Itaú BBA - IPCA sobe 0,21% em janeiro e atinge 4,19% em 12 meses

Macro Brasil

< Voltar

IPCA sobe 0,21% em janeiro e atinge 4,19% em 12 meses

Fevereiro 7, 2020

IPCA de janeiro abaixo do esperado


Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.
 

• O IPCA de janeiro registrou alta de 0,21%. O dado veio abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado, em 0,33% e 0,35%, respectivamente. Com relação ao nosso valor projetado, destacamos os desvios observados em dois itens: carne bovina e higiene pessoal. Ambos registraram uma deflação mais intensa do que a projetada: -4,9% em carne bovina (esperado em -3,0%) e -2,1% em higiene pessoal (esperado em -0,1%). Vale lembrar que esta é a primeira leitura do IPCA sob a nova estrutura de ponderação do índice (POF 17-18).

• As medidas de núcleo de inflação seguem em patamares confortáveis. A inflação de bens industriais subjacente registrou deflação de 0,50% (abaixo da nossa projeção e explicado pela queda em higiene pessoal). A inflação de serviços subjacente subiu 0,56% em janeiro. 

• Nós projetamos alta de 0,17% no IPCA de fevereiro, 0,12% em março e 0,33% em abril. As próximas leituras ainda contarão com alívio nos preços de alimentos (principalmente em carne bovina) e combustíveis, tanto energia elétrica (bandeira verde em fevereiro e março), quanto gasolina (após cortes recentes de preços na refinaria pela Petrobras).

• Projetamos, por ora, alta de 3,3% no IPCA deste ano.
 

Julia Passabom


Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.



< Voltar