serviços > Comunicação Digital Itaú.