Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
A ITAÚSA – INVESTIMENTOS ITAÚ S.A (“ITAÚSA”), o BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A. (“ITAÚ”) e a CAJA DE AHORROS Y PENSIONES DE BARCELONA (“LA CAIXA”) comunicam ao mercado que LA CAIXA manifestou sua intenção de alienar gradativamente, na Bovespa, sua participação no ITAÚ, representada por ações preferenciais.
Tal medida deve-se a alterações da política de investimentos no plano estratégico de LA CAIXA em conseqüência da adoção de novas normas internacionais de reporte financeiro (IFRS – International Financial Reporting Standards / IAS - International Accounting Standards) na comunidade européia, a partir de 01.01.2005 que estabelecem basicamente a necessidade de participação de 20% em investimentos para que os resultados possam ser consolidados; em caso contrário, os investimentos são mantidos a valor de custo e reconhecidas apenas as receitas obtidas através de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio.
Assim, de comum acordo, dentro dos mais altos princípios que nortearam o estabelecimento de bases para cooperação de mútuo interesse estratégico, o Acordo de Acionistas firmado está sendo terminado, renunciando a ITAÚSA ao direito de preferência na aquisição das ações (3,12% do capital total do ITAÚ), disso decorrendo, ainda, que LA CAIXA não mais indicará, no futuro, um membro do Conselho de Administração, um membro do Comitê Consultivo Internacional e um Diretor Gerente, como lhe facultava aludido Acordo.
É intenção do ITAÚ recomprar estas ações para sua tesouraria, à época, considerando as condições de mercado vigentes. A administração entende que esta eventual recompra cria valor para os acionistas , na medida em que aumenta o lucro por ação (EPS), não afetando as operações do ITAÚ, bem como não alterando de maneira significativa seus índices e limites de adequação de capital.
O reflexo estimado para a ITAÚSA decorrente de ajustes de equivalência patrimonial, considerando que o lote venha a ser integralmente adquirido pelo ITAÚ (admitindo-se a cotação média de 03.06.2005), pode significar redução de aproximadamente R$ 520 milhões em seu resultado, sem contudo representar qualquer desembolso e contribuindo ainda para elevar a participação detida no capital total do ITAÚ de 46,8% para 48,3%.
A parceria com LA CAIXA continuará no investimento detido no Banco BPI S.A. e na estreita colaboração no que diz respeito ao fluxo de capitais entre o Brasil e a Península Ibérica.
Siga o Itaú Unibanco nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Idioma
Os dados cadastrados nesse site serão utilizados para lhe enviar comunicados da área de Relações com Investidores e atender às suas solicitações. Para mais informações sobre o uso de dados, por favor consulte os Termos de Uso e a Política de Privacidade. Ao continuar navegando nesse site, você declara estar ciente da nossa Política de Privacidade. Para consultar, alterar ou remover seus dados deste cadastro, contate-nos através do e-mail relacoes.investidores@itau-unibanco.com.br.