Integridade e ética

indicadores do programa

Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e ética e têm o objetivo de permitir o acompanhamento da efetividade e adequação de possíveis necessidades do programa, bem como contribuir para a conscientização dos colaboradores e administradores sobre os temas e práticas mais importantes que visam garantir bons negócios, relacionamentos, e a integridade e a ética do Itaú Unibanco.

Termo de adesão às políticas de integridade corporativa

Esse termo reflete a adesão anual e eletrônica dos colaboradores e administradores do Itaú Unibanco às principais políticas de integridade corporativa que concentram as principais orientações sobre o tema. Quais são elas?


 

Adesão ao termo Políticas de Integridade

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Comunicação

Em 2020, publicamos internamente campanhas de conscientização como parte do programa de integridade e ética sobre temas do Código de Ética. Dentre os principais temas abordados, estão:

  • Relações com clientes e fornecedores
  • Postura profissional
  • Oferta e recebimento de convites e ingressos
  • Canais de dúvidas e denúncias
  • Recebimento de cortesias
 

Treinamento

Em 2020 no Programa de Educação em Integridade e Ética foram reunidos os treinamentos mais importantes do programa em sessões de educação à distância. Eles são aplicados a todos os colaboradores e os treinamentos são renovados a cada dois anos.

“Os indicadores acima refletem o término do ciclo 1 de treinamentos de integridade à distância (ago/20). Nos meses à frente divulgaremos os indicadores do cliclo 2 desses treinamentos que tiveram início em agosto de 2020.” (1) Não aplicável
E-learning Meta
Estacionária
(%)
2020 2019 2018
Ética 90 93 97 92
Prevenção à Corrupção 90 93 96 90
Relacionamento com Clientes e usuários 90 92 96 88
Prevenção a Lavagem de Dinheiro 90 93 97 85
Sustentabilidade 90 93 96 85
Compliance(*) 90 92 95 N.A.(1)
Relacionamento com fornecedor(*) 90 91 95 N.A.(1)
Segurança da Informação (*) 90 92 95 N.A.(1)
Saúde e segurança no trabalho(*) 90 91 94 N.A.(1)

Casos de corrupção

No ano de 2020, concluímos a análise de seis denúncias sobre suspeitas de atos de corrupção envolvendo agentes privados e, mediante apuração interna, concluímos que duas delas se revelaram procedentes, resultando no desligamento de dois colaboradores e o distrato de dois fornecedores. Em nossas apurações não evidenciamos envolvimento de nossos colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos, enquadráveis na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa.

Possíveis atos de corrupção

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Casos de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho (Ombudsman)

O Ombudsman, um canal interno independente, auxilia os colaboradores na resolução de conflitos interpessoais e de interesses no ambiente de trabalho, desvios éticos e práticas contrárias às políticas institucionais associadas, como assédio moral ou sexual, discriminação em todas as esferas da diversidade, favoritismo, etc.

Indicadores

Em 2019, o Ombudsman recebeu um volume expressivo de acionamentos, representando um crescimento de 25% em relação ao ano de 2018. O volume total de manifestações recebidas tem crescido anualmente, e em 2019 houve aumento de quase 75% na quantidade de casos se comparado a 2016, o que acreditamos ser fruto da constante evolução na confiança no canal.

Quantidade de manifestações 2018 2019 | 1º sem 2019 | 2º sem 2020 | 1º tri 2020 | 2º tri 2020 | 3º tri
Manifestações 1871 1069 1286 581 394 578
Denúncias 1290 693 738 297 166 311
Orientações 581 376 548 284 228 267

Procedência das denúncias e comportamentos identificados

O aprendizado contínuo – com base na reflexão sobre cada uma das manifestações e visando a elaboração de planos de prevenção em prol da constante evolução no ambiente de confiança e respeito entre os colaboradores – é um assunto que faz, cada vez mais, parte do foco de atuação do Ombudsman.

Além disso, a partir do último trimestre de 2018, a análise detalhada dos resultados das apurações, ao indicar comportamentos recorrentes e concentrações em áreas ou situações especificas, levaram o canal a estimular a organização na condução de ações preventivas como, por exemplo, a revisão de treinamentos de liderança em busca de um ambiente de maior abertura e confiança.

As apurações realizadas nos últimos anos envolveram a quantidade de relatados e percentual de procedência apresentados a seguir:

Percentual de procedência 2018 2019 | 1º sem 2019 | 2º sem 2020 | 1º tri 2020 | 2º tri 2020 | 3º tri
Quantidade de denunciados 1074 815 780 336 221 269
Procedentes 42,0% 28,5% 32,6% 30,7% 41,2% 42,4%
Improcedentes 48,0% 62,8% 57,1% 60,1% 50,7% 49,1%
Inconclusivos 10,0% 8,7% 10,4% 8,6% 8,1% 8,6%

Os principais comportamentos identificados nos casos procedentes, foram:

Comportamentos identificados nos casos procedentes * 2018 2019 | 1º sem 2019 | 2º sem 2020 | 1º tri 2020 | 2º tri 2020 | 3º tri
Descumprimento de normas 30,5% 23,3% 14,9% 8,7% 8,7% 7,6%
Má índole 1,7% 7,0% 7,5% 4,4%
Falta de efetividade na gestão 9,7% 5,6% 3,8% 7,6% 9,5% 10,9%
Deficiência na comunicação 6,2% 10,3% 5,1% 1,7% 7,5% 8,0%
Cobrança inadequada 32,7% 47,8% 6,0% 6,4% 10,0% 11,3%
Desrespeito 23,8% 13,4% 11,6% 13,5%
Constrangimento 21,7% 29,7% 27,4% 33,5%
Intimidação/ Retaliação 12,8% 8,2% 14,5% 15,1% 10,4% 6,2%
Assédio moral 2,4% 3,4% 2,6% 4,1% 2,1% 1,8%
Assédio sexual 1,1% 0,0% 3,4% 3,5% 2,9% 1,5%
Discriminação 0,2% 1,3% 2,6% 2,9% 2,5% 1,5%
Outros 4,4% - - - - -

(*) Nas métricas de 2016 a 2019 | 2º TRI, os itens Descumprimento de normas e Má índole tiveram seus indicadores consolidados. O mesmo se deu com Cobrança inadequada, Desrespeito e Constrangimento.

  • Descumprimento de normas: descumprimento de regras institucionais e situações que configurem conflito de interesses
  • Má índole: favoritismo, tentativa de influência em avaliações, conluio
  • Falta de efetividade na gestão: problemas com a administração da área, delegação indevida de atividades, omissão
  • Deficiência na comunicação: dificuldade em conversas difíceis, qualidade e clareza dos feedbacks, falta de abertura com a equipe
  • Cobrança inadequada: cobrança de metas de forma excessiva, incisiva ou expositiva
  • Desrespeito: grosseria, arrogância
  • Constrangimento: brincadeiras inadequadas, indiferença, constrangimento, autoritarismo, insulto
  • Intimidação/ Retaliação: comportamentos abusivos, abuso de poder, ameaça
  • Assédio moral: comportamento repetitivo, abusivo ou insistente que fere a integridade, a personalidade ou a dignidade da pessoa
  • Assédio sexual: ameaça, perseguição ou importunação por meio de pretensões com conotação sexual
  • Discriminação: ofensas, piadas, brincadeiras constrangedoras e exclusão de oportunidades motivadas por características da pessoa
  • Outros: falta de equidade no tratamento, ausência de feedback.

Medidas orientativas e disciplinares

Com o objetivo de orientar e disciplinar os colaboradores que apresentaram condutas contrárias aos princípios do Código de Ética e às normas da empresa e visando minimizar os riscos decorrentes, o Ombudsman recomenda e acompanha a implementação de medidas orientativas/disciplinares aos envolvidos nas manifestações apuradas e qualificadas como procedentes.

As medidas implementadas nos últimos anos estão apresentadas a seguir:

Medidas orientativas e disciplinares 2018 2019 | 1º sem 2019 | 2º sem 2020 | 1º tri 2020 | 2º tri 2020 | 3º tri
Medidas recomendadas 457 239 273 105 97 129
Desligamento 55 15 27 19 11 12
Advertência 10 4 5 1 1 2
Notificação para ajuste de conduta 118 49 70 21 21 21
Feedback registrado 244 159 153 60 61 82
Transferência de área 30 12 18 4 3 12