A função de Compliance no Itaú Unibanco tem como objetivo a prevenção e a mitigação da exposição do Itaú Unibanco a situações de não conformidade com normas internas e externas, sendo responsável pelos aspectos de governança, certificação de aderência, conduta e transparência.
O Risco de Conformidade (*) é gerenciado através de processo estruturado que visa identificar as alterações no ambiente regulatório, analisar os impactos nas áreas da instituição e monitorar as ações voltadas para a aderência às exigências normativas e ao código de ética.
A governança do risco de conformidade é regida pela Política de Compliance, que contempla as exigências regulatórias da Resolução CMN nº 4.595/17.
O gerenciamento dos riscos de Conformidade deve contemplar os processos, produtos e serviços, existentes ou novos, inclusive os serviços terceirizados relevantes.
A área de compliance corporativo no Itaú Unibanco contempla as atividades de relacionamento com reguladores, autoreguladores e entidades de representação, gestão de políticas corporativas, processo de pesquisa e captura, distribuição de normas e acompanhamento dos planos de ação para aderência regulatória, risco socioambiental, compliance trabalhista, governança de produtos, monitoramento das Políticas de Investimentos Pessoais e da Política de Negociação de Valores Mobiliários de emissão do Itaú Unibanco Holding S.A., gestão do Programa de Relacionamento com Clientes, Programa de Integridade e Ética e monitoramento de Práticas Abusivas (Trade Surveillance).
(*) Risco de Conformidade é o risco de sanções legais ou regulatórias, de perdas financeiras ou de danos reputacionais, decorrentes da falta de cumprimento de disposições legais e regulamentares, normas de mercado local e internacional ou de compromissos assumidos por meio de códigos de autorregulação, padrões técnicos, códigos de conduta ou políticas internas.