Nasceu em Paço d’Arcos, Portugal, em 1931. Licenciado em Direito em 1955 pela Universidade Clássica de Lisboa, integrou os quadros do Ministério do Ultramar de seu país tomando parte da Comissão Inter-Ministerial que negociou na então OECE, hoje OCDE, a participação de Portugal em Zona de Comércio Livre Européia, mais tarde concretizada no quadro de constituição do EFTA. Em 1958 passou a fazer parte dos quadros do banco Português do Atlântico, com sede no Porto, desempenhou sucessivamente os cargos de Diretor Adjunto, Diretor, Diretor Geral Adjunto e Diretor Geral. Em 1970 foi eleito membro executivo do Conselho de Administração daquela Instituição, o maior Banco privado português, cargo que desempenhou até a nacionalização do sistema financeiro português em março de 1975. Foi presidente da Grêmio Nacional dos Bancos (entidade correspondente à FEBRABAN) de 1972 a 1975, tendo nesse período feito parte do Conselho Nacional de Crédito do seu País.
Em de junho de 1975 emigrou para o Brasil, tendo sido contratado no mês seguinte pelo Banco Itaú. Na sua nova carreira bancária, foi sucessivamente nomeada Superintendente Regional, Gerente Geral, Diretor Técnico, Diretor Executivo e Vice-Presidente Executivo. Em 1990 foi eleito para o cargo de Presidente da Diretoria do Banco Itaú, na sucessão de José Carlos Moraes Abreu, funções que desempenhou até 1994. Membro do Conselho de Administração do Banco Itaú S.A. desde 1986 e posteriormente do Banco Itaú Holding Financeira, presidia ao Comitê de Auditoria desta Instituição desde a sua criação em 2004.
Em Portugal é Vice-Presidente não executivo dos Conselhos de Administração do Banco Itaú Europa, com sede em Lisboa, e do Banco BPI S.A., com sede no Porto, constituindo esta segunda instituição o quarto maior banco privado português do qual o Banco Itaú detém participação de 19% no capital social.
Entre 1988 e 1992, a convite do Governo Português, fez parte da Comissão para o Sistema Financeiro que editou Livro Branco sobre a necessária adequação do sistema português às Diretivas aprovados para o setor bancário e segurador pela Comunidade Econômica Européia, hoje União Européia.
|