Pular para conteúdo

Fatos Relevantes

ITAÚSA – INVESTIMENTOS ITAÚ S.A.

BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A.

CAJA DE AHORROS Y PENSIONES DE BARCELONA

FATO RELEVANTE 

 

A ITAÚSA – INVESTIMENTOS ITAÚ S.A (“ITAÚSA”), o BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A. (“ITAÚ”) e a CAJA DE AHORROS Y PENSIONES DE BARCELONA (“LA CAIXA”) comunicam ao mercado que LA CAIXA manifestou sua intenção de alienar gradativamente, na Bovespa, sua participação no ITAÚ, representada por ações preferenciais.

 

Tal medida deve-se a alterações da política de investimentos no plano estratégico de LA CAIXA em conseqüência da adoção de novas normas internacionais de reporte financeiro (IFRS – International Financial Reporting Standards / IAS - International Accounting Standards) na comunidade européia, a partir de 01.01.2005 que estabelecem basicamente a necessidade de participação de 20% em investimentos para que os resultados possam ser consolidados; em caso contrário, os investimentos são mantidos a valor de custo e reconhecidas apenas as receitas obtidas através de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio.

 

Assim, de comum acordo, dentro dos mais altos princípios que nortearam o estabelecimento de bases para cooperação de mútuo interesse estratégico, o Acordo de Acionistas firmado está sendo terminado, renunciando a ITAÚSA ao direito de preferência na aquisição das ações (3,12% do capital total do ITAÚ), disso decorrendo, ainda, que LA CAIXA não mais indicará, no futuro, um membro do Conselho de Administração, um membro do Comitê Consultivo Internacional e um Diretor Gerente, como lhe facultava aludido Acordo.

 

É intenção do ITAÚ recomprar estas ações para sua tesouraria, à época, considerando as condições de mercado vigentes. A administração entende que esta eventual recompra cria valor para os acionistas , na medida em que aumenta o lucro por ação (EPS), não afetando as operações do ITAÚ, bem como não alterando de maneira significativa seus índices e limites de adequação de capital.

 

O reflexo estimado para a ITAÚSA decorrente de ajustes de equivalência patrimonial, considerando que o lote venha a ser integralmente adquirido pelo ITAÚ (admitindo-se a cotação média de 03.06.2005), pode significar redução de aproximadamente R$ 520 milhões em seu resultado, sem contudo representar qualquer desembolso e contribuindo ainda para elevar a participação detida no capital total do ITAÚ de 46,8% para 48,3%.

 

A parceria com LA CAIXA continuará no investimento detido no Banco BPI S.A. e na estreita colaboração no que diz respeito ao fluxo de capitais entre o Brasil e a Península Ibérica.

 

São Paulo, 7 de junho de 2005.

 

HENRI PENCHAS
Diretor de Relações com Investidores
ITAÚSA – INVESTIMENTOS ITAÚ S.A.

 

ALFREDO EGYDIO SETUBAL
Diretor de Relações com Investidores
BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A.

 

MARCELINO ARMENTER VIDAL
Director Ejecutivo
CAJA DE AHORROS Y PENSIONES DE BARCELONA
Logo Itau Relações com investidores