Imprensa



29/01/2013

Itaú reforça no Carnaval de Salvador ações de valorização da cultura

Fonte: Relações com Imprensa

Patrocinador do Carnaval pelo sexto ano consecutivo, Itaú realiza programação especial para população na Praça Castro Alves

– “A Praça Castro Alves é do povo”. Por isso, o Itaú, patrocinador Máster do Carnaval de Salvador pelo sexto ano consecutivo, escolheu esse espaço, cantado em prosa e versos,  para mais uma vez ser um dos principais palcos da folia. Durante três dias - de domingo (10) à terça (12) - a praça receberá grandes artistas e bandas locais e nacionais, que se revezarão entre palco e trios elétricos, com shows gratuitos para a população, além de outras atrações que prometem agitar a maior festa popular do Planeta e levar alegria ao povo, a quem, de fato, a praça pertence.

A iniciativa, em parceria com a Saltur (Salvador Turismo) e a Prefeitura Municipal de Salvador, visa transformar o Carnaval da Praça Castro Alves em um modelo para a folia, contribuindo para democratizar a festa e valorizar as raízes da cultura baiana. A parceria viabiliza a saída dos trios sem corda, os encontros de trios e interações com o palco criado no coração do Carnaval.  Ainda como parte da iniciativa, o Itaú apoiará os tradicionais blocos afros e afoxés como Ilê Ayê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, entre outros que desfilam tanto no circuito Barra-Ondina (Dodô) como no Campo Grande (Osmar), além do trio elétrico independente, de três andares e sem corda, da cantora Daniela Mercury, que sai na sexta-feira (09) de Carnaval no circuito Barra-Ondina e do bloco de Luiz Caldas.

Todas essas ações evidenciam o compromisso do Itaú de priorizar o desenvolvimento social. “Nosso objetivo é resgatar a tradição dos antigos carnavais, democratizar a folia, tornando-a acessível a toda população e resgatar a tradição da Praça Castro Alves como principal ponto de encontro do Carnaval baiano. Com shows gratuitos e sem corda queremos reviver os grandes encontros de trios e valorizar os artistas e blocos ligados à cultura local”, afirma Fernando Chacon, Diretor executivo de Marketing do Itaú. As ações de Carnaval do Itaú são assinadas pela Agência Tudo.

As ações de revitalização da Praça Castro Alves, iniciativa do Itaú e da Saltur, foram iniciadas em 2012 marcando o fortalecimento do espaço como palco dos grandes encontros da música baiana e do principal cenário de participação popular. Este ano, o palco terá mais atrações que no ano passado. Todos os shows e demais ações de entretenimento serão realizados de domingo a terça, das 18h às 01H.  

Palco sustentável com grandes atrações e novidades

As ações de revitalização da Praça Castro Alves, iniciativa do Itaú e da Saltur, foram iniciadas em 2012 marcando o fortalecimento do espaço como palco dos grandes encontros da música baiana e do principal cenário de participação popular. Este ano o palco trará mais atrações que na última edição. Entre as apresentações estão as cantoras Gaby Amarantos e Nara Costa e a Banda Calypso.

Além da grade de atrações, uma das grandes novidades para esse ano é o piso sustentável, que vai aproveitar a alegria e o gingado dos foliões para capturar energia e reutilizá-la durante a festa. Com tecnologia holandesa, inédita no Carnaval de rua de Salvador, será possível capturar cerca de 500 Watts por hora. “Em um encontro das atrações dos trios com o palco, esse número pode ser ainda maior. Nosso principal objetivo é a geração de energia sustentável, mas não temos dúvidas de que será emocionante ver a energia aumentando com a alegria do folião pipoca” afirma Chacon.

São cerca de sete horas de shows por dia, com música de domingo à terça. A energia gerada pelos foliões ao longo de toda a festa seria capaz de carregar 2200 celulares, de manter 130 televisores ligados por 1 hora e 450 horas de uso de um aparelho de som. Para completar, um telão localizado na Praça Castro Alves irá projetar as mensagens enviadas pelos internautas com a hashtag #itauCarnaval.

Valorização da cultura local

Além do projeto Castro Alves, o Itaú manteve a distribuição de recursos que beneficiam, sobretudo, os blocos afros, afoxés e associações ligadas a projetos culturais e sociais. Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza, Commanches do Pelô e Cortejo Afro são as instituições que receberão o apoio direto do banco. Em todos eles, o Itaú programa uma série de ações de ativação com o objetivo de agregar ainda mais valor à festa. O Itaú também apoia atitudes de artistas que realizam o Carnaval para o povo, com um aporte de recursos a blocos sem corda, como o Trio Independente da cantora Daniela Mercury, que circula na avenida, na sexta-feira de Carnaval e do cantor Luiz Caldas.  “Os blocos representam a raiz da cultura baiana e são as nossas representações culturais para o mundo. Por isso, estamos apoiando e promovendo ações que tornam o Carnaval mais acessível ao povo, priorizando o que a folia tem de mais popular, que é o Carnaval de rua” afirma Chacon.

Itaú Unibanco e a cultura

O Itaú Unibanco está entre os maiores bancos do mundo em valor de mercado e tem uma rede de atendimento com mais de 34 mil unidades no Brasil e no exterior. Sua atuação se estende pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Não é de hoje que o banco entende a preservação e o acesso à cultura nacional como alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e independente. Dentre as iniciativas no âmbito da cultura vale destacar a criação do Itaú Cultural, há 25 anos, o Espaço Itaú de Cinema e o apoio à importantes festas populares em todo o Brasil, com o propósito de valorizar as iniciativas das comunidades onde atua e incentivar o desenvolvimento social e cultural dessas localidades, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Festival de Teatro de Curitiba, o Festival de Dança de Joinville, além da Festa Literária Internacional de Pernambuco, Rock in Rio, entre outros.

Veja Também

Não existem elementos anteriores que mostrar

Veja mais