Itaú BBA - O canal de juros parou de funcionar?

Macro Visão

< Voltar

O canal de juros parou de funcionar?

Maio 16, 2019

Vemos evidência de que a potência da política monetária aumentou significativamente nos últimos anos.

Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.
 

• A fraqueza da atividade econômica, mesmo em um contexto de juros historicamente baixos, tem estimulado um debate sobre a potência da política monetária. É possível que a economia não esteja respondendo ao estímulo monetário?

• Acreditamos no contrário. Vemos evidência de que a potência da política monetária aumentou significativamente nos últimos anos com a redução da relevância do crédito subsidiado. Em outras palavras, a política monetária afeta a economia de forma mais eficaz hoje do que no passado.

• Nossa análise indica que a economia não está crescendo a taxas mais elevadas porque enfrenta desenvolvimentos desfavoráveis do lado da demanda e o nível de juros atual (2,8% em termos reais) está ainda acima do nível necessário para que a economia cresça de forma mais acelerada. O juro neutro recuou, em nossa opinião, devido ao ajuste fiscal e para-fiscal.

• Acreditamos que o Banco Central irá iniciar um novo ciclo de cortes de juros a partir de setembro, cenário estritamente condicionado à aprovação da reforma da previdência. Estes cortes de juros, na nossa visão, contribuirão para um crescimento mais elevado em 2020.
 

Luka Barbosa
Alexandre Gomes da Cunha

 

Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.



< Voltar