acessibilidade

fechar

Itaú Unibanco atua para a qualificação e inclusão de PCD no mercado de trabalho

Entre as inciativas estão a Semana da Diversidade e o evento EstagExperience

Setembro de 2021 - Ciente e comprometido com seu papel na construção de uma sociedade e, por extensão, de um mercado de trabalho mais igualitário, o Itaú Unibanco realiza diversas ações ao longo do ano com foco em diversidade, qualificação profissional e inclusão de profissionais e empreendedores com deficiência. Com a chegada do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, em 21/9, o banco dá visibilidade à causa por meio de iniciativas como a Semana da Diversidade, evento interno para sensibilização e discussões sobre o tema, e o EstagExperience, evento online para público universitário que terá uma edição voltada especialmente para pessoas com deficiência.

Na Semana da Diversidade, de 21 a 23/9, colaboradores do banco e convidados participam de painéis e lives que pretendem provocar reflexões sobre essa real inclusão. Os painéis trarão discussões sobre as mudanças internas que vem sendo implementadas para garantir a acessibilidade de colaboradores e clientes do banco, conversas com gestores com deficiência e relatos de colaboradores que têm pessoas com deficiência em seu convívio

Também como parte deste compromisso, o Itaú terá uma edição voltada a pessoas com deficiência do EstagExperience, evento online e gratuito para candidatas e candidatos conhecerem mais sobre a cultura do banco e o seu Programa de Estágio. Essa edição acontece nos dias 14 e 15/10, e os participantes formarão times em dinâmicas para solucionar desafios reais do dia a dia do banco. Durante a resolução dos desafios, a equipe do Itaú responsável por descobrir novos talentos estará presente, e os candidatos que se destacarem podem ser contratados. As vagas para o EstagExperience são limitadas, e as inscrições vão até 24 de setembro pelo link:https://lnkd.in/ecMknYx7

“Para que nossos produtos e serviços sejam relevantes e façam sentido para os diferentes públicos que servimos, precisamos que nosso dia a dia reflita a diversidade. Nosso impacto positivo começa dentro de casa, com as nossas pessoas. Por isso investimos muito em treinamentos de gestão, em comunicação inclusiva e nos nossos processos de recrutamento e qualificação dos profissionais. Buscamos receber perfis diversos e construirmos juntos um banco que é, de fato, feito por pessoas e com os clientes”, explica Maria Júlia Azambuja, superintendente de Atração, Seleção e Diversidade do Itaú

Reconhecimento e Incentivo à Inclusão

O Itaú foi reconhecido, em 2021, pela consultoria global Great Place To Work como uma das dez melhores empresas para profissionais com deficiência trabalharem no Brasil. A pesquisa avaliou as práticas de contratação, comunicação, desenvolvimento, orçamento, ações para inclusão e questões específicas no tema Pessoa com deficiência. Além das iniciativas para incentivar a inclusão internamente, o banco conta com a área de Costumer Experience trabalhando para garantir que todos os seus canais sejam acessíveis para o público, desde sua concepção até o produto final – tanto no físico quanto no digital – , e mantém uma série de programas e parcerias com instituições dedicadas ao desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência.

“Com os desafios que todos estamos enfrentando nos últimos meses, é ainda mais relevante que a iniciativa privada tenha atuação efetiva para promover, mais do que a diversidade, a real inclusão no mercado de trabalho, ampliando a empregabilidade das pessoas e, por consequência, contribuindo efetivamente para a retomada da economia”, conclui Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.

Alguns exemplos de ações e parcerias:

Formação Tech – em parceria com a Gama Academy, o banco oferece aprendizado em diversas linguagens de tecnologia e oportunidade de desenvolvimento de carreira para profissionais com deficiência. Ao final do processo, os candidatos que se destacam são contratados pelo banco. O Formação Tech está em sua 3º edição.

Programa Geração Crescer – inciativa de qualificação online mantida pelo Instituto Crescer com apoio do Itaú e da Microsoft, para inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade e indicação de candidatos para vagas em empresas parceiras.

Empreendedorismo para Todos - Programa desenvolvido em parceria com a ASID Brasil, Fundação Grupo Volkswagen e Secretaria da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, para capacitação e mentoria de empreendedores com deficiência na capital paulista, fomentando o desenvolvimento dos seus negócios de forma online e acessível. Os colaboradores do Itaú são voluntários para serem mentores.

Instituto Rodrigo Mendes - Em 2021, o Itaú recebeu o Selo de Educação Inclusiva, do Instituto Rodrigo Mendes, em reconhecimento às suas iniciativas para fortalecer a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, especialmente no âmbito educacional. O IRM é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Cadê Você - Instituto Mara Gabrilli - O Itaú é apoiador do projeto “Cadê Você”, do Instituto Mara Gabrilli (*), que localiza pessoas com deficiência residentes nas comunidades mais vulneráveis e avalia as suas condições de vida e socioeconômicas, condições de acessibilidade e busca a criação de uma rede de proteção levando informações e recursos sobre os principais serviços existentes nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direitos da pessoa com deficiência. Entre 2020 e 2021, o Cadê Você impactou mais de duas mil famílias de pessoas com deficiência. Em 2021, passou a atender também famílias e pessoas com deficiência em situação de rua, através de mutirões. (*) Organização sem fins lucrativos criada com a missão de colaborar para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência, com projetos sociais voltados para comunidades vulneráveis. Também realiza fomento às pesquisas para tratamento de paralisias e apoio ao paradesporto