Imprensa



20/06/2013

Itaú Unibanco poupa 36,5 milhões de litros de água/ano com reuso de esgoto

Fonte: Relações com Imprensa

Parte do resfriamento de equipamentos deixou de ser feito com água tratada da companhia de saneamento e passou a ser oriunda de reuso de água

om a implantação de um sistema de reuso de água de esgoto para resfriamento de equipamentos em seu Centro Tecnológico, o Itaú Unibanco economizará cerca de 36,5 milhões de litros de água por ano, ou 100 mil litros por dia. A economia ocorre por meio do tratamento e reutilização da água despejada no esgoto gerado pelas atividades diárias do prédio.

No final do processo, já em funcionamento, esta água é reaproveitada nas torres de resfriamento do sistema de ar condicionado do Datacenter. Antes da implantação dessa estação de tratamento de esgoto, o resfriamento dos equipamentos era feito com água tratada oriunda da companhia de saneamento.

A iniciativa se soma às práticas de TI Verde que o banco vem adotando há anos. Somente com a modernização de seu datacenter instalado na Mooca, zona leste da capital paulista, a economia de energia proporcionada foi da ordem de 1,5 milhão de kWh/ano, ou mais de R$ 500 mil anualmente. As inovações em TI Verde estão sendo implantadas também no novo Centro Tecnológico do banco, em construção na cidade de Mogi Mirim, interior de São Paulo.  

“A eficiência na utilização de recursos sempre fez parte da cultura do Itaú e vem sendo ampliada ao longo dos anos. Investimos em tecnologia limpa e de ponta para ganhar maior agilidade e eficiência nas operações, o que reflete diretamente na qualidade de nosso atendimento”, explica Rooney Silva, diretor de infraestrutura em tecnologia do Itaú Unibanco.

Veja Também

Não existem elementos anteriores que mostrar

Veja mais