Itaú BBA - Atividade fraca e moedas estáveis deixam espaço para flexibilização adicional em LatAm

Relatório Mensal de Renda Fixa

< Voltar

Atividade fraca e moedas estáveis deixam espaço para flexibilização adicional em LatAm

Setembro 13, 2017

Esperamos uma pausa no ciclo de flexibilização monetária do Banrep, mas há riscos de uma antecipação do ciclo.

EQUIPE DE ESTRATEGISTAS:

Ciro Matuo, CNPI, ciro.matuo@itaubba.com
Eduardo Marza , eduardo.marza@itaubba.com
 


O relatório na íntegra segue em anexo

Destaques

  • Esperamos uma pausa no ciclo de flexibilização monetária do Banrep, e vemos cortes de taxas no 1T18, já que a economia continua fraca e as pressões inflacionárias vão diminuir adiante.
  • No entanto, a comunicação do Banco Central da Colômbia sugere riscos de uma antecipação do ciclo, dependendo de como a inflação se comportar.
  • Seja como for, os swaps de IBR precificam aumentos de juros no 4T18, enquanto projetamos a taxa de política monetária em 4,5% ao longo do período. Estamos aplicados no swap IBR de 18 meses.
  • Os swaps Camara reagiram fortemente ao IPoM do 3T, dado que o mercado interpretou o relatório como um sinal de que, no cenário mais provável, o BCCh vê o ciclo de flexibilização como encerrado.
  • No entanto, ressaltamos que as decisões futuras de política monetária dependerão da materialização dos riscos de baixa da inflação. A economia ainda fraca e o fortalecimento do câmbio desde o início do ano conterão as pressões inflacionárias, mantendo, portanto, a possibilidade de cortes adicionais.
  • Uma economia em recuperação e a inflação que está (provavelmente) no piso deste ciclo dão suporte à intenção do Copom de diminuir a velocidade e, eventualmente, encerrar o ciclo.

  • Por enquanto, esperamos cortes de 75 pb em outubro e 50 pb em dezembro, com a Selic em 7,0% ao final do ano, alcançando seu nível histórico mais baixo.


 

 



< Voltar