Itaú BBA - Relatório Trimestral de Inflação: revisando o cenário

Macro Brasil

< Voltar

Relatório Trimestral de Inflação: revisando o cenário

Março 26, 2020

O RTI mostra projeções consistentes, a nosso ver, com novos cortes de juros em 2020


Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.
​​​​​​​

 

• O relatório de inflação de março de 2020 mostra projeções consistentes, a nosso ver, com cortes adicionais de juros em 2020, não necessariamente na próxima reunião do Copom em maio. O documento indica ainda que a taxa Selic pode permanecer em nível próximo do mínimo por tempo considerável, com eventual alta somente a partir de 2021. Em paralelo, o crescimento do PIB foi revisado para 0% em 2020, valor acima de nossa projeção (-0,7%).

• O RTI também apresenta projeções de curto prazo para a inflação, para os meses de março a maio. Para este período, os números do Banco Central estão cerca de 0,30 p.p. acima dos nossos. Considerando ainda os riscos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, fica evidente a possibilidade de o BCB acabar se deparando com uma inflação mais baixa do que projeta hoje. 

• Dentre os estudos apresentados, destaca-se, em função do atual contexto, o box sobre os efeitos do COVID-19 no mundo e no Brasil. Entre outras análises, o estudo traz estimações da sensibilidade do PIB brasileiro, e conclui que o crescimento da China tende a nos influenciar mais do que o desempenho do resto do mundo. Também é interessante a apresentação de um indicador diário de condições financeiras para o Brasil – que registrou sua mínima histórica (nível mais expansionista) recentemente, antes do estresse causado pela pandemia. Por fim, destacamos também a decomposição da inflação de 2019, segundo a qual choques de oferta (proteínas) e a alta do câmbio contribuíram para elevação de 1,35 p.p. da inflação com relação a 2018, enquanto a inércia favorável e as expectativas de inflação tiveram efeito negativo, de 0,77 p.p. 


Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.



< Voltar