Itaú BBA - Sistema de Informações de Crédito

Sistema de Informações de Crédito

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um instrumento criado pelo Sistema Monetário Nacional e administrado pelo Banco Central do Brasil para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras. Trata-se de um banco de dados que armazena tanto informações das obrigações iguais ou superiores a R$ 5 mil contraídas pelos clientes dos bancos quanto as fianças e avais prestados pelas instituições financeiras. O SCR, que substituiu a Central de Risco de Crédito, tem dois objetivos principais:

• reforçar os mecanismos de supervisão bancária, para aumentar a eficácia de avaliação de riscos
• auxiliar a gestão das carteiras de crédito com impactos positivos na diminuição dos índices de inadimplência

O acesso às informações contidas no SCR pode ser feito pelas instituições financeiras participantes do sistema, pelos tomadores de • empréstimos e financiamentos e pelas áreas especializadas do Banco Central. Para as instituições financeiras, é necessária a autorização • expressa dos clientes. As pessoas físicas e jurídicas também podem acessar o SCR gratuitamente, por meio da internet, após cadastramento no • Banco Central. O SCR segue rigorosamente todas as regras de preservação do sigilo bancário. O acesso ao histórico de um cliente por parte • das instituições financeiras dependerá de autorização expressa do interessado.

Os bancos são responsáveis pelo encaminhamento sistemático de dados sobre as operações de crédito. Caso você necessite de esclarecimentos ou correção de transação informada pelo banco, fale conosco pelo link existente no rodapé deste site.

Informações sobre o SCR, como sua utilização, também podem ser obtidas junto ao Banco Central do Brasil, em www.bcb.gov.br/scr, ou pelo telefone 0800 99 2345 (dias úteis, das 9h às 16h).