Pular para conteúdo

Conteúdo RI

Compromisso de Investimento Social Privado

Queremos promover o acesso e ampliação de direitos, melhorar a qualidade de vida nas cidades e fortalecer o poder de transformação das pessoas por meio do investimento social privado.

Reafirmando nosso pacto com a sociedade brasileira

Reconhecemos o nosso papel como agente de transformação e promotor de novos modelos de colaboração entre os setores da sociedade. Como maior banco privado do Brasil, atuamos para que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam implementadas por meio da incidência em políticas públicas e agendas coletivas junto ao poder público e terceiro setor.

Queremos continuar a construir um mundo mais sustentável, por isso estabelecemos um conjunto de metas voltadas as nossas áreas prioritárias de relacionamento com a sociedade: educação, cultura, longevidade e mobilidade. Essas novas metas agora fazem parte dos Compromissos de Impacto Positivo, diretrizes estratégicas de Sustentabilidade do Itaú, lançadas oficialmente no final de 2019. Saiba mais aqui.

Conheça as metas desse compromisso

EDUCAÇÃO

  • Investir em ações que promovam o aumento da qualidade educacional do sistema público brasileiro, contribuindo para ampliar a aprendizagem com equidade, reduzir as desigualdades e assegurar o desenvolvimento integral e inserção social digna de crianças, adolescentes e jovens.

CULTURA

  • Apoiar o desenvolvimento das pessoas por meio da arte e da cultura, oferecendo múltiplos acessos aos bens culturais, para melhorar a qualidade de vida e a formação cultural da sociedade brasileira.
  • Incentivar a pesquisa, produção das artes e a preservação da memória cultural brasileira, para fortalecer o mundo da cultura e seus segmentos econômicos.
  • Proporcionar a democratização da cultura e o acesso ao cinema para toda a população, priorizando filmes e conteúdos diversos, a formação de espectadores críticos e atuantes na sociedade, e o apoio à projetos que valorizam as diferentes visões do cinema. 

MOBILIDADE

  • Investir na inserção da bicicleta como modal de transporte nos grandes centros urbanos para promover uma economia mais inclusiva e de baixo carbono.

LONGEVIVER

  • Investir na promoção contínua da rede de proteção, segurança financeira e inclusão digital para melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Conheça as iniciativas aliadas a esse compromisso

BIKE ITAÚ

O Itaú investe em iniciativas da sociedade civil organizada, na produção de conteúdo acadêmico e mantém cerca de 8,3 mil bicicletas em sistemas de compartilhamento, somando mais de 40 milhões de viagens que contribuem para a incorporação da mobilidade ativa em cidades no Brasil, Chile e Argentina.

Acesse:
Bike Itaú

EDUCAÇÃO

O Itaú, por meio de seus institutos e fundações, atua a mais de 30 anos em prol da educação para a transformação social e desenvolvimento sustentável do país, contribuindo para a qualificação de políticas públicas e fortalecimento da sociedade civil.

Acesse:
Itaú Social
Instituto Unibanco
Educação e Trabalho

CULTURA

É inegável o impacto positivo da cultura para a disseminação do patrimônio intelectual e para a promoção da aprendizagem em uma sociedade, por isso nossos institutos e fundações contam com iniciativas de pesquisa, produção e difusão de conteúdos artísticos em todo o Brasil.

Acesse:
Itaú Cultural
Itaú Cinemas

LONGEVIVER

O Itaú Viver Mais direciona esforços para qualificar os investimentos realizados por meio dos fundos do idoso, contribuindo com formações e produção de conteúdo qualificado. Além de possuir iniciativas que refletem sobre o cenário do envelhecimento populacional ligado ao fenômeno da digitalização da sociedade.

Logo Itau Relações com investidores