Pular para conteúdo

Fatos Relevantes

Banco Itaú Holding Financeira S.A.

COMUNICADO AO MERCADO
Adequação das Demonstrações Contábeis 

 

O foco da administração do Banco Itaú Holding Financeira (ITAÚ) é a geração consistente e contínua de valor para os seus acionistas. Neste contexto é nossa responsabilidade fornecer a informação demandada pelos agentes do mercado de capitais de forma adequada e transparente, proporcionando acesso democrático para todos.

 

Assim, o ITAÚ informa ao mercado que efetuará reclassificações nas demonstrações contábeis, as quais terão efeito no resultado do 3º trimestre de 2004, que, após aprovação pelo Conselho de Administração, será divulgado no próximo dia 9 de novembro. Estas reclassificações estão sendo efetuadas com o objetivo de permitir melhor comparabilidade entre os resultados do Itaú e o de seus concorrentes.

 

Para permitir que os modelos de projeção de resultados adotados pelos analistas de mercado de capitais e pelos investidores venham a incorporar tais mudanças, estamos divulgando os resultados trimestrais de 2003 e 2004 ajustados aos novos critérios, os quais passarão a ser adotados a partir do terceiro trimestre de 2004.

 

Destacamos que as reclassificações afetam apenas a Demonstração do Resultado e não alteram os totais de Lucros Líquidos dos respectivos períodos. As principais mudanças foram:

 

As “Despesas com Comissões sobre Operações de Crédito” que eram contabilizadas como “Outras Despesas Administrativas” passaram a compor as “Receitas da Intermediação Financeira”, sob a rubrica “Operações de Crédito, Arrendamento Mercantil e Outros Créditos”;

 

As “Despesas de Comercialização de Cartões de Crédito” e “Despesas com Ações Cíveis”, que eram contabilizadas em “Outras Despesas Administrativas” passaram a compor “Outras Despesas Operacionais”;

 

As “Despesas com Sinistros”, que eram contabilizadas em “Resultado Não Operacional” passaram a compor “Outras Despesas Operacionais”.

 

Clique aqui para fazer o download da Demonstração do Resultado publicada, os valores contábeis reclassificados e a Demonstração do Resultado incorporando os efeitos da reclassificação para os trimestres de 2003 e 2004 (1º e 2º trimestre).

 

São Paulo, 5 de Novembro de 2004

 

Banco Itaú Holding Financeira S.A.

 

Alfredo Egydio Setubal
Diretor de Relações com Investidores
Logo Itau Relações com investidores