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Itaú Unibanco Holding S.A.

Diretoria Itaú Unibanco Holding S.A.

Comitê Executivo

Presidente

Milton Maluhy Filho, sócio, é Diretor Presidente do Itaú Unibanco desde 2021, tendo atuado como Vice-Presidente Executivo de Finanças e Riscos. Ocupou diversos cargos no Itaú Unibanco, incluindo o de Vice-Presidente (2019 a 2020) e Diretor Presidente do Itaú CorpBanca (Chile) (2016 a 2018), responsável pela fusão de dois bancos, CorpBanca e Banco Itaú Chile. Iniciou sua carreira no Itaú Unibanco em 2002 e foi eleito Diretor em 2007.

É bacharel em Administração de Empresas.

Membros

Alexandre Grossmann Zancani, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2021, tendo sido Diretor Executivo no Grupo Itaú Unibanco (2019 a 2021).

Foi Diretor Negócios Digitais, Dados, Novos Empreendimentos e Inovação (2017 a 2019); Diretor de Risco – PF e Consumidores (2015 a 2017); Superintendente Executivo de Crédito do Santander PF e Financeira (2013 a 2015); Superintendente Executivo de Crédito do Santander PF (2012 a 2013) no Santander (Brasil); Superintendente Executivo de Crédito e Cobrança (2009 a 2012) no Santander Cartões e Conselheiro (2017 a 2018) no Banco PSA Finance Brasil S.A.

É bacharel em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil e MBA pela INSEAD, Fontainebleau, França.

Alexsandro Broedel, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo e CFO desde 2021, tendo atuado como Diretor Executivo de Finanças (2015 a 2020) e na Diretoria de Relações com Investidores entre 2017 e 2020 no Grupo Itaú Unibanco. Iniciou sua carreira no Itaú Unibanco em 2012 como Diretor de Finanças e Controle.

Anteriormente foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É professor titular da FEA-USP, Trustee da IFRS Foundation e Board Member da Value Reporting Foundation.

É graduado em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. É PhD em Accounting and Finance pela Manchester Business School, Manchester, Reino Unido e Chartered Management Accountant (FCMA, CGMA), Londres, Reino Unido.

André Luís Teixeira Rodrigues, sócio desde 2010 e Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2021. Atualmente é responsável pelo Banco de Varejo, que compreende os segmentos Itaú Agências, Uniclass, Personnalité, Área Empresas, Poder Público e Folhas de Pagamentos, além de responsável pelas áreas de Seguros, Produtos e Planejamento Estratégico PF e PJ, CRM, Canais Digitais e UX. Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 2000, é Diretor desde 2005, foi Diretor Executivo entre 2008 a 2020, tendo atuado no Banco Itaú BBA desde sua criação em 2003 até 2018 e a partir de 2019 no Banco de Varejo.

É membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A.

É bacharel em Engenharia Mecânica – Habilitação: Automação e Sistemas (“Mecatrônica”), pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Carlos Fernando Rossi Constantini, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2021. Atualmente é responsável pela divisão Wealth Management & Services, que trata da jornada de investimentos dos clientes, desde a oferta e experiência, até a distribuição e gestão de recursos, tendo sido Diretor Executivo (2019 a 2021). Em 2017, tornou-se CEO do Itaú Unibanco nos Estados Unidos e Head do Private Bank Internacional em Miami (2017 a 2018). Tem ocupado diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor (2009 a 2017). Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 2007, sendo Diretor Adjunto (2007 a 2009).

É bacharel em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Carlos Orestes Vanzo, sócio, Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2023. Atualmente é responsável pelas áreas Varejo PF, Personnalite, Área 360, Poder Público e Itaú Seguros. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor Executivo (2019 a 2022) e Diretor no segmento Empresas e Middle Market (2011 a 2018). Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 1997, atuando como Superintendente Comercial Empresas e Middle Market (2004 a 2011).

É bacharel em Direito pela Universidade Paulista, São Paulo, Brasil; pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil e MBA Executivo pelo Internacional Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Cambridge, Massachussets, EUA.

Flávio Augusto Aguiar de Souza, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo do Grupo Itaú Unibanco e Presidente do Banco Itaú BBA desde fevereiro 2021, sendo responsável pelas áreas de Corporate & Investment Bank, Commercial Banking, Distribuição e Research, bem como pelas atividades de análise, concessão, recuperação e reestruturação de crédito do Banco de Atacado. Ingressou no Grupo Itaú Unibanco em 2009 e ocupou posições de liderança em diversas áreas do conglomerado tendo sido Diretor Executivo do Commercial Banking, Global Head de Wealth Management & Services, Global Head de Private Bank e CEO do Banco Itaú International em Miami.

Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) (2015 a 2019), Presidente do Conselho de Administração dos bancos Itaú International (Miami) e Itaú Suisse (Zurich) (2015 a 2018).

É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e pós-graduado em Finanças pela Fundação Dom Cabral, São Paulo, Brasil.

José Virgilio Vita Neto, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2023, liderando as áreas Jurídica, Ouvidoria, Relações Governamentais e Sustentabilidade. Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 2000 como advogado, foi eleito Diretor em 2011.

É Diretor Executivo da Febraban, representando o Itaú Unibanco.

É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil; mestre em Direito Civil – Contratos pela Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha; doutor em Direito Civil – Contratos pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil e cursou o Programa Authentic Leadership Development pela Harvard Business School, Boston, EUA.

Marina Fagundes Bellini é Diretora membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2023, liderando as áreas de Operações e Atendimento, Patrimônio e Compras de Ativos.

Atuou como Diretora Global de Tecnologia, Digital e Centro de Serviços Compartilhados (2019 a 2022) e CIO global e Diretora de Transformação Digital (2018) na BAT, empresa multinacional baseada na Inglaterra e atuou também como CIO na Pepsico Latin America e CIO do CMO da Pepsico Global, USA (2015 a 2018).

Foi também Diretora de Integração, Tecnologia & Serviços Compartilhados do México (2013 a 2015); CIO Global e Diretora de Serviços Compartilhados Global (2009 a 2013); CIO e Diretora de Serviços Compartilhados da Europa Ocidental (2007 a 2009); Diretora de Serviços Compartilhados da Europa (2006); Diretora Global de Serviços Compartilhados (2004 a 2005) e Diretora de Serviços Compartilhados da América Latina (2002 a 2004) na Anheuser-Busch Inbev e AmBev. Atuou de Trainee a Consultor Sênior (1995 a 2002) na PriceWaterhouse Coopers Consulting.

É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil; Especialização em Administração de Empresas – CEAG da Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil; Consumer Connections – Corporate Executive Education pela Universidade de Stanford, Califórnia, EUA; Executive Program pela Singularity University, Califórnia, EUA e High Performance Leadership pelo Institute for Management Development (IMD), Lausanne, Suíça.

Matias Granata, sócio, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco responsável por Riscos (CRO) desde 2021. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o Diretor (2014 a 2021) responsável por PLD, Risco de Crédito, Modelagem e Risco de Mercado e Liquidez.

É bacharel em Economia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina; Pós-graduação em Economia na Universidade Torcuato Di Tella (UTDT), Buenos Aires, Argentina e MA in International Political Economy na University of Warwick, British Chevening Scholarship, Reino Unido.

Pedro Paulo Giubbina Lorenzini, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2021. Atualmente é responsável pela área de GMT (Tesouraria, Mesas Clientes e Produtos) e pela área de LATAM, que inclui as unidades que operam na América do Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colombia).

Atua como membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Riscos e Financeiros da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (biênio 2021/2023).

Atuou como membro do comitê executivo, responsável pelas áreas de Global Markets e Securities Services no Citibank Brasil (2008 a 2021), após ter desenvolvido sua carreira na instituição desde 1989, com experiência nas áreas de Estruturação, Gestão de ALM, Trading, Sales, Gerente de Produtos, e Controladoria.

Foi Presidente do Comitê de Tesouraria (2010 a 2013) e representante do Citibank na Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) (2013 a 2021), Presidente do Comitê de Tesouraria (2010 a 2012) e Vice Presidente na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) (2010 a 2021).

É bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil.

Ricardo Ribeiro Mandacaru Guerra, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2021, responsável pela área de tecnologia, atuando como CIO desde 2015. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor Executivo (2014 a 2021); Diretor de Canais (2008 a 2014); Superintendente de Produtos de Financiamento Pessoa Física (2007 a 2008); Superintendente de Políticas de Crédito (2006 a 2007); Superintendente de Gestão de Canais Eletrônicos (2002 a 2006) e Líder de Projetos para Internet (1996 a 2000). Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 1993 atuando como Analista de Sistemas.

É bacharel em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil; bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), São Paulo, Brasil e MBA pela Kellogg School of Management at Northwestern University, Illinois, EUA.

Sergio Guillinet Fajerman, membro do Programa de Sócios, é Diretor membro do Comitê Executivo no Grupo Itaú Unibanco desde 2021. Atualmente é responsável pela Área de Pessoas. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor Executivo (2017 a 2021) e Diretor de Gestão Corporativa de Pessoas e Diretor de Pessoas da Diretoria Geral do Atacado (2010 a 2017).

É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil; MBA em Finanças Corporativas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Brasil; MBA pela INSEAD, Fontainebleau, França e Advanced HR Executive Program pela Universidade de Michigan, Michigan, EUA.

Diretores

Adriano Cabral Volpini, sócio do Itaú Unibanco, é Diretor de Segurança Corporativa e CSO – Chief Security Officer no Grupo Itaú Unibanco desde 2012. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Superintendente de Prevenção a Atos Ilícitos (2005 a 2012); Gerente de Prevenção a Atos Ilícitos (2004 a 2005); Gerente de Inspetoria (2003); Inspetor (1998 a 2003); Auditor (1996 a 1997) e na Área Operacional de Agências (1991 a 1996), além de figurar como administrador em diversas empresas do Grupo Itaú Unibanco.

É bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Administração Contábil e Financeira ambos pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Brasil.

Álvaro Felipe Rizzi Rodrigues, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2014, sendo atualmente responsável pelo Jurídico de Negócios Atacado (banco de investimento, tesouraria, wealth management services, corretora, produtos bancários, recursos direcionados e repasses, empréstimos internacionais e câmbio), pelo Jurídico Tributário (consultivo e contencioso), pelo Jurídico de M&A Proprietário e pelos Jurídicos Societário, Internacional e Concorrencial. Anteriormente foi responsável pelo Jurídico de Negócios de Varejo (responsável pelas questões jurídicas atinentes aos produtos e serviços do segmento de varejo, seguros e planos de previdência) e pelo Jurídico Institucional (Societário e Governança Corporativa, Contratos, Patrimônio, Propriedade Intelectual e Paralegal de Assuntos Corporativos). Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 2005, atuando como Gerente Jurídico e posteriormente como Superintendente Jurídico (2005 a 2014).

Atuou também nas áreas de Direito Societário e de Direito Contratual (1998 a 2005) no Tozzini Freire Advogados.

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Tem também curso de especialização em Direito Societário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil e é mestre (Master of Laws – LL.M.) pela School of Law da University of Columbia, Nova York, EUA.

Andre Balestrin Cestare, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2017. Atualmente é responsável pela área de Planejamento Financeiro do Banco de Varejo e de Tecnologia e Operações. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor de Planejamento Financeiro do Banco de Atacado (entre 2019 e 2022), de Diretor de Planejamento Financeiro do Banco de Varejo (entre 2017 e 2019) e o de Superintendente de Finanças (2010 a 2017).

É bacharel em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil; pós-graduado em Administração de Empresas e mestre em Finanças e Economia ambos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil e participou do Programa de Formação Executiva da Fundação Dom Cabral, São Paulo, Brasil.

Daniel Sposito Pastore, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2020. Atualmente é responsável pela área de Saúde, Relações do Trabalho e do Jurídico Trabalhista e Criminal. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Superintendente Jurídico atuando nas áreas Trabalhista, Criminal, Relações Sindicais, Tribunais Superiores, Consultoria Trabalhista e WMS (2012 a 2020); Gerente Jurídico WMS atuando nas áreas Internacional, Asset e Corretora (2008 a 2011); Advogado Jurídico WMS (2004 a 2008); Advogado de Direito Bancário (2002 a 2003) e Assistente Jurídico (Jurídico de M&A) (2000 a 2002).

Atuou na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) como membro efetivo da Comissão Jurídica (2012 a 2016), tendo atuado como Vice-Presidente (2015 a 2016); Coordenador e Interlocutor com a Comissão de Valores Mobiliários em nome da ANBIMA para edição e implementação das novas regras de suitability, gestão de recursos e administração fiduciária e fundos de investimento (2014 a 2016); Coordenador do trabalho de revisão dos códigos de auto regulação para os temas de administração fiduciária, gestão de recursos e fundos de investimento (2015 a 2016) é membro da comissão jurídica trabalhista desde 2017 e membro da comissão de negociação sindical desde 2020 na Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

É bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil; pós-graduado em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), São Paulo, Brasil.

Daniela Pereira Bottai, é Diretora da Auditoria Interna no Grupo Itaú Unibanco desde 2023, liderando as áreas de Tecnologia, Operações e Unidades Internacionais.

Atuou como Diretora Global de Risco e Conformidade para Produtos Comerciais, Mercados de Pagamentos e Parcerias, Vendas e Marketing na PayPal Inc (2020 a 2023); Diretora Regional de Risco e Conformidade da PayPal Latam (2016 a 2020) e Superintendente de Conformidade Regulatória para Banco de Varejo, Gestão de Ativos, Seguros, Cartões e Financiamento ao Consumidor (2013 a 2014)/Assuntos Regulatórios e Diretora de Conduta no HSBC Brasil (2014) e Diretora de Conformidade no Rabobank (2013 a 2014).

Foi também Líder de Risco e Conformidade da Western Union (2011 a 2013); Sócia Fundadora da Grana Aqui, hoje Creditas (2008 a 2013); Gerente de Compliance Regulatório, Compliance de Crimes Financeiros e Risco Operacional na Capital (GE Money) (2007 a 2008); Vice-Presidente de Auditoria de Tecnologia para Latam no JP Morgan Chase (2005 a 2007); Líder de Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (2001 a 2005) e Auditora Interna de Tecnologia e Negócios Abrangendo Brasil, México, Argentina e Miami (1999 a 2001) no BankBoston; Auditora de Tecnologia e Negócios abrangendo Brasil, Miami, Argentina, Panamá e Colômbia no Real ABN Amro (1996 a 1999) e Auditora de Segurança da Informação e Tecnologia cobrindo Instituição Financeira e Seguradoras na KPMG Peat Marwick (1993 a 1996).

É bacharel em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (“FATEC/UNESP”), São Paulo, Brasil; Especialização em Administração de Empresas e Sistemas Integrados pelo CEAG da Fundação Getulio Vargas (“FGV”), São Paulo, Brasil e MBA em Varejo e Franquia pela Fundação Instituto de Administração (“FIA”). Cursou também Empreendedorismo Executivo pela Stanford Graduate School of Business, Califórnia, EUA e Babson, Boston EUA e Orquestrando o Desempenho Vencedor pelo Institute for Management Development (IMD), Lausanne, Suíça.

Emerson Macedo Bortoloto é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2011. Ingressou no Grupo Itaú Unibanco em 2003, ocupando cargos na área de Auditoria Interna. Atualmente é Diretor de Auditoria Interna, cuja responsabilidade é gerir a área de Auditoria que tem a missão de planejar, executar e reportar auditorias em processos e negócios de Varejo do Grupo Itaú Unibanco, bem como dos processos e área de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação e Cybersecurity. Atuou como responsável pela avaliação de processos relacionados a Riscos de Mercado, Crédito e Operacional, além de Auditoria de Projetos e Auditoria Contínua. Ainda no Grupo Itaú Unibanco, foi responsável por auditorias nos processos de Tecnologia da Informação e de Análise e Concessão de Crédito Varejo.

É membro de Comitês de Auditoria de empresas controladas e coligadas do Itaú Unibanco, tais como: Banco Itaú Paraguai, Banco Itaú Uruguai, CIP – Camara Interbancária de Pagamentos e Tecban – Tecnologia Bancária.

Atuou na Ernst & Young Auditores Independentes (2001 a 2003) e no Banco Bandeirantes (1992 a 2001), com a responsabilidade de conduzir auditorias de TI e de processos operacionais.

É formado em Tecnologia em Processamento de Dados; pós-graduado em Auditoria e Consultoria em Segurança da Informação pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP), São Paulo, Brasil e MBA em Auditoria Interna na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), Brasil. Possui as certificações: CISA-Certified Information System Auditor, emitida pelo Information Systems Audit and Control Association (ISACA) e CCoaud+ – Certificação de Membro Experiente de Comitê de Auditoria, emitida pelo IBGC.

Eric André Altafim, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2017. Atualmente é responsável pelas Mesas Clientes Corporate, Produtos de Câmbio, Captação, Derivativos e Ativos Digitais. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Head de Mesas Clientes e Vendas Especializadas, Produtos e Planejamento Markets (2015 a 2017); Head de Mesas Clientes e Vendas Especializadas – CIB (UL, Large e Corporate) (2012 a 2015); Head de Derivativos – Atacado (2008 a 2012); Operador Sênior (2005 a 2007) e Operador Pleno (1999 a 2000).

Foi também Gerente de Relacionamento e Mesa no Banco UBS Pactual (2007 a 2008); Operador Sênior no Banco HSBC (2000 a 2005); Trainne (1997 a 1999) e Operador Júnior (1999) no Banco CCF.

É bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil e MBA em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

José Geraldo Franco Ortiz Junior, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2021. Atualmente é responsável pela área de Compliance Corporativo e Prevenção a Lavagem de Dinheiro. Iniciou sua carreira no Grupo Itaú Unibanco em 2003 como estagiário, tendo ocupado diversos cargos como: Assistente Jurídico (2003 a 2004); Advogado (2004 a 2006); Advogado Sênior (2006 a 2008); Gerente Jurídico (2009 a 2013) e Superintendente Jurídico (2013 a 2020).

Atuou também como estagiário estrangeiro no escritório de advocacia Jones Day de Nova Iorque (2009) e como estagiário na IBM Brasil (2001 a 2003).

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil e é mestre (Master of Laws – LL.M.) pela Faculdade de Direito da Columbia University, Nova York, EUA.

Lineu Carlos Ferraz de Andrade é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2014. Atualmente é responsável pelas Operações de Consórcio, Veículos, Imobiliário, Consignado, Logística e Cartão de Crédito. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Head de Produtos de Câmbio e Comércio Exterior (2013 a 2014); Head de Política e Estratégia de Reestruturação de Crédito PJ (2011 a 2013); Head de Operações de Câmbio e Comércio Exterior (2005 a 2011) e Head de Sistemas de Câmbio, Comércio Exterior e Unidades Externas (2001 a 2004).

É bacharel em Ciências da Computação pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP), São Paulo, Brasil; MBA pela Universidade São Paulo (USP), São Paulo, Brasil; Especialização em Comércio Exterior e Banking pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil; Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Dom Cabral, São Paulo, Brasil; Pós MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA), São Paulo, Brasil e Gestão de Risco pela The Wharton School, Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, EUA.

Luciana Nicola Schneider, integrante do Programa de Sócios, é Diretora no Grupo Itaú Unibanco desde 2022. Atualmente é responsável pela área de Relações Institucional e Sustentabilidade. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Novos Negócios (2018 a 2021) e Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais (2009 a 2018). Atuou como Gerente de Responsabilidade Social (2004 a 2009) no Instituto Unibanco S.A. e na área de Endomarketing do Unibanco S.A. (1997 a 2004).

Foi também Membro do Conselho Diretor (2005 a 2007) da Associação Junior Achievement do Estado de São Paulo.

É bacharel em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; pós-graduada em Semiótica da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil e em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública – CLP e Center on the Legal Profession da Harvard Business School, Cambridge, Massachusetts, EUA.

Maira Blini de Carvalho, integrante do Programa de Sócios, é Diretora no Grupo Itaú Unibanco desde 2022. Atualmente responsável pelo atendimento jurídico consultivo do banco de Varejo, incluindo negócios garantidos, seguros, meios de pagamento e novas tecnologias, bem como pelo jurídico de contratos, dados, propriedade intelectual, marketing, patrimônio, terceiro setor e poder público. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Superintendente do Jurídico (2017 a 2022); Gerente do Jurídico (2014 a 2017); Coordenadora do Jurídico (2013 a 2014) e Advogada Especialista do Jurídico (2012 a 2013).

Atuou também como Foreign associate – M&A and Securities (2010) no White & Case LLP, Nova Iorque, EUA; Advogada (2007 a 2009) no Grupo JBS, além de estágios realizados entre 2003 e 2007 em empresas como Nestlé Brasil Ltda. e Aon Holdings Consultores de Seguros e Benefícios.

É bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil e possui LL.M International Business and Economic Law (Mestrado) pela Georgetown University Law Center, Washington, EUA.

Mário Newton Nazareth Miguel, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2021. Atualmente é responsável pelo sistema de informações de valores a receber (SVR) e sobre a remessa ao BACEN de informações relativas a valores a devolver a pessoas naturais e jurídicas. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o Superintendente de Produtos Digitais (2017 a 2020); Superintendente de Negócios Digitais (2016 a 2017); Gerente de Negócios Digitais (Cartões) (2013 a 2016); Gerente de Canais Eletrônicos e Físicos (Cartões) (2010 a 2013) e Especialista de Projetos (Cartões) (2008 a 2010).

Foi também Gerente de Produto (2007 a 2008) no Banco ABN AMRO Real; Especialista de Marketing (2005 a 2007) e Analista de Relacionamento com Clientes (2004 a 2005) na Claro S.A. e Analista Negócios (1998 a 2003) na Tess S.A.

É bacharel em Administração de Empresa pela Universidade Paulista, São Paulo, Brasil; pós-graduado em Economia pela Universidade de Campinas, São Paulo, Brasil; MBA em Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil; MBA Módulo Internacional pela Universidade de Ohio, Ohio, EUA; Especialização em Liderança Executiva pela Fundação Dom Cabral, São Paulo, Brasil e Pós-graduado em Psicologia Positiva pela PUCRS.

Paulo Sergio Miron, membro do Programa de Sócios, é o Diretor responsável (CAE) pela auditoria interna do Grupo Itaú Unibanco desde 2015.

É Diretor do Instituto Unibanco e da Fundação Itaú para Educação e Cultura; membro do Conselho Fiscal da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, do Instituto Lemann e da Fundação Nova Escola; e Coordenador do Comitê de Auditoria da Zup Tecnologia. Atuou como especialista financeiro do Comitê de Auditoria da Porto Seguro e da XP.

Experiência de mais de 28 anos em auditoria independente, tendo sido sócio da PricewaterhouseCoopers (PwC) – Brasil (1996 a 2014) responsável por trabalhos de auditoria em grandes conglomerados financeiros brasileiros, pelo escritório de Brasília/Distrito Federal, pela área de serviços para o governo e pela área de banking. Atuou como coordenador da área de treinamento em instituições financeiras da PwC por mais de dez anos e como professor universitário em disciplinas relacionadas com o mercado financeiro. Palestrante em diversos seminários relacionados com governança, auditoria e o mercado financeiro.

É bacharel em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil e em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil.

Renato Barbosa do Nascimento, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2017 e responsável pela auditoria interna do banco de investimento, WMS, prevenção de crimes financeiros, M&A, tesouraria, riscos, contábil, fiscal, finanças e unidades internacionais.

Ocupou diversos cargos durante sua trajetória profissional de mais de 26 anos na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes (PwC), incluindo o de Sócio de Auditoria de 2009 a 2017. Sua principal responsabilidade como Sócio de Auditoria foi a de liderar trabalhos de auditoria externa de entidades do setor financeiro localizadas no Brasil e no exterior.

Entre 2014 e 2017 participou de intercâmbio profissional de três anos na PwC da Cidade do México na função de sócio de auditoria, liderando a execução de trabalhos de auditoria externa de subsidiárias de entidades internacionais do setor financeiro estabelecidas naquele país. Entre 2009 e 2014, foi responsável por acompanhar os trabalhos de auditoria externa realizados pelas equipes da PwC Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Portugal, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, todas subsidiárias de instituições financeiras brasileiras localizadas naqueles países.

Entre 2006 a 2008 participou de intercâmbio profissional de dois anos na PwC Londres, Reino Unido, tendo como principais responsabilidades o gerenciamento de trabalhos de auditoria externa de instituições financeiras britânicas estabelecidas naquele país, o gerenciamento de trabalhos de auditoria externa de subsidiárias de bancos internacionais, bem como o consequente desenvolvimento de conhecimento sobre a aplicação das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), das regras da Lei Sarbanes-Oxley (SOx) e das políticas emitidas pelo Conselho de Supervisão de Contabilidade de Empresas de Capital Aberto (PCAOB). Também participou de intercâmbio profissional de dois anos na PwC Montevidéu, Uruguai, gerenciando trabalhos de auditoria externa de bancos locais, instituições internacionais, entidades off shore e demais.

É bacharel em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Paulista, São Paulo, Brasil. Cursou MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil. Em 2021 cursou treinamento executivo Fintech Revolution: Transformative Financial Services and Strategies promovido pela Universidade de Wharton.

Renato da Silva Carvalho, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2020. Atualmente é responsável pela área de Planejamento Financeiro do Banco de Atacado. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor de Planejamento Financeiro do Banco de Varejo, de Superintendente de Finanças, Banco de Atacado (2017 a 2020) e de Superintendente/Gerente de Risco de Mercado e de Liquidez (2010 a 2017).

Atuou como Investment Market Risk Associate Director (2008 a 2010) na Fidelity International LTD (Londres, Reino Unido); Market Risk Associate Director (2006 a 2008) na Mizuho International LTD (Londres, Reino Unido) e Analista de Risco de Mercado e de Liquidez (1998 a 2006) no Banco Brascan S.A. (Rio de Janeiro, Brasil).

É bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil; MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Brasil; MBA em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, Brasil; MSC em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil e Programa de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral, Minas Gerais, Brasil. Possui Professional Risk Manager (PRM) pela Professional Risk Management International Association (PRMIA) e Financial Risk Manager (FRM) pela Global Association of Risk Professionals (GARP).

Renato Lulia Jacob é Socio e Diretor no Grupo Itaú Unibanco onde, desde 2020, acumula a Diretoria de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado. É membro do Comitê de Divulgação e Negociação desde 2019, atuando como Presidente desde 2020. Está no Grupo Itaú Unibanco há 21 anos onde ocupou diversos cargos, incluindo o de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração no Itau BBA International plc, no Reino Unido e de membro dos Conselhos de Administração do Itaú International, nos EUA e Itaú Suisse, na Suíça (2016 a 2020); Diretor Gerente no Banco Itaú Argentina S.A. (2006 a 2010) e Diretor Gerente e Chefe do CIB Europa (2011 a 2015).

É membro independente do Conselho da Royal Institution of Great Britain, no Reino Unido.

Cursou Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil e concluiu Programa de Gestão Avançada e CEO Academy, ambas pela The Wharton School, Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, EUA.

Rubens Fogli Netto, membro do Programa de Sócios, é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2015, sendo atualmente responsável pela Diretoria de Cartões. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, tendo sido Diretor Negócios Digitais Cartões e Rede (2017 a 2019); Diretor de Produto Cartões (2015 a 2017); Superintendente de Negócios Digitais (2012 a 2017); Superintendente de Negócios e Produtos FIC (2005 a 2012). Exerce também cargo de membro no Conselho de Administração em diversas sociedades e empresas do Grupo Itaú Unibanco.

Atuou em empresas relevantes em seus mercados como Citibank (2002 a 2005), Credicard (2001 a 2002) e Banco CCF Brasil (1998 a 2001).

É bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; MBA Executivo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Brasil; Leadership Transition pelo INSEAD, Fontainebleau, França e Leading Organizations and Change pelo MIT Sloan School of Management, Cambridge, Massachusetts, EUA.

Tatiana Grecco, integrante do Programa de Sócios, é Diretora no Grupo Itaú Unibanco desde 2017. Atualmente é responsável pela área de Capital e Risco de Mercado e Liquidez.

Atua no mercado financeiro e de capitais desde 1994, quando ingressou na Área de Mercado de Capitais. Construiu uma carreira sólida e de sucesso ao longo dos anos na companhia, tendo começado como analista administrativa de carteiras de investidores institucionais e de private banking. Em 1998, tornou-se gestora de fundos na Itaú Asset Management e, posteriormente, atuou por cinco anos como gerente sênior de carteiras de renda fixa e de reservas técnicas, tornando-se mais tarde superintendente de gestão de reservas técnicas.

Em 2009, iniciou as operações de fundos indexados da Itaú Asset Management, através de fundos mútuos e ETFs – Exchange Traded Funds. Em 2014, tornou-se também Superintendente de Soluções de Asset Allocation e Fundos Quantitativos.

Coordenou o Comitê de ETF e o Grupo de Trabalho para questões ambientais, sociais e de governança corporativa da ANBIMA durante vários anos. Foi também Vice-Presidente do Comitê de Fundos de Renda Fixa e Multimercado da mesma Associação, contribuindo para o desenvolvimento dos fundos mútuos brasileiros.
Desde 2017, é responsável pelo controle de riscos de mercado e de liquidez das unidades ligadas ao Itaú Unibanco, da Itaú Asset Management e da Itaú Corretora de Valores. Desde 2020 também é responsável pela gestão de capital do conglomerado.

É graduada em Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, Brasil; pós-graduada em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Brasil; mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil e certificada no Programa de Educação Executiva em Gestão de Recursos pela Universidade de Yale, Connecticut, EUA. É também Planejadora Financeira Certificada (CFP) desde 2009 e possui a Certificação de Gestores de Recursos ANBIMA (CGA).

Teresa Cristina Athayde Marcondes Fontes, integrante do Programa de Sócios, ingressou no Grupo Itaú Unibanco em 2003. Atuou até 2017 na assessoria jurídica a áreas institucionais e áreas de negócio e, de 2017 a 2020, foi responsável pelo Compliance Varejo e Trabalhista do Conglomerado, incluindo interlocução com diversos reguladores. Foi eleita diretora em 2020. É responsável, na área jurídica, pela Diretoria de Contencioso Cível e Varejo.

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Direito Comercial pela Universidade Paris I – Panthéon Sorbonne; possui MBA pela Fundação Dom Cabral e pós MBA pela Kellogg School of Management at Northwestern University, além de ter participado do Programa de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral, São Paulo, Brasil.

Vinícius Santana é Diretor no Grupo Itaú Unibanco desde 2023. Atualmente é responsável pela área de Prevenção a Lavagem de Dinheiro (PLD/FTP).

Trabalha em PLD/FTP initerruptamente desde 2002, ocupando cargos importantes no setor público e privado. Avaliador de Países do Financial Action Task Force (FATF/GAFI), trabalhando por 11 anos no COAF, dos quais nove como gestor, incluindo diretor substituto do órgão, já ocupando os cargos de Head de PLD/FTP dos Conglomerados Santander e Banco do Brasil (2017 a 2023). Já atuou como Data Protection Officer (DPO) do Banco do Brasil, onde também atuou em diversas funções comerciais e de PLD/FTP. Em 2006 foi para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), retornando ao Banco do Brasil em 2017; Membro Efetivo da ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (2006 a 2021). Pelo COAF participou, entre 2010 e 2017, de diversos conselhos federais no Brasil, com destaque para o Conselho Nacional de Política Antidrogas e o Sistema Brasileiro de Inteligência.

É graduado em Ciências Matemáticas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Pós-graduado em Estudos Avançados em Defesa – Escola Superior de Guerra-ESG; Specialist, AML/CFT pelo U. S. Department of the Treasury; Pós-graduado em Lavagem de Dinheiro, Processo Penal; MBA em Gestão Estratégica, Administração de Empresas pela UNIFAEL e MBA em Riscos e Compliance pela Trevisan/Exame. Capacitado por diversos órgãos nacionais e internacionais, com destaque para o FBI, FMI, FINCEN, COAF, GAFI, GAFILAT, Banco Mundial, DEA, Departamento de Justiça/EUA, ESG, ABIN, Forças Armadas, dentre outros. Laureado com o mais importante prêmio de PLD/FTP do País, o Diploma de Mérito COAF, em 2021, além de possuir seis comendas militares.

(1) Diretor de Relações com Investidores