acessibilidade

fechar

podcast

14º Edição

12/02/2020

Conheça o programa de reinvestimento de dividendos

Entrevistado: Augusto Vilela, Gerente de RI do Itaú Unibanco

Spotify
Download da Transcrição

14º Edição (11/03/2020)
Conheça o programa de reinvestimento de dividendos
Entrevistado: Augusto Vilela, Gerente de RI do Itaú Unibanco.

Começa agora a sua imersão no mundo dos investimentos, está no ar o Investcast, o Podcast do Itaú Unibanco para acionistas bem informados.

Esta é a edição número quatorze do Investcast Itaú Unibanco, o meu nome é Cassio Politi, e hoje ao lado do Augusto Vilela, Gerente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, nós vamos falar do programa de reinvestimento de dividendos. Augusto, eu estou feliz de ter você aqui mais uma vez.

Augusto Vilela: Oi Cassio, o prazer é todo meu, e é uma grande satisfação poder levar mais informação para os nossos acionistas.

Cassio Politi: Nós gravamos n edição número cinco, um Podcast sobre dividendos, e a gente mencionou naquela ocasião, o programa de reinvestimento de dividendos, o PRD. Afinal, Augusto, o que é o PRD?

Augusto Vilela: Boa pergunta, Cassio. O PRD é um serviço opcional para o nosso acionista, que ele permite que ele reinvista os ganhos que ele recebe em dividendos e em juros sobre capital próprio. Então ele automaticamente compra mais ações da Instituição, e aumenta a sua participação sem ter que ficar emitindo ordens na corretora.

Cassio Politi: Qualquer acionista do Itaú pode participar então do programa de reinvestimento de dividendos?

Augusto Vilela: Qualquer acionista pode participar, mas ele precisa ser correntista do Itaú Unibanco. E se por acaso as ações dele estão na bolsa, ele precisa transferir para o sistema escritural do Itaú Unibanco.

Cassio Politi: E tem custo envolvido nisso, para o acionista?

Augusto Vilela: Tem custos, tem custo de corretagem, e tarifas obrigatórias, mas a corretora, ela sempre envia para o acionista a nota de corretagem, como em uma transação normal.

Cassio Politi: E, Augusto, onde são mantidas as ações adquiridas por meio desse programa?

Augusto Vilela: As ações que são adquiridas no PRD, elas são mantidas no sistema escritural. É importante só observar, Cassio, que, quando o acionista adere o PRD, ele que define o montante a ser reinvestido, ou seja, ele vai escolher o percentual do dividendo que ele recebe que vai ser reinvestido na compra de ações, sejam elas ordinárias ou preferenciais.

Cassio Politi: Se eu quiser me inscrever no programa, eu tenho que ser, como você disse, acionista e correntista, certo? Então, como é que faz isso? Eu tenho que entrar no site e ali dentro deve ter um caminho a ser percorrido, né Augusto? Como é que é esse caminho?

Augusto Vilela: Exatamente, Cassio, você vai entrar no mesmo site que você usa para administrar a sua conta corrente, que é o www.itau.com.br, e aí você segue a rota: investimentos, serviços, assinar termo, ações escriturais, boletim de ações, adesão ao programa de reinvestimento de dividendos. Aí depois que você clicar em adesão ao programa você escolhe a empresa que você quer aderir, lá tem opções de Itaú e Itaúsa, e opção de reinvestimento, o tipo de ações a serem adquiridas, ou seja, preferencial ou ordinária, e o percentual do dividendo que você deseja investir. Aí no final você confirma com a senha do seu cartão.

Cassio Politi: Agora, você falou muito de escrituração aí, acho que a gente podia até, em algum momento, gravar outro Podcast especificamente sobre isso. né, porque dá um outro tema né Augusto, eu acho que não cabe falar aqui, mas pode ser uma ideia pra gente fazer futuramente um outro Podcast especificamente sobre isso, você não acha?

Augusto Vilela: Perfeito Cassio, eu acho uma ótima ideia, vamos voltar aqui e preparar um material legal para vocês.

Cassio Politi: Legal. Obrigado mais uma vez, bem vindo de volta ao Podcast, você estava fazendo falta aqui, viu Augusto.

Augusto Vilela: Imagina Cassio, eu que fico muito feliz em voltar, e estaremos de volta em novos episódios.

Cassio Politi: Obrigado.

Augusto Vilela: Abraço. Cassio Politi: Para mais informações relacionadas ao PRD você pode consultar o site do Itaú na área de relações com investidores. Você ouviu o Augusto Vilela, Gerente de RI do Itaú Unibanco. Eu espero você nos próximos programas. Até lá.