Planos de Benefício Definido (BD)
São planos cujos benefícios programados tem seu valor previamente estabelecido, baseados nos salários e/ou tempo de serviço dos colaboradores, sendo seu custeio determinado atuarialmente;
Planos de Contribuição Definida (CD)
São aqueles cujos benefícios programados tem seu valor permanentemente ajustado ao saldo dos investimentos, mantido em favor do participante, inclusive na fase de concessão de benefícios, considerando o resultado líquido de sua aplicação, os valores aportados e os benefícios pagos; e
Planos de Contribuição Variável (CV)
Nesta modalidade, os benefícios programados apresentam a conjugação das características das modalidades de contribuição definida e benefício definido, sendo o benefício determinado atuarialmente com base no investimento acumulado pelo participante na data da elegibilidade.
PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres
Tem como principal objetivo a acumulação de recursos financeiros, mas pode ser contratado com coberturas adicionais de risco. Indicado para clientes que apresentam declaração completa de IR, pois podem deduzir as contribuições feitas da base de cálculo do IR até 12% da renda bruta tributável anual;
Produto Bancário
É a soma da Margem Financeira Gerencial, das Receitas de Prestação de Serviços e das Receitas de Seguros, Previdência e Capitalização antes das Despesas de Sinistros e de Comercialização.
Programa de Reinvestimento de Dividendos (PRD)
Permitindo o investimento automático dos dividendos na compra de ações preferenciais ou ordinárias da Companhia. Pode participar do PRD qualquer acionista que seja correntista do Itaú Unibanco S.A., seja ele pessoa física ou jurídica.
Provisão de Prêmios não Ganhos
Constituída com base nos prêmios de seguros, para a cobertura dos valores a pagar relativos a sinistros e despesas a ocorrer. No cálculo, considera-se o prazo a decorrer tanto dos riscos assumidos e emitidos quanto dos riscos vigentes e não emitidos (PPNG-RVNE) nas apólices ou endossos dos contratos vigentes, pelo critério pro rata die;
Provisão de Sinistros a Liquidar (PSL)
Constituída para a cobertura dos valores esperados relativos a sinistros avisados e não pagos, incluindo os sinistros administrativos e judiciais. Abrange valores relativos às indenizações, pecúlios e rendas vencidas, todos brutos das operações de resseguro e líquidos das operações de cosseguro, quando aplicável. Quando necessário, deve contemplar ajustes de IBNER (sinistros ocorridos e não suficientemente avisados) para o desenvolvimento agregado dos sinistros avisados e ainda não pagos, cujos valores poderão ser alterados ao longo do processo de regulação até a sua liquidação final;
Provisão de Sinistros Ocorridos e não Avisados (IBNR)
Constituída para a cobertura dos valores esperados a liquidar relativos a sinistros ocorridos e não avisados até a data-base de cálculo, incluindo os sinistros administrativos e judiciais. Abrange valores relativos a indenizações, pecúlios e rendas, todos brutos das operações de resseguro e líquidos das operações de cosseguro;
Provisão de Sinistros Ocorridos e não Avisados (IBNR)
Constituída para a cobertura dos valores esperados a liquidar relativos a sinistros ocorridos e não avisados até a data-base de cálculo, incluindo os sinistros administrativos e judiciais. Abrange valores relativos a indenizações, pecúlios e rendas, todos brutos das operações de resseguro e líquidos das operações de cosseguro;
Provisão Matemática de Benefícios Concedidos (PMBC)
Constituída para a cobertura dos compromissos de pagamento de indenizações e/ou benefícios assumidos com os participantes ou segurados, com base nas premissas determinadas no contrato, depois de ocorrido o evento;
Provisão de Excedentes Financeiros (PEF)
Constituída para a garantia dos valores destinados à distribuição de excedentes decorrentes de superávit financeiro, quando previsto em contrato. Corresponde ao resultado financeiro excedente à rentabilidade mínima garantida no produto;
Provisão de Resgates e Outros Valores a Regularizar (PVR)
Constituída para cobertura dos valores referentes aos resgates a regularizar, às devoluções de prêmios ou fundos, às portabilidades solicitadas e, por qualquer motivo, ainda não transferidos para a sociedade seguradora ou entidade aberta de previdência complementar receptora e aos prêmios recebidos e não cotizados;
Provisão de Despesas Relacionadas (PDR)
Constituída para a cobertura dos valores esperados relativos a despesas relacionadas a benefícios e indenizações, em função de eventos ocorridos e a ocorrer.
Price to Book Ratio (P/B)
Termo em inglês para o indicador obtido pela divisão entre o preço de uma ação e seu Valor Patrimonial. Trata-se de um múltiplo de mercado utilizado para análises comparativas de valor de mercado de empresas.
Price to Earnings Ratio (P/E)
Termo em inglês para o indicador obtido pela divisão entre o preço de uma ação e o lucro líquido da companhia em determinado período. Trata-se de um múltiplo de mercado utilizado para análises comparativas de avaliações de empresas.
PAB
Postos de Atendimento Bancário. Extensão da matriz ou de uma agência bancária instalado por instituição financeira em recinto interno de entidade da administração pública ou de empresa privada, destinado a prestar serviços de exclusivo interesse da instituição financeira.
PAE
Posto de Atendimento Eletrônico. É dependência constituída por um ou mais terminais de autoatendimento, subordinada a agência ou à sede da instituição financeira.
Participações Minoritárias nas Subsidiárias
Nas Demonstrações de Resultados, refere-se aos efeitos (receitas ou despesas) decorrentes de participações societárias minoritárias que o Itaú Unibanco Holding detém em outras empresas do grupo e que não são consolidadas em seu balanço.
Passivo Circulante
Obrigações da empresa que serão liquidadas durante do exercício financeiro seguinte, que corresponde a um ano corrido.
Passivo Exigível a longo prazo
Obrigações da empresa que serão liquidadas após o fim do exercício financeiro seguinte, que corresponde a um ano corrido.
Passivo
Conjunto de obrigações do banco.
Patrimônio de Referência:
Composto pelo de Capitais Nível I e Nível II de uma instituição financeira, apurado para verificação do cumprimento de limites operacionais. É utilizado para apuração do índice de basileia.
Patrimônio Líquido
Resultado da diferente entre o ativo e o passivo. Representa o valor contábil de uma companhia em um determinado momento.
Payout
Percentual de distribuição do lucro líquido para os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
PDD complementar
Saldo provisionado para perdas com crédito referente ao montante superior ao mínimo requerido pelo Banco Central do Brasil.
PDD Mínimo BACEN
Saldo de provisão para perdas com crédito calculado de acordo com as regras de atraso da resolução 2.682 do Bacen.
PDD de Risco por Atraso
Provisões requeridas para as operações de crédito em atraso de acordo com a Res. nº 2.682/1999 do CMN.
PDD de Risco Agravado
Provisões para créditos com agravamento de risco acima do mínimo para operações em atraso e também provisões para créditos que foram renegociados.
PDD Risco Potencial
Provisões para perda esperada no caso de operação do Banco de Varejo e provisões para perdas potenciais no caso de operações do Banco de Atacado, que incluem garantias financeiras prestadas.
PIB - Produto Interno Bruto
Soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um país, estado ou cidade, geralmente no período de um ano.
Pilar 3
Relatório de Gerenciamento de Riscos e Capital, elaborado por instituições financeiras e requerido pelo Banco Central do Brasil por meio da Circular 3.930, em que são divulgadas informações referentes à gestão de riscos e capital.
PIX
Meio de pagamento eletrônico instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. Nele os recursos financeiros são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, e pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
PN (Ações Preferenciais)
Termo utilizado para se referir às ações que não conferem direito a voto a seus detentores, mas que, no caso do Itaú Unibanco Holding S.A. proporcionam prioridade no recebimento de dividendo mínimo anual de R$ 0,022 por ação e direito a tag along de 80%.
Previdência
Produto direcionado para clientes que buscam construir reserva financeira para aposentadoria ou em caso de perda da capacidade de trabalhar.
Programa de Recompra de ações
Programa em que uma empresa recompra parte de suas ações negociadas em mercado, em geral para custodiá-las em sua tesouraria, remunerar seus administradores ou cancelá-las.
Programas de sócios e associados
Programas de incentivos de longo prazo que reconhecem e destacam os profissionais que fazem a diferença e que lideram a construção de um banco voltado para o futuro, alinhado à visão e valores da instituição por meio da distribuição de participação societária do Itaú Unibanco.
Provisão técnica
Quanto de dinheiro uma seguradora precisa manter (reservar) em seu balanço para arcar com compromissos futuros com seus segurados.
Provisões cíveis, fiscais e trabalhistas
Provisões feitas no balanço de uma instituição para arcar com despesas decorrentes de ações de origem cível, fiscal e/ou trabalhista.
Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (PRSA)
Política que estabelece as diretrizes, estratégias e os princípios fundamentais para a gestão socioambiental, partindo de questões institucionais e abordando, por meio de procedimentos específicos, os riscos mais relevantes para a operação da Instituição.