Itaú BBA - Cockpit do Copom: corte de 0,50 p.p. à vista

Macro Brasil

< Voltar

Cockpit do Copom: corte de 0,50 p.p. à vista

Julho 26, 2019

Copom deve iniciar ciclo com corte de 0,50 p.p. em 31 de julho

Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.
 

• O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) volta a se reunir na semana que vem. As projeções de inflação do Copom no cenário de mercado (que inclui câmbio e taxa de juros de acordo com a pesquisa Focus) devem continuar em 3,6% e 3,9% para 2019 e 2020, respectivamente. No cenário de referência (que considera câmbio e juros constantes), as estimativas devem permanecer em 3,6% em 2019 e recuar para 3,6% para 2020 (ante 3,7%).

• Acreditamos que a evolução do cenário passou a ser consistente com um início de ciclo mais intenso, com corte de 0,50 p.p. já na reunião da próxima semana: além da aprovação da reforma da previdência com ampla margem de votos e impacto fiscal maior que o esperado, nas últimas semanas se consolidou a perspectiva de que o banco central americano deve fazer um corte de 0,25 p.p. ao final deste mês, poucas horas antes da decisão do Copom.

• Olhando mais à frente, esperamos que a queda de 0,50 p.p. da taxa Selic no dia 31 de julho seja seguida por outros dois cortes de mesma magnitude nas reuniões de setembro e outubro, levando a taxa básica de juros ao patamar final de 5% a.a. antes do fim desse ano.
 

Para o relatório completo com gráficos e tabelas, favor acessar o pdf em anexo.



< Voltar