Imprensa



19/07/2013

Bike Poa contará com o apoio do Itaú Unibanco

Fonte: Relações com Imprensa

Bikes estão à disposição dos usuários todos os dias, das 6h às 22h.

O sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Poa, uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre e da concessionária Serttel, conta a partir de agora com o apoio do Itaú Unibanco. As bikes e estações da capital gaúcha surgem repaginadas na cor laranja, seguindo o padrão dos programas das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, que também têm o apoio da instituição financeira.

“Sabemos do potencial de Porto Alegre e queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Entendemos que uma maneira de fazer isso é incentivar a integração da bicicleta ao sistema de transporte público, pois as bikes são uma alternativa viável para o deslocamento em pequenos trajetos”, afirma Cícero Araujo, diretor de Relações Institucionais do Itaú Unibanco.
 
Vale ressaltar que a política e as regras de utilização do Bike Poa não sofrem mudanças, não sendo necessário realizar novo cadastro. As laranjinhas continuam à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h. A bicicleta pode ser usada por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após esses períodos, o ciclista devolva o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer a pausa, serão cobrados R$ 5 por cada intervalo subsequente.

Para os novos usuários, é preciso preencher um cadastro pelo portal do programa (www.movesamba.com/bikepoa). Pessoas de qualquer cidade podem se cadastrar e utilizar as bicicletas na capital. O pagamento deverá ser realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas é feito pelo celular, informando a estação e o número da bike desejada, ou através do aplicativo para smartphones, nos sistemas Android e iOS.

As bicicletas, desenvolvidas pela Serttel, têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 15 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três marchas com câmbio integrado nexus, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização, retrovisor do lado esquerdo - sendo todos os itens de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro -, além de sistema de identificação e trava eletrônica.  

Inaugurado em 22 de setembro de 2012, o BikePoa contabiliza mais de 160 mil viagens e 49 mil usuários cadastrados. O sistema de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre foi desenvolvido e é operado pela Serttel, empresa com sede no Recife, em Pernambuco, que atua há mais de 25 anos na área de mobilidade urbana.

“Estamos muito felizes com  o apoio do Itaú ao Projeto de Bicicletas Públicas de Porto Alegre. Com a parceria, podemos oferecer mais estações e mais bicicletas, potencializando o sucesso do programa, que foi completamente absorvido pela população da cidade”, declara Angelo Leite, presidente da Serttel.

Veja Também

Não existem elementos anteriores que mostrar

Veja mais