Itaú BBA - Uma contribuição para o debate sobre as reservas internacionais

Macro Visão

< Voltar

Uma contribuição para o debate sobre as reservas internacionais

Novembro 26, 2018

As reservas internacionais são um seguro importante, mas a sua manutenção tem custos, levantando dúvidas sobre o seu nível adequado.

Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.
 

As reservas internacionais são um seguro importante para momentos de estresse e ajudam a reduzir o risco-país mesmo em momentos de calmaria. A sua manutenção, no entanto, tem custos, o que levanta dúvidas sobre qual seria o nível adequado de reservas para cada país.

De maneira geral, o Brasil apresenta situação confortável e tem reservas suficientes de acordo com os principais critérios de nível ótimo. 

Muito se fala sobre o custo de carregamento elevado das reservas, mas ao longo do tempo elas têm se mostrado um ativo rentável: estimamos que, desde 2007, o resultado financeiro da sua manutenção foi positivo, uma vez levada em conta a depreciação cambial.

No Brasil, uma pequena redução no seu tamanho, caso essa seja a decisão das autoridades, não deveria comprometer as principais métricas de nível adequado de reservas internacionais. No entanto, acreditamos que isso só deveria ser feito depois da aprovação de reformas fiscais que reduzam o prêmio de risco para patamares sustentavelmente mais baixos. Ao contemplar reduzir as reservas, é importante também notar que, em momentos de risco-país elevado e fuga de capitais, a percepção de que os países têm reservas suficientes costuma desaparecer.

Julia Gottlieb

Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.



< Voltar