O que é o Programa de Integridade e Ética do Itaú Unibanco?

É o conjunto de diretrizes e processos que visa assegurar a conformidade ao Código de Ética e aos princípios e valores do conglomerado Itaú Unibanco. O Programa Corporativo de Integridade e Ética é composto pelas seguintes dimensões:

O Conselho de Administração, por meio do Código de Ética do Itaú Unibanco, define as diretrizes de conduta, as posturas consideradas mais adequadas e coerentes com os valores da organização em relação, por exemplo, a postura profissional, administração de conflitos de interesses, relacionamento com os stakeholders e responsabilidade social corporativa. Os colegiados de integridade e ética, compostos por membros do Comitê Executivo e diretores das áreas de negócio e suporte do banco, definem as diretrizes e práticas do programa, monitoram o seu cumprimento e as demais ações necessárias à gestão do programa.
Compreende a elaboração e atualização das diretrizes de integridade e ética do conglomerado, a fim de que estejam em conformidade com o Código de Ética, a legislação aplicável e com boas práticas de mercado nacionais e internacionais.

Clique aqui para acessar as políticas do Programa de Integridade e Ética do Itaú Unibanco.
As ações de educação e comunicação sobre o programa contribuem para que administradores e colaboradores:
-Aprofundem o conhecimento das diretrizes de integridade e ética, bem como de sua aplicação aos negócios e à gestão de processos e de pessoas.
- Estejam capacitados para identificar, prevenir e resolver dilemas éticos, conflitos de interesses, conflitos interpessoais e desvios de conduta inerentes às suas atividades diárias.
- Conheçam os canais de denúncia e de resolução de dúvidas.

As práticas de comunicação e educação compreendem:
- Plano de Comunicação Institucional: envolve campanhas de conscientização, comunicados sobre temas específicos
relacionados à ética e divulgação de políticas e diretrizes.
- Programa de Educação em Integridade e Ética: é composto pelas ações de treinamento à distância e presencial.
O monitoramento contínuo da efetividade do programa e de possíveis necessidades de adequação é coordenado pela Diretoria Executiva de Risco Operacional e Compliance com atuação direta das diversas áreas da organização e com reporte periódico ao Comitê de Auditoria e aos Colegiados que tratam dos assuntos relacionados à Integridade e Ética. Esse monitoramento abrange testes dos processos por Controles Internos e Compliance, acompanhamento de indicadores, informações de canais de dúvidas e denúncias e tratamento de novas regulamentações que impactem o programa. Por meio dos resultados do monitoramento são identificadas necessidades de adequação e melhoria do Programa de Integridade e Ética. A Auditoria Interna realiza avaliação anual independente do Programa de Integridade e Ética e dos relatórios de reporte. A avaliação do cumprimento do programa e de possíveis oportunidades de melhoria pode ainda ser realizada por empresa externa de auditoria, certificação ou acreditação.
Todos os colaboradores, administradores, clientes, parceiros, fornecedores ou qualquer outra pessoa podem reportar, sem a necessidade de identificação, suspeitas ou violações ao Código de Ética do Itaú Unibanco. Podem também reportar indícios de atos ilícitos de qualquer natureza, relacionadas às atividades do Conglomerado, sendo assegurado o anonimato a quem desejar, o tratamento confidencial e proteção à identidade do denunciante. Os canais de manifestação apuram com tempestividade, independência, imparcialidade e confidencialidade as comunicações recebidas e mantêm registro das situações identificadas, apurações e decisões adotadas.

Clique aqui para acessar o canal de manifestações do Itaú Unibanco.

 

Clique aqui para acessar nossa Política de Integridade, Ética e Conduta onde consta mais detalhes sobre nosso programa de integridade e ética.