28/06/2013

Banco Itaú Uruguay aumenta sua presença no segmento de varejo

O Banco Itaú Uruguay SA e o Citibank N.A. Sucursal Uruguay assinaram um acordo pelo qual o Banco Itaú Uruguay irá comprar as operações de varejo do Citi no país, sujeito ainda às aprovações regulatórias do Banco Central do Uruguai e do Poder Executivo.

O Banco Itaú Uruguay vai assumir um portfólio de mais de 15 mil clientes com contas bancárias (conta corrente, poupança e depósitos a prazo) representando mais de US$ 265 milhões em depósitos, cerca de US$60 milhões de carteira de crédito, incluindo a carteira de cartões de crédito do Citi emitidos no Uruguai nas bandeiras Visa, MasterCard e Diners, os débitos de seguros associados a esses cartões e empréstimos pessoais, além das agências de Carrasco e Punta Carretas.

A transferência do negócio para o Banco Itaú Uruguay será implementada após a obtenção de aprovações regulatórias necessárias já mencionadas. Enquanto isso, todas as operações de ambos os bancos continuam sem mudanças e nas mesmas condições em que se encontram atualmente. Os clientes serão devidamente informados sobre os próximos passos para realizar a transferência, que será realizada com o objetivo de oferecer aos clientes uma transição tranquila.

De acordo com Horacio Vilaró, gerente geral do Itaú Uruguay, o crescimento do Itaú no país é baseado no bom clima dos negócios e na confiança que o banco possui no mercado financeiro local. "Todos esses anos temos crescido organicamente, o que nos garante o segundo lugar entre os bancos privados no país e um papel importante como emissor de cartões de crédito. Com esta aquisição reforçamos ainda mais este posicionamento. Estamos muito animados para oferecer nossos serviços a esta nova base de clientes e estamos confiantes que nos escolham como seu banco principal". Essa operação está em linha com foco estratégico do Itaú Unibanco de fortalecer sua atação na região, reforçando ainda mais a capacidade de geração de valor do sistema financeiro brasileiro.

Já Daniel Varese, CEO do Citi Uruguay reafirmou o compromisso do banco para o país, onde já tem 98 anos de presença ininterrupta. Neste sentido ratificou as ações definidas pela operação uruguaia, em linha com a estratégia geral do Citi de concentrar suas operações no negócio de corporate banking "para continuar reforçando nossa posição e compromisso de oferecer serviços de primeira classe nos segmentos em que nós podemos gerar maior valor, ancorados pela rede global do Citi".

Vale ressaltar que o valor envolvido na operação em questão não é significativo para o Itaú Unibanco e, portanto, não acarretará efeitos contábeis relevantes em seus resultados.

Sobre o Banco Itaú Uruguay
O Banco Itaú Uruguay é um dos bancos privados que mais cresce no país nos últimos anos. Possui mais de 250 mil clientes, com 23 agências e 572 funcionários. De acordo com dados de 31 de maio de 2013, apresenta ativos de US$3,250 bilhões e gere cerca de US$7,032 bilhões, incluindo depósitos locais e custódia. O Itaú Unibanco está presente em 20 países e atende cerca de 40 milhões de clientes. É hoje um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado e emprega cerca de 95 mil colaboradores.