pt en

acessibilidade

Load GIF

filtrar por:

empresa

conselho/comitê

Itaú Unibanco Holding S.A.

avaliação do conselho de administração

conselho de administração Itaú Unibanco Holding S.A.

Copresidentes

Cargo e mandato
Copresidente do Conselho de Administração desde 2017.

Experiências, competências e habilidades

Setor financeiro, mercado de capitais e outros setores
Ocupa o cargo de Copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A., tendo sido também Presidente do Conselho de Administração entre 2009 e 2017. Integrou o Conselho de Administração do Unibanco em 1989, o qual presidiu de 1997 a 2004. Em 2004 assumiu o cargo de CEO do Unibanco, onde permaneceu até 2008, ano da fusão com o Banco Itaú. É Presidente do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM e Presidente do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. Também é Presidente do Conselho de Administração da Companhia E. Johnston de Participações e Presidente do Conselho de Administração da IUPAR – Itaú Unibanco Participações S.A. É Vice-Presidente do Conselho de Administração da Brasil Warrant e sócio copresidente da Cambuhy Investimentos. Também é membro do Conselho de Administração da TOTVS e membro do Conselho de Administração da Falconi Consultores Associados. Foi Presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entre 2017 e 2022.

ESG
Atua como Presidente do Conselho de Administração do Instituto Unibanco, instituição que atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional. É membro do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do INSPER, instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa, e membro do Conselho Orientador da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Também é membro do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde, que promove o enfrentamento de emergências sanitárias no Brasil, e membro do Conselho de Administração do Instituto Moreira Salles, dedicado à promoção cultural.

Formação Acadêmica
Bacharel, magna cum laude, em Economia e História pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA. Cursou o Programa de Administração de Sócio Presidente na Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

Cargo e mandato
Copresidente do Conselho de Administração desde 2017.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro, mercado de capitais e outros setores
Iniciou sua carreira no Itaú em 1980, tendo ocupado diversas posições até ser nomeado CEO em 1994, ocupando esse cargo até abril de 2008. Neste ano, após a fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, passou a presidir o Itaú Unibanco Holding S.A. até 2017. É membro do Conselho de Administração da Itaúsa S.A. desde 1994, ocupando atualmente o cargo de vice-presidente do Conselho. Também é membro do Conselho de Administração da CCR S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras S.A. entre 2000 e 2002 e integrou o Conselho de Administração da Shell Plc. entre 2017 e 2020. Foi membro da International Monetary Conference (IMC) entre 1994 e 2020, tendo presidido a Conferência em 2015. Foi Presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) entre 1997 e 2000 e Presidente do Conselho da instituição entre 2011 e 2017. Foi membro do Conselho de Administração do Institute of International Finance (IIF), tendo ocupado o cargo de vice chairman entre 2003 e 2014 e foi membro do International Advisory Committee do Federal Reserve Bank de New York entre 2002 e 2008. Em 2011 foi escolhido Banker of the Year pela publicação Euromoney e, pela segunda vez, eleito o melhor executivo do Brasil em 2015.

Gestão de riscos
Foi CEO do Itaú Unibanco Holding S.A. até 2017 e, durante esse período, exerceu a gestão de riscos no âmbito executivo, presidindo sete comissões superiores de risco, tais como a Comissão Superior de Auditoria e Gestão de Riscos Operacionais, a Comissão Superior de Crédito e a Comissão Superior de Políticas de Risco. Em tais fóruns, deliberou sobre políticas corporativas de risco, gerenciamento de riscos, apetite de riscos e a cultura de riscos da Organização. Atualmente, é membro do Comitê de Gestão de Riscos e Capital, apoiando na definição, revisão e aprovação do apetite de risco, das estratégias e normativos institucionais de risco.

ESG
É membro do Conselho de Administração da Fundação Itaú para Educação e Cultura, instituição responsável por iniciativas sociais voltadas a educação (em parceria com a UNICEF e outras ONGs) e à democratização e valorização da cultura brasileira. Também é membro do Conselho de Administração do Centro de Liderança Pública – CLP (organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil). Em 2003 foi nomeado membro do Brazilian Economic & Social Development Council (CDES), cargo que ocupa até hoje.

Formação Acadêmica
Graduado em Engenharia de Produção, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Master of Science em Engenharia, pela Universidade de Stanford, Califórnia, EUA.

Vice Presidente

Cargo e mandato
Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração desde 2020.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro e mercado de capitais
É Presidente do Conselho Estratégico para a América Latina desde 2018, onde lidera a inovação e a exploração de oportunidades de crescimento em toda a região, e CEO do Banco Itaú Chile. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco desde 2002, incluindo o de Vice-Presidente entre 2010 e 2018, e o de CEO das operações do Itaú Latam (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). Iniciou sua carreira no Banco Credit Comercial de France (CCF), trabalhou com renda fixa e mercado de ações no Banco de Investimentos Garantia (CSFB) e na Goldman Sachs Asset Management em Nova York e Londres, onde foi gerente de portfólio para Emerging Markets. Atuou como Presidente da Federação de Bancos Latino-Americanos (FELABAN) e foi designado Young Global Leader pelo World Economic Forum (WEF). É membro suplente do Conselho de Administração da Itaúsa S.A. desde 2011 e membro suplente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2009.

Inclusão financeira e empreendedorismo
Responsável pela criação de modelos de negócio do mercado cripto contribuindo para a inclusão financeira por meio dos ativos digitais. É consultor da Valor Capital, que investe em empresas de Block Chain e de criptoativos. Atualmente atua como Vice-Presidente do Humanitas 360, uma organização sem fins lucrativos que se concentra em catalisar o empreendedorismo social e cívico entre os jovens. É Presidente do Instituto PDR, organização que tem como objetivo investir e preparar novos empreendedores com foco em transFormação Acadêmica social. Integra também o Conselho Consultivo do Visa América Latina e o Conselho do MIT Sloan School of Management.

Formação Acadêmica
Bacharel em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Administração de Empresas pela MIT Sloan School of Management, Cambridge, Massachusetts, EUA.

Membros

Cargo e mandato
Membro não-executivo do Conselho de Administração desde 2007.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro e mercado de capitais
É Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa S.A. desde 2015 e membro do Conselho de Administração desde 2008. Também é Presidente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2021, e membro desde 2015, membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. desde 2017 e da Copa Energia desde 2020. Atuou como Presidente da Associação Nacional dos Banco de Investimentos entre 2003 e 2008. Foi membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) desde 2010, tendo sido Presidente do Conselho de Administração entre 2000 e 2003. Também foi membro do Conselho de Administração da Associação Br asileira das Companhias Abertas (ABRASCA) entre 1999 e 2017. Atualmente é Presidente do Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática e membro do Comitê Divulgação e Negociação, do Comitê de Nomeação e Governança, do Comitê de Partes Relacionadas e do Comitê de Pessoas do Itaú Unibanco.

ESG
É Presidente do Conselho curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura (FIEC) e Presidente do Conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 2015. É membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009. Também é membro do Conselho de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC).

Formação Acadêmica
Bacharel e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil, com especialização no INSEAD, Fontainebleau, França.

Ana Lúcia de Mattos Barretto Villela (membro não executivo) é membro do Conselho de Administração no Grupo Itaú Unibanco desde 2018. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de membro do Conselho de Administração (1996 a 2001).

Também ocupa o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da IUPAR – Itaú Unibanco Participações S.A. desde 2018; Vice-Presidente do Conselho de Administração (membro não executivo) da Itaúsa S.A. desde 2017; membro do Comitê de Pessoas Itaú desde 2018; membro do Comitê de Nomeação e Governança Corporativa Itaú desde 2018; membro do Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática desde 2019 (anteriormente denominado Comitê de Responsabilidade Social); membro do Comitê de Sustentabilidade e Riscos Itaúsa desde 2021; Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura desde 2020; membro do Conselho Orientador do Itaú Social desde 2017; membro do Conselho Consultivo do Itaú Cultural desde 1995; membro da Diretoria Executiva do Itaú Cultural desde 2017; cofundadora da AlanaLab (Maria Farinha Filmes e Flow) desde 2014; Presidente Fundadora da Alana Foundation desde 2012; Diretora Presidente do Instituto Alana desde 2002; membro do Conselho Consultivo do Instituto Brincante desde 2001 e Fellow Ashoka desde 2010.

Desde 2018, é a primeira representante da América Latina no Conselho de Inovação da XPrize, organização sem fins lucrativos criada por Peter Diamandis, que idealiza e gerencia competições mundiais para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ajudar a resolver alguns dos principais desafios da humanidade. Ana Lucia é board member da Participant, uma organização fundada pelo empreendedor social Jeff Skoll, e líder em mídia e entretenimento que inspira e engaja a audiência para mudanças sociais. Também é membro da Stanford Down Syndrome Research Center Advisory Board desde janeiro de 2022, e da UCLA Lab School Board of Advisors desde maio de 2022.

Foi membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu (2013 a 2017); membro do Conselho Consultivo da organização Fairplay (2015 a 2017) e membro do Conselho Consultivo da Conectas (2003 a 2018), membro do Comitê de Sustentabilidade da Dexco (2015 a 2018) e membro suplente do Conselho de Administração da Dexco (2018 a 2020).

É bacharel em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e mestre em Psicologia da Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP), São Paulo, Brasil. Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil (incompleto) e pós‐graduação em Administração no Terceiro Setor pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil (incompleto).

Cargo e mandato
Membro não executivo do Conselho de Administração desde 2003.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro e mercado de capitais
Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de CEO entre 2017 e 2021, de Diretor Geral do Banco de Atacado entre 2015 e 2017 e de Vice-Presidente entre 2004 e 2015. Atua como membro do Conselho de Administração da Mastercard Incorporated desde 2021. Atuou como membro do Conselho de Administração da B3 S.A. entre 2009 e 2014 e do Grupo Pão de Açúcar entre 1999 e 2013. Foi sócio fundador do banco corporativo BBA Creditanstalt, uma joint venture criada em 1988.

Gestão de riscos
Foi CEO do Itaú Unibanco Holding S.A. e, durante o período, exerceu a gestão de riscos no âmbito executivo presidindo sete comissões superiores de risco, tais como a Comissão Superior de Risco de Mercado e Liquidez, Comissão Superior de Risco Operacional e a Comissão Superior de Crédito. Em tais fóruns, deliberou sobre políticas corporativas de risco, gerenciamento de riscos, apetite de riscos e a cultura de riscos da Organização. Atualmente, é membro do Comitê de Gestão de Riscos e Capital, apoiando na definição, revisão e aprovação do apetite de risco, das estratégias e normativos institucionais de risco.

ESG
É membro do Conselho Superior de Bioeconomia da FGV e tem grande envolvimento em iniciativas de proteção ambiental do bioma brasileiro Pantanal. É membro do Conselho de Administração do Instituto Acaia, que desenvolve ações educativas destinadas à preservação do Pantanal. Também concluiu sua capacitação em Mudanças Climáticas pelo IBGC em 2021, por meio da iniciativa do Chapter Zero, uma rede global de engajamento dos Conselhos em desafios climáticos. Também é colunista da Folha de São Paulo.

Formação Acadêmica
Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil.

João Moreira Salles (membro não executivo) é membro do Conselho de Administração no Grupo Itaú Unibanco desde 2017. Ocupa vários cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Diretor na IUPAR – Itaú Unibanco Participações S.A. desde 2018, tendo sido membro do seu Conselho de Administração (2015 a 2018).

Atualmente é Diretor da Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas S.A. (BWSA), e CEO da BW Gestão de Investimentos (BWGI). É também Conselheiro, desde 2019, da Verallia, empresa de embalagens de vidro cotada na França, e, desde 2022, da Alpargatas, onde já atuava como membro de seu comité de Finanças. Antes de ingressar na BW, trabalhou como Banqueiro de Investimento no J. P. Morgan Chase, em Nova York.

É bacharel em Economia pelo INSPER, São Paulo, Brasil; mestre em Economia pela Universidade de Columbia GSAS, Nova York, EUA; mestre em Finanças pela Universidade de Columbia GSB, Nova York, EUA e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), São Paulo, Brasil.

Membros independentes

Cesar Nivaldo Gon (membro independente) é membro do Conselho de Administração desde 2022 e membro do Comitê de Pessoas desde 2021 no Grupo Itaú Unibanco.

É fundador e CEO da CI&T desde 1995, atuando como porta-voz sobre os temas de desenvolvimento de liderança e transformação digital.

Atua desde 2012 como membro do Conselho da Sensedia, desde 2020 como Tech Advisor do Grupo Boticário e é membro do Conselho Administrativo do Fundo Patrimonial Lumina Unicamp. Em 2021, tornou-se membro do Conselho da Raia Drogasil e do Conselho do Lean Enterprise Institute (LEI), sediado em Boston.

Em 2019, foi reconhecido como Empreendedor do Ano no Brasil pela Ernst & Young (EY).

É coautor do livro “Faster, Faster: The Dawn of Lean Digital” (2020) e colunista da MIT Sloan Management Review.

É bacharel em Engenharia da Computação com mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Cargo e mandato
Membro independente do Conselho de Administração desde 2015.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro, mercado de capitais e outros setores
É CEO da Natura &Co desde 2022. Membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) desde 2015 e da Ambev desde 2021. Foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Santander (Brasil) S.A. em 2011. Entre 2007 e 2011, foi Presidente da Febraban. Também foi CEO do Banco Santander S.A. entre 2008 e 2010 e CEO do Banco ABNAMRO/Real S.A. entre 1996 e 2008. Entre 2011 e o início de 2015, foi Presidente da Abril Comunicações S.A.

ESG
Exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação OSESP entre 2012 e 2019 e do Centro de Liderança Pública (CLP) entre 2010 e 2023. Atualmente, é membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas (EUA) desde 2011 e membro do Conselho de Administração do Instituto Empreender Endeavor desde 2008. Foi Presidente da Fundação Itaú. Em 2017, foi reconhecido pela Worldfund for Education por trazer os valores educacionais para a frente da discussão nacional brasileira. Em 2012, recebeu o prêmio Campeões da Terra, concedido pelo PNUMA (United Nations Environmental Program), por sua contribuição de mais de 10 anos na integração de práticas sociais e ambientais conscientes na gestão de empresas e bancos.

Formação Acadêmica
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil. MBA pelo Institute for Management Development (IMD), Lausanne, Suíça.

Frederico Trajano Inácio Rodrigues (membro independente) é membro do Conselho de Administração no Grupo Itaú Unibanco desde 2020.

É Diretor Presidente do Magazine Luiza S.A. desde 2016, tendo sido Diretor Executivo de Vendas e Marketing (2010 a 2015); Diretor Comercial, tendo também assumido a Diretoria de Marketing (2004 a 2010). Iniciou sua carreira em 2000, sendo responsável pelo E-Commerce. É membro efetivo do Conselho de Administração da Luizaseg Seguros S.A., desde 2005 e atuou nos setores de varejo e bens de consumo na Deutsche Bank Securities (1998 a 1999).

É bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil e Programa para Executivos pela Universidade da Califórnia, Stanford, Califórnia, EUA.

Cargo e mandato
Membro independente do Conselho de Administração desde 2021.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro, mercado de capitais e outros setores
É membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da CI&T Inc. e membro do Conselho de Administração da Fortbras S.A. Atuou como membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da XP Inc. entre 2019 e 2021, tendo antes atuado como Presidente do Comitê de Auditoria da XP Investimentos S.A. entre 2018 e 2019. Membro do Conselho de Administração da Bolsas y Mercados Españoles (BME) entre 2016 e 2020. Também foi membro do Conselho Curador da Fundação IFRS entre 2014 e 2019. Foi membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da Totvs S.A. entre 2013 e 2017 e membro do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. entre 2013 e 2015. Foi também Presidente, entre 2007 e 2012, e Diretora, entre 2006 e 2007, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), representando a instituição no Financial Stability Board (FSB) entre 2009 e 2012. Foi Presidente do Comitê Executivo da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) entre 2011 e 2012.

ESG
Entre 2011 e 2012 foi membro do International Integrated Reporting Council (IIRC), no qual posteriormente também atuou como membro do Governance and Nominating Committee, até a constituição da Value Reporting Foundation. Trabalhou na Bolsa de Valores de São Paulo (atual B3 S.A.) entre 1994 e 2006, onde esteve envolvida na criação e foi responsável pela implantação do Novo Mercado e demais segmentos de governança corporativa. Atuou como Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) entre 2004 e 2006, tendo sido membro do Conselho de Administração entre 2001 e 2006. Também é membro da Mesa-Redonda de Governança Corporativa da América Latina (OECD) desde 2000. Foi membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Gente, Nomeações e Governança da Oi S.A. entre 2018 e 2023. Atuou como membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Governança Corporativa da Companhia Brasileira de Distribuição S.A. entre 2013 e 2017.

Formação Acadêmica
Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), São Paulo, Brasil.

Cargo e mandato
Membro independente do Conselho de Administração desde 2003.

Experiências, competências e habilidades
Setor financeiro e mercado de capitais
Foi membro do Conselho de Administração do Unibanco – União de Bancos Brasileiros S.A. entre 2003 e 2008. É sócio da Cambuhy Investimentos Ltda. desde 2011 e da Ventor Investimentos Ltda. desde 2009. Foi sócio da Icatu Holding S.A. entre 2005 e 2014. Foi membro do Conselho do Unibanco S.A. entre 2003 e 2008 e Diretor da Icatu Holding S.A. entre 2002 e 2003. Também foi sócio e Diretor do Banco Icatu S.A. entre 1993 e 2002. Foi vice-Presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID) e vice-Presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) entre 2004 e 2011. Também foi professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro entre 1985 e 1990.

Gestão de riscos
Atualmente é Presidente do Comitê de Gestão de Riscos e de Capital do Itaú Unibanco, sendo que suas experiências prévias em gestão de riscos o gabaritaram a ocupar a presidência de tal Comitê. Dentre suas atribuições está o apoio ao Conselho de Administração nas atividades de definição do apetite de risco da instituição e supervisão das atividades de gestão e controle de risco e capital, visando assegurar sua adequação aos níveis de riscos assumidos e à complexidade das operações. Atuou como Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil entre 1991 e 1992. Dentro das atribuições de desempenho dessa função estavam a administração e a execução dos instrumentos das políticas monetária e cambial, o estabelecimento de orientações técnicas em relação à administração das reservas internacionais do País e à definição de políticas relacionadas a arranjos de pagamento, câmaras de compensação e de liquidação e demais Infraestruturas do Mercado Financeiro.

ESG
Foi Diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 1990 e 1991, principal instrumento de execução da política de investimentos do Governo Federal, tendo por missão a promoção do desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.

Formação Acadêmica
Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Brasil. Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Doutor (Ph.D.) em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, Massachusetts, EUA.