Pular para conteúdo

Fatos Relevantes

FATO RELEVANTE 

 


Banco Central autoriza aquisição das operações do BankBoston no Chile e no Uruguai 

 

O Banco Itaú Holding Financeira S.A. (ITAÚ) e a Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. (ITAÚSA) informam que foi autorizada, pelo Banco Central do Brasil, a aquisição das operações do BankBoston no Chile e no Uruguai, do Bank of America Corporation, conforme divulgado nos Fatos Relevantes em 02/05/2006 e 09/08/2006.

 

As Assembléias Gerais Extraordinárias do ITAÚ de 26/12/2006 aprovaram a incorporação da totalidade das ações do BKB Chile Holdings Inc. e do BankBoston Uruguay S.A. e empresas OCA, convertendo-as em subsidiárias integrais e a emissão de 20.537 milhares de ações ordinárias a serem entregues aos acionistas dessas empresas.

 

Dadas às aprovações acima mencionadas, os seguintes efeitos serão considerados nas demonstrações financeiras relativas ao 4º trimestre de 2006:

 

• no ITAÚ, a amortização integral do ágio, a constituição de provisão de reestruturação e o reconhecimento do resultado de equivalência patrimonial estimado em R$ 401 milhões (líquido de efeitos fiscais); e

 

• na ITAÚSA, considerando-se a variação da participação acionária e a amortização do ágio, um efeito líquido positivo no resultado estimado em R$ 230 milhões.

 

O montante de dividendos/JCP destinado aos acionistas do ITAÚ, relativo ao exercício de 2006, considerando-se a nova base acionária, não será afetado pela amortização do ágio e deverá ser superior ao do exercício de 2005.

 

Para a finalização do processo, estamos aguardando a formalização das autoridades estrangeiras, que dependiam da aprovação do Banco Central do Brasil.

 

Essas aquisições são consistentes com a destinação do capital do ITAÚ para negócios que agregam valor aos acionistas, com a visão de sustentabilidade do Banco. A expansão das operações em novos mercados na América Latina reafirma a confiança do ITAÚ na região.

 

São Paulo, 02 de fevereiro de 2007

 

ALFREDO EGYDIO SETUBAL
Diretor de Relações com Investidores
Banco Itaú Holding Financeira S.A.

 

HENRI PENCHAS
Diretor de Relações com Investidores
Itaúsa – Investimentos Itaú S.A.
Logo Itau Relações com investidores