Pular para conteúdo

Outros Comunicados

BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A.

CNPJ 60.872.504/0001-23

Companhia Aberta

NIRE 35300010230

 


A Itaúsa e o Itaú Holding são escolhidos, novamente, para compor o Dow Jones Sustainability World Index 2008/2009 (DJSI) 

 

A Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. e o Banco Itaú Holding Financeira S.A. têm o prazer de anunciar que foram selecionados para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) em sua edição 2008/2009, juntamente com outras 318 empresas de todo o mundo. O Itaú mantém-se como o único banco latino-americano a participar de sua composição desde sua criação em 1999, e a Itaúsa esta presente no índice por 5 edições e este ano foi classificada como líder em sustentabilidade no setor denominado “Serviços Financeiros” pelo segundo ano consecutivo.

 

O DJSI é composto por ações de empresas de reconhecida sustentabilidade corporativa, o que significa dizer que são empresas capazes de criar valor para os acionistas no longo prazo, por aproveitar oportunidades de negócios e também gerenciar os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais. Ou seja, o índice leva em conta não apenas a performance financeira, mas principalmente a qualidade da gestão da empresa, que deve integrar o valor econômico à transparência, governança corporativa e responsabilidade social e ambiental como forma de sustentabilidade no longo prazo.

 

Desde sua criação, em janeiro de 1999, o DJSI tornou-se uma referência importante para instituições administradoras de recursos. Tais instituições baseiam-se neste índice para tomar suas decisões de investimentos e oferecem produtos diversificados aos seus clientes tendo como base as ações das empresas componentes do DJSI, comprometidas com o desenvolvimento social, ambiental e cultural. Atualmente, 70 administradores de recursos de 16 países diferentes são licenciados para utilizar a carteira do DJSI.

 

A nova composição do DJSI reúne 320 empresas de 26 países, sendo apenas 8 empresas brasileiras. O índice é revisado anualmente com base em questionários enviados às empresas e informações públicas disponibilizadas em relatórios anuais e websites de relações com investidores. O levantamento abrangeu as 2.500 maiores empresas por valor de mercado do Dow Jones Global Index, representando 57 setores de atuação. De cada setor, apenas as 10% melhores classificadas no ranking de sustentabilidade são selecionadas para fazer parte do índice, com base na análise de cerca de 30 itens relativos à performance econômica, social e ambiental destas empresas. Todo o processo de pesquisa e seleção é auditado pela PricewaterhouseCoopers.

 

Nesta nova edição do índice, o Itaú Holding obteve a maior nota nos itens: Política Anticrime, Desenvolvimento do Capital Humano e Atração e Retenção de Talentos e a Itaúsa obteve as maiores notas do setor em que atua, na Dimensão Econômica (Gerenciamento da Marca, CRM-Customer Relationship Management) e na Dimensão Social (Normas para Fornecedores).

 

A participação no índice Dow Jones reflete o compromisso de longo prazo da Itaúsa e do Itaú Holding com valores como conduta ética dos negócios, transparência, cumprimento da legalidade, governança corporativa e responsabilidade social, cultural e ambiental. Acreditamos que este compromisso é fator determinante para mantermos nos próximos anos o crescimento sustentado com criação de valor para nossos acionistas.

 

São Paulo, 09 de setembro de 2008


 

Roberto Egydio Setubal
Diretor de Relações com Investidores
Itaúsa – Investimentos Itaú S.A.
Alfredo Egydio Setubal
Diretor de Relações com Investidores
Banco Itaú Holding Financeira S.A.
Logo Itau Relações com investidores