17/06/2013

Itaú e Cencosud fecham acordo no Chile e Argentina

Acordo potencializa oferta de produtos e serviços financeiros ao varejo

• Após negociações em São Paulo e Santiago foi assinado por ambas as empresas um Memorando de Entendimentos por meio do qual o Itaú Unibanco terá 51% do negócio de financiamento ao consumo da Cencosud nos dois países.

• A operação considera a compra de ações da administradora de cartões de crédito Cencosud (CAT) através de suas subsidiárias Banco Itaú Chile e Banco Itaú Argentina, no valor de US$ 307 milhões, que inclui a aquisição de 51% do patrimônio líquido das duas empresas.

• Além disso, o acordo prevê o financiamento de 100% da carteira de cartão de crédito em ambos os países por parte do grupo Itaú, em um montante de aproximadamente US$ 1,3 bilhão.

Com o objetivo de impulsionar o negócio de cartões de crédito e enfrentar os desafios do setor financeiro, tanto no Chile como na Argentina, o Itaú Unibanco e a Cencosud, duas empresas líderes em seus respectivos setores e reconhecidas pela excelência e qualidade de serviço, assinaram um Memorando de Entendimentos para desenvolver conjuntamente o negócio de financiamento ao consumo, numa associação em que Itaú terá 51% e Cencosud terá 49% de participação.

A operação considera a compra de ações da administradora de cartões de crédito Cencosud (CAT) através de suas subsidiárias Banco Itaú Chile e Banco Itaú Argentina, no valor de US$ 307 milhões, que inclui a aquisição de 51% do patrimônio líquido das duas empresas. Além disso, o acordo prevê o financiamento, pelo Itaú, de 100% da carteira de cartões de crédito em ambos os países, no valor de cerca de US$ 1,3 bilhão.

Esta parceria, que marca uma nova tendência no mercado financeiro chileno, é consistente com o fortalecimento dos processos de concessão de crédito e permite oferecer mais e melhores benefícios aos clientes.

Com essa parceria, mais de 3 milhões de clientes de cartão de crédito serão favorecidos em ambos os países, acessando diretamente a novos produtos e serviços financeiros. Tudo isso, apoiado pelo prestígio e experiência internacional do Itaú e pela solidez e confiabilidade da Cencosud, através de suas marcas Jumbo, Santa Isabel, Paris, Easy, Johnson e sua cadeia de centros comerciais.

O acordo, válido por 15 anos e renovável, fornece as condições necessárias para a realização desta associação. Durante os próximos 90 dias, as partes irão trabalhar para concretizar os termos finais. O fechamento da transação está sujeita à aprovação regulatória no Chile, Argentina e Brasil.

Esta parceria faz parte do plano estratégico de longo prazo da Cencosud, que visa melhorar o serviço financeiro oferecido aos seus clientes, sem ter que utilizar seus próprios recursos, alinhado ao modelo que já funciona em suas operações no Brasil e na Colômbia.

Para o Itaú, este acordo permite acelerar seu plano de crescimento, reforçando significativamente a sua posição no mercado em ambos os países considerados estratégicos para o banco.

Uma vez concretizado o acordo, ambas as empresas deverão desenvolver sinergias que resultem em redução de custos e vários benefícios para os clientes.

Sobre a Cencosud
• A Cencosud é um dos maiores varejistas multimarcas da América Latina, com mais de 150.000 colaboradores e operações em Chile, Brasil, Colômbia, Peru, Argentina e China.
• A Cencosud opera através de vários formatos, incluindo supermercados, acessórios para casa, shopping centers e lojas de departamento. Em março de 2013 operava com mais de 4,5 milhões m2 de área de vendas.
• Possui mais de 1.000 lojas na região e vendas que superam US$ 20,017 bilhoes nos ultimos 12 meses
• Cencosud é conhecida por seu serviço ao cliente e produtos de alta qualidade, operando sob as marcas Jumbo, Wong, Paris, Easy, Prezunic, entre outros.
• Tem ações listadas na Bolsa de Santiago, Bolsa Electronica, Bolsa de Valparaiso e na Bolsa de Nova York.

Sobre o Banco Itaú Chile
O Banco Itaú Chile iniciou suas operações em fevereiro de 2007, tem agora 92 unidades, 2.450 colaboradores e patrimônio de cerca de US$ 1,2 bilhão, com lucro total no final de 2012 de US$124 milhões e ativos totais de US$11 bilhões. Tem sido o banco que mais cresce entre os 10 maiores bancos do país.

Sobre o Banco Itaú Argentina
O Banco Itaú Argentina tem uma rede de 76 unidades localizadas na área metropolitana de Buenos Aires, La Plata, Mar del Plata, Rosario, Mendoza, Córdoba, San Miguel de Tucumán, Salta e Neuquén. Também tem 23 agências instaladas em grandes empresas. Possui 1.700 colaboradores, 400 mil clientes e ativos de US$ 12,151 bilhões.