Itaú BBA - Equipe

Equipe

Mario Mesquita

Dr. Mario Mesquita é o economista-chefe do Itaú Unibanco, maior banco do setor privado do Brasil. Mário Mesquita, tem doutorado em economia pela Universidade de Oxford e foi sócio no Banco Brasil Plural, diretor de Política Econômica no Banco Central do Brasil, economista-chefe do ABN AMRO para Brasil e América Latina, diretor de economia da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e atuou também no FMI.

André Cardoso Barbeiro Matcin

André Matcin é formado em economia pelo Insper e mestrando em economia pela mesma instituição. Ingressou na pesquisa econômica do Itaú em 2015, e trabalha na equipe de Sell-Side como um dos responsáveis por relatórios, reuniões e conference calls com clientes.

Artur Manoel Passos

Juntou-se à área econômica do Itaú Unibanco em fevereiro de 2011. É responsável pela análise de atividade econômica do Brasil e commodities agrícolas. Anteriormente, atuou na análise macroeconômica de diversos países (principalmente China), commodities metálicas e energéticas, e em inflação de médio prazo. Passos é mestre em economia pela PUC-Rio e engenheiro de computação pela Unicamp.

Diego Ciongo

Faz a cobertura das economias de Argentina, Paraguai e Uruguai com base em Itaú Unibanco Argentina. Antes foi economista senior no Banco Central da Argentina. Diego foi formado pela UNQ e cursou mestrado em economía na UCA.

Elson Teles

Mais de vinte anos de experiência atuando no mercado financeiro na área de análise e pesquisa macroeconômica realizados em bancos de investimentos, corretora de valores mobiliários e gestoras de recursos de terceiros. Especialista em análise de inflação, estimativas e projeções de índices de preços e indicadores de atividade econômica. Responsável por diversas premiações no Ranking das Instituições Top 5 do Bacen. Graduado em Economia pela UFF, com pós em Finanças (FGV) e Análise de Conjuntura (UFRJ).

Felipe Salles

Economista responsável pela modelagem e elaboração de cenários para a economia brasileira. Foi sócio da Ciano Investimentos (2007-2008) e sócio da Axio Investimentos (2009-2010) responsável pela pesquisa macroeconômica. Graduou-se em economia pela UFRJ. Obteve seu mestrado em economia pela PUC-Rio e cursou o programa de doutorado em economia na LSE.

Fernando M. Gonçalves

Possui doutorado em economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antes de se juntar ao time do Itaú, Fernando foi chefe de Pesquisa Econômica da Vinci Partners, atuou em outras duas gestoras de recursos brasileiras – JGP e Ventor Investimentos – e foi economista do Fundo Monetário Internacional (FMI). Fernando também foi professor do Mestrado Profissional em Economia e Finanças da PUC-RJ em 2015 e 2016. Sua vasta experiência abrange a cobertura das economias brasileira e internacional, incluindo diversas apresentações e road shows para clientes institucionais. Atualmente ele é responsável pela área de Sell Side no time de pesquisa econômica do Itaú.

Guilherme B. Martins

Dr. Martins é economista do Itaú Unibanco desde 2011. Guilherme possui Ph.D. em economia pela Columbia University. É responsável pela cobertura de economia para a tesouraria institucional do Itaú Unibanco e pela análise de economias internacionais excluindo América Latina. Anteriormente, era baseado em Londres e responsável pela análise macroeconômica da Europa. Trabalhou também como estrategista para mercados emergentes no Deutsche Bank em Nova Iorque, na área de banco de investimento do Itaú BBA e como administrador de fundos de renda fixa no Unibanco Asset Management.

João Pedro Bumachar Resende

É responsável pela cobertura das economias da América Latina, exceto Brasil. É formado em administração de empresas pela FGV-SP (2003) e mestre em economia pela PUC-RJ (2006). Trabalhou na área econômica do Banco BBM por dois anos, antes de ingressar no Unibanco, também na área econômica, em outubro de 2008.

Juan C. Barboza

É responsável pela cobertura de Argentina, Paraguai e Uruguai com base em Itaú Unibanco Argentina. Antes, foi Gerente principal de administração de reservas no Banco Central de la República Argentina. Iniciou sua carreira no Ministério de Economia onde desenvolveu diversas atividades com destaque para Subsecretario de Financiamento, Representante Financeiro para Europa em Londres e Diretor de informações financeiras. Juan é formado em economia pela universidade de Buenos Aires e com mestrado pela Universidade de CEMA, cursou também o programa executivo de finanças da London Business School.

Julia Wrobel Folescu Gottlieb

É economista do Itaú Unibanco desde maio de 2014, responsável pela análise de contas externas e taxa de câmbio. Antes, foi analista no Chief Economist Office de América Latina do Banco Mundial em Washingto DC (2013–2014) e estagiária da Galanto Consultoria (2008-2010). É formada em economia pela PUC-Rio (2010) e mestre em economia também pela PUC-Rio (2013).

Julio Cesar Ruiz Alvarez

é responsável pela cobertura das economias de México e Peru. Antes atuou no escritório do economista-chefe do Ministério da Fazenda do México em diversas posições, como vice-diretor geral de Política Econômica, diretor de Planejamento Financeiro e chefe da área de Relações com Investidores. Iniciou a carreira como economista no banco central do México (Banxico). Tem graduação em Economia pelo ITAM (México) e mestrado em Administração Pública (MPA) com especialização em Política Econômica e Finanças Internacionais pela Columbia University (Nova York ).

Laura Candido de Souza Pitta

É economista do Itaú Unibanco desde março de 2015. Antes, lecionou na graduação da PUC-Rio (2014) e foi estagiária na Ventor Investimentos (2009). No Itáu, foi integrante na equipe de Sell-Side da Pesquisa Macroeconômica, sendo uma das responsáveis pelo desenvolvimento de indicadores proprietários, por escrever relatórios regulares e reunião/conference calls com clientes. A partir de 2017, Laura passou a ser responsável pela análise de China e commodities energéticas e metálicas. É formada em economia pela PUC-Rio (2009) e doutora em economia também pela PUC-Rio (2015).

Luiz Gustavo Cherman

Luiz Cherman tem 14 anos de experiência como economista. Integrou-se ao Itaú em 2008 e cobre os temas econômicos e políticos do Brasil para investidores institucionais. Anteriormente, foi economista da equipe de pesquisa do Citigroup para a América Latina, também com foco na economia brasileira. Luiz é graduado em economia pela PUC-Rio e cursou o mestrado em economia na Universidade de São Paulo.

Luka Barbosa

Passou a integrar a equipe econômica do banco Itaú em fevereiro de 2010. Antes, trabalhou na LLA Investimentos. No Itaú, Luka passou diversos anos focado na cobertura da política fiscal e atividade econômica no Brasil. Mais recentemente, passou a integrar a área de sell-side, com foco principal nos clientes de renda fixa no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia. Esta cobertura envolve análise macroeconômica e recomendações de investimento em renda fixa nos principais países da América Latina. Luka é economista formado pela PUC e mestre em economia pelo Insper.

Paula Mayumi de Oliveira Yamaguti

É economista do Itaú desde abril de 2013, onde é responsável pela análise setorial e de commodities. Antes de se juntar à equipe de Pesquisa Macroeconômica, trabalhou por cinco anos em outras áreas do Itaú Unibanco, com foco em risco de crédito e análise setorial. Paula possui graduação e mestrado em economia pelo Insper.

Pedro Castanheira Schneider

É economista do Itaú desde julho de 2014. Inicialmente trainee, foi responsável pela analise de Japão, ampliou a cobertura dos agregados macroeconômicos globais, além de ter sido economista assistente de commodities. Atualmente, é responsável pela análise de política fiscal no Brasil, com foco em projeções do resultado primário e da dívida pública. Pedro é mestre em economia pela USP e bacharel em economia pela UFRJ.

Pedro Victor Renault

É formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra. Ingressou na pesquisa econômica do Itaú em 2012 e trabalha atualmente na equipe de Sell-Side como um dos responsáveis por relatórios, reuniões e conference calls com clientes. Anteriormente, trabalhou na elaboração de cenários alternativos e de stress, projeções de inflação de médio prazo e análise de politica monetária. Também foi responsável pela criação de estudos e apresentações de cenário para o conselho do banco.

Roberto Prado

É responsável pela análise de economias desenvolvidas, com foco principal em EUA e Europa. Estuda os temas desde 2007, quando se juntou ao Itaú. Roberto tem desenvolvido modelos de curto e médio prazo para as principais variáveis econômicas norte-americanas e europeias. Seus interesses principais são política monetária, economia internacional e história econômica. É mestre em economia pela EESP/FGV-SP.