Itaú BBA - Vendas do varejo em janeiro sinalizam nova expansão do consumo no 1T18

Macro Brasil

< Voltar

Vendas do varejo em janeiro sinalizam nova expansão do consumo no 1T18

Março 13, 2018

As vendas do varejo aceleraram na variação trimestral (tanto no conceito restrito quanto no ampliado)

As vendas no varejo restrito avançaram 0,9% em janeiro, em termos dessazonalizados. O resultado foi acima da mediana das expectativas e da nossa projeção (0,5% e 0,4%, respectivamente). 

As vendas no conceito ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) recuaram 0,1% no mês, ligeiramente abaixo da mediana das expectativas (0,2%) e em linha com nossa projeção (-0,1%).

As vendas do varejo aceleraram na variação trimestral (tanto no conceito restrito quanto no ampliado), sinalizando que o consumo das famílias segue em expansão no 1T18. 

Projetamos por ora alta dessazonalizada de 0,5% do varejo ampliado em fevereiro.

Variação trimestral volta a acelerar 

As vendas no varejo restrito avançaram 0,9% na comparação mensal dessazonalizada em janeiro, acima da mediana das expectativas e da nossa projeção (0,5% e 0,4%, respectivamente). Na comparação anual, houve alta de 3,2%. O resultado de dezembro foi revisado para cima em 0,7pp. 

O volume de vendas do varejo no conceito ampliado recuou 0,1% no mês em termos dessazonalizados, ligeiramente abaixo da mediana das expectativas (0,2%) e em linha com nossa projeção. Na comparação anual, o indicador mostrou alta de 6,5%. O resultado de dezembro foi revisado para cima em 0,5pp.

Como avaliamos que a Black Friday ainda não está completamente incorporada ao ajuste sazonal e pode distorcer as variações mensais dessazonalizadas de novembro e dezembro, a variação trimestral fornece um bom indicador da dinâmica recente das vendas do varejo. No conceito restrito, a variação trimestral acelerou de 0,0% para 0,4%, enquanto o conceito ampliado acelerou de 0,5% para 1,2%.

Abertura mostra quadro melhor do que o resultado mensal do varejo ampliado
 

Dentre os dez componentes do varejo ampliado, seis mostraram alta mensal dessazonalizada em janeiro, mostrando um quadro melhor do que a queda de 0,1% do índice agregado. 

Coincidentes sinalizam ligeira alta das vendas do varejo ampliado em fevereiro
 

Os primeiros indicadores coincidentes (licenciamento e vendas de veículos, sondagens do comércio e do consumidor, índice do varejo do Serasa) sinalizam alta dessazonalizada de 0,5% do varejo ampliado em fevereiro. 
 


Artur Manoel Passos
Alexandre Gomes da Cunha



< Voltar