30/04/2013

Itaú Unibanco encerra 1º tri/13 com lucro líquido recorrente de R$ 3,5 bi

Trajetória de redução da inadimplência continua sendo observada no trimestre encerrado em 31 de março de 2013

•O lucro líquido recorrente do primeiro trimestre de 2013 foi de R$ 3,5 bilhões, com rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio de 19,1%.
• A carteira de crédito total ajustada (que inclui avais, fianças e títulos privados) registrou aumento de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 456,2 bilhões. Excluindo-se a carteira de veículos, que decresceu no período, a evolução foi de 13,7% em 12 meses.
• O índice de inadimplência medido por créditos vencidos há mais de 90 dias reduziu-se para 4,5% em março de 2013, com melhora de 0,3 ponto percentual no trimestre e de 0,6 ponto percentual em doze meses.
• A relação entre a despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa e a carteira de crédito atingiu 1,34% ao final do primeiro trimestre de 2013, o menor índice desde a fusão do Itaú Unibanco.

O controle das despesas e a tendência de queda nos indicadores de inadimplência levaram o Itaú Unibanco a atingir lucro líquido recorrente de R$ 3,5 bilhões e retorno sobre o patrimônio líquido médio de 19,1% no primeiro trimestre de 2013.

O banco registrou redução do índice de inadimplência medido por créditos vencidos há mais de 90 dias, que alcançou 4,5% em março de 2013 (0,6 ponto percentual menor do que a observada em março de 2012), beneficiado, principalmente, pela melhoria de 0,8 ponto percentual na carteira de empresas. A queda na inadimplência resultou em uma redução de 20,5% nas despesas de provisões para créditos de liquidação duvidosa, que atingiram R$ 4,9 bilhões no primeiro trimestre de 2013.

“Estamos colhendo os resultados de um trabalho iniciado já há algum tempo, quando decidimos mudar o mix de produtos do banco e focar em carteiras de menor risco com maior utilização de garantias, como consignado e imobiliário. Para o futuro, vislumbramos participação cada vez maior destes segmentos, combinada com uma política de controle de despesas e melhoria de eficiência”, afirma Rogério Calderón, diretor Corporativo de Controladoria do Itaú Unibanco.

A carteira de crédito total ajustada (que inclui avais, fianças e títulos privados) atingiu R$ 456,2 bilhões, com alta de 9,2% em relação a 31 de março de 2012. Dentre as carteiras que mais cresceram, destacam-se a de crédito imobiliário a pessoas físicas com 31,3%, a de crédito consignado com 48,1% e a de grandes empresas com 17,2%. No âmbito internacional, destaca-se o aumento de 42,1% na carteira de crédito da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, em relação ao mesmo período de 2012.

Nossos ativos totais superam R$ 1,0 trilhão e nossos recursos próprios, captados e administrados totalizaram praticamente R$ 1,5 trilhão em 31 de março de 2013. O índice de Basileia alcançou 17,7%, com crescimento de 1,6 ponto percentual em relação a 31 de março de 2012, demonstrando a forte posição de capital do Itaú Unibanco.

Mais informações sobre os resultados estão disponíveis no site do Itaú Unibanco www.itau-unibanco.com.br/ri.

Destaques do 1º trimestre de 13:

Marketing – O Itaú lançou a nova campanha institucional #issomudaomundo com o propósito de oferecer ainda mais visibilidade ao modo como o banco materializa seu compromisso com a transformação. Além do filme de TV, a iniciativa conta com vinhetas, anúncios de mídia impressa e web, bem como ações nas redes sociais. O endereço www.itau.com.br/issomudaomundo reúne informações sobre todas as iniciativas criadas e causas apoiadas  pelo banco, como Bike Sampa, Itaú Cultural e Espaço Itaú de Cinemas.

Tecnologia – Com o objetivo de antecipar tendências e oferecer o que há de melhor na prestação de serviços ao cliente, o Itaú estabeleceu parcerias com a Redecard e a Mastercard para inovar os métodos de pagamentos e compras com cartões de crédito, débito e pré-pago.
• Premiação – Como reconhecimento da sua atuação, o Itaú Unibanco foi eleito pela revista Global Custodian como o Melhor Custodiante da Região das Américas e Caribe para clientes internacionais, no Brasil, tanto para consumidores locais e internacionais, e no Chile para clientes internacionais.