02/09/2013

Itaú lança o primeiro ETF no Chile

Este instrumento é o único em nível mundial que inclui as 40 ações com maior presença no mercado chileno

Alinhado ao seu constante compromisso com o mercado chileno, e fiel ao seu caráter inovador, o Itaú disponibiliza a partir de hoje (02) no Chile o It Now IPSA, o primeiro ETF que replica a rentabilidade das 40 ações com maior presença no mercado local. It Now é a marca com a qual o Itaú gerencia seus ETFs.

No ano passado, o banco venceu a licitação realizada pela Bolsa de Comercio de Santiago para criar ETFs de seus principais índices. Com esse processo, o Itaú conquistou o direito do uso exclusivo das marcas registradas IPSA, IGPA e Inter-10 pelo prazo de dez anos, permitindo a criação, negociação e transação de ETFs no mercado nacional e internacional.

“O lançamento do It Now IPSA é uma aposta de longo prazo que mostra o compromisso do Itaú com este mercado. Para os próximos anos, é esperado um crescimento entre 20% e 30% da indústria de ETFs em todo o mundo, e nós acreditamos que o Chile possa fazer parte dessa expansão”, afirmou o gerente geral do Itaú Chile, Boris Buvinic.

Este ETF, inédito no mercado local, facilitará a implementação de estratégias de investimento que busquem exposição no mercado chileno. O gerente geral da Itaú Asset Management no Chile, Wagner Guida, explica que “este instrumento oferece uma série de vantagens, como o acesso a uma carteira diversificada de títulos locais, com uma liquidez similar à de qualquer ação e um custo muito menor que os fundos mútuos. Além disso, recebe o mesmo tratamento tributário das ações de que é composto e permite investir sem exposição ao dólar”.

A esses benefícios, deve-se acrescentar que a criação de quotas no mercado primário será in-kind, ou seja, os aportes serão realizados com as ações subjacentes da cesta que forma o ETF. “Esse ponto é vital, porque a criação de quotas não impactará o mercado e permitirá arbitrar”, acrescenta Guida.

Por sua vez, o gerente geral da Bolsa de Comercio de Santiago, José Antonio Martínez, declarou que “este lançamento é o primeiro passo rumo ao desenvolvimento de um novo mercado de ETFs emitidos localmente, e constitui um importante marco para a Bolsa de Santiago como agente relevante no desenvolvimento do mercado e no seu compromisso de ampliar a oferta de instrumentos financeiros, oferecendo novas e interessantes oportunidades de negócios para investidores locais e estrangeiros”.

Tendo a LarrainVial como MarketMaker, é de se esperar que este instrumento possua uma importante liquidez e profundidade no mercado chileno, com spreads competitivos e atraentes para os investidores.

O gerente geral da LarrainVial Corredora de Bolsa, Manuel Bulnes, destaca o lançamento deste novo instrumento junto ao Itaú e acredita que o It Now IPSA atrairá uma série de clientes que, caso não existisse este produto, não estariam no mercado. “Trata-se de uma boa notícia para o mercado e seus participantes, e também para o preço das ações chilenas”, afirma.

Bulnes acrescenta que este instrumento é atraente para todo tipo de investidores e, especialmente, para os fundos mútuos e hedge funds internacionais que pretendam aumentar sua exposição a empresas chilenas.

Por trás da estruturação e implementação do It Now IPSA existe uma equipe de excelência munida de um amplo know how neste tipo de instrumentos. O Itaú tem nove anos de experiência no negócio dos ETF no Brasil e, atualmente, oferece seis produtos distintos sob a marca It Now, onde administra fundos no valor de US$ 750 milhões, o equivalente a 40% do mercado de ETFs no Brasil.

Sobre os ETFs

Um ETF é um fundo negociado em bolsa de valores, com a particularidade de que suas quotas podem ser compradas ou vendidas a qualquer momento, da mesma forma que a ação de qualquer companhia. Sendo assim, os lucros dos fundos mútuos misturam-se aos das ações.
De forma geral, replicam a rentabilidade de um índice como o Dow Jones ou o Ibovespa. Isso significa que os ETFs aportam aos investidores o mesmo retorno que o mercado subjacente depois das comissões. Também existem ETFs de renda fixa, commodities e outras classes de ativos.
Os ETFs transformaram-se rapidamente em uma das formas de investimento mais populares, permitindo que os investidores tenham acesso a um grande número de mercados de forma eficiente.

Sobre o Banco Itaú Chile
O Banco Itaú Chile iniciou suas operações em fevereiro de 2007 e hoje possui 92 agências, 2.450 colaboradores e um patrimônio de US$ 1,2 bilhão, aproximadamente, com lucros totais no fim do ano 2012 de US$ 124 milhões e ativos totais de US$ 11 bilhões.
Hoje é o banco com maior crescimento em suas aplicações entre os dez maiores bancos do país.