Imprensa



10/04/2015

Itaú é eleito novamente a marca mais valiosa do Brasil

Fonte:

Itaú é eleito novamente a marca mais valiosa do Brasil

Com marca avaliada em R$ 21,7 bilhões, valor superior aos últimos dois anos, o Itaú Unibanco mais uma vez lidera o ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2014. Esta é a décima primeira vez que o banco ocupa o primeiro lugar, desde a criação do prêmio em 2001. A Rede – empresa de meios eletrônicos de pagamento do Grupo Itaú Unibanco – estreia no ranking na 21ª colocação. O estudo completo pode ser conferido no site www.rankingmarcas.com.br.

 

"Esse reconhecimento à marca Itaú reforça a efetividade da estratégia adotada e trouxe resultados substanciais na entrega de resultados consistentes em nossa operação e em nossas atitudes de marca, cada vez mais relacionada ao propósito de transformar o mundo das pessoas para melhor, por meio de incentivo a educação, cultura, esporte e mobilidade urbana”, explica Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú. A estreante na lista Rede também comemora. “Desde a criação da marca Rede temos nos dedicado a oferecer, com máxima qualidade, serviços, parcerias e soluções que tenham um impacto positivo nas atividades e resultados de nossos clientes. Entrar para esse ranking com apenas um ano após o reposicionamento de marca é o resultado e o reconhecimento desses esforços”, afirma Milton Maluhy Filho, presidente da Rede e diretor executivo da área de cartões do Itaú Unibanco.

 

Criada em 1988 em parceria com a London Business School, a metodologia de avaliação de marcas da Interbrand considera a marca como um ativo estratégico do negócio, capaz de gerar identificação, diferenciação e valor. São analisadas as diferentes formas de influência da marca no desempenho da organização, de acordo com o impacto que exerce em consumidores (atuais e potenciais), funcionários, fornecedores e investidores.

 

A pesquisa Marcas Brasileiras Mais Valiosas examinou três componentes para sua análise: Resultados Financeiros, Papel e Força da Marca. A escolha foi feita após avaliação das diferentes maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde sua influência sobre o desempenho financeiro até a satisfação das expectativas dos clientes. Ainda de acordo com a Interbrand, Os investimentos em tecnologia e relações cada vez mais próximas com seus clientes são fatores que contribuíram para esse crescimento.

 “A gestão de marca do Itaú é um trabalho consistente de muitas décadas, que envolve todas as áreas do banco, e passa pelas iniciativas que desenvolvemos em prol da sociedade e do alinhamento entre discurso e prática, agregando valor à nossa reputação. Tudo isso faz com que as pessoas participem e sintam-se parte desse movimento”, diz Chacon.

 

O Itaú está entre os maiores bancos do mundo em valor de mercado. Com mais de 94 mil colaboradores em todo mundo, incluindo sete mil colaboradores em unidades no exterior, tem uma rede de atendimento em 20 países das Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.