Pagamentos a Fornecedores

Prezado Fornecedor, com o intuito de garantir a transparência e a padronização das relações entre o Itaú Unibanco e seus Fornecedores, informamos que a partir de 1º de Setembro de 2017 o processo para pagamento e recebimento das notas fiscais seguirão os procedimentos abaixo e o descumprimento impactará no prazo de pagamento:

 

A. Prazo padrão de pagamento das notas fiscais

 

Todas as notas fiscais serão pagas de acordo com a condição de pagamento padrão do Itaú Unibanco, na qual o fornecedor deve encaminhar as notas para Contas a Pagar Itaú em dois períodos:


      • Entre os dias 1 e 10: pagamento no dia 30 do mesmo mês

      • Entre os dias 11 e 20: pagamento no dia 10 do mês subsequente

      • Após o dia 20: pagamento no dia 30 do mês subsequente

 

O prazo para o pagamento começará a contar a partir da recepção das notas fiscais pelo Itaú Unibanco, no formato especificado no item C.

Nota: nos casos em que o prazo final de envio de NFs (dias 10 e 20) não forem dias úteis, prorroga-se o prazo para o próximo dia útil.

 

B. Centralização do envio das notas fiscais para Contas a Pagar

 

As notas fiscais devem ser enviadas para o canal único de recebimento, respeitando o período mencionado no item A.

contasapagar@itau-unibanco.com.br

 

Reforçamos que as notas fiscais recepcionadas devem conter o pedido de compras e o aceite do serviço ou compras de materiais, que é fornecido pela área gestora do contrato.

 

C. Formato de envio de notas fiscais

 

O fornecedor deverá enviar as notas fiscais de acordo com um dos formatos abaixo, que melhor se adeque com sua operação. A partir de 1º de Novembro de 2017, não serão aceitos documentos fora do padrão especificado:

 

      • Imagem da NF (Salvo em formato PDF) + Arquivo XML (conforme disponibilidade da Prefeitura/Estado emissor):

       1 Nota Fiscal por arquivo XML
       1 Nota Fiscal por arquivo PDF nomeada somente com o Nº da Nota Fiscal

       • Imagem da NF (Salvo em formato PDF) + Arquivo .CSV (conforme disponibilidade da Prefeitura/Estado emissor):

       Arquivo .CSV extraído diretamente do site da Prefeitura/Estado com 1 Nota Fiscal por linha
       1 Nota Fiscal por arquivo PDF nomeada somente com o Nº da Nota Fiscal
      

      • Imagem da NF (Salvo em formato PDF) + Template Excel

       1 Nota Fiscal por linha do Template Excel
       1 Nota Fiscal por arquivo PDF nomeada somente com o Nº da Nota Fiscal

 

É permitido o envio de mais de um arquivo PDF por e-mail (nomeados somente com número da Nota Fiscal), obrigatoriamente acompanhados dos respectivos arquivos de dados (XML, CSV ou Template), conforme descrito nas opções acima.

 

Cada e-mail deve ter o limite máximo de 20 MB.

 

MPORTANTE:

Cartas de desconto, cartas de correção, boletos e demais anexos que compõem a NF deverão ser digitalizados e enviados em um único arquivo PDF, no mesmo e-mail com os respectivos arquivos de dados (XML, CSV ou Template);


Não compactar os arquivos (.ZIP), pois estes arquivos serão desconsiderados;


Notas Fiscais Físicas serão desconsideradas, exceto Notas de Talão, que deverão ser digitalizadas e seguir as orientações dos formatos acima. A nota original deverá ser enviada aos cuidados da Gestão de Pagamentos (Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 1827, 20º andar - Bloco B. CEP: 01317-002, São Paulo/SP);


Não serão aceitos, em um único e-mail, dois formatos de arquivos - XML e CSV. Os mesmos deverão vir em e-mails distintos, seguidos das Notas Fiscais que os compõem;


São aceitos apenas documentos em formato PDF, CSV e XML. Demais formatos (XLSM, DOC, JPG, TIF, TXT, HTML, dentre outros) serão desconsiderados;


Quando os dias 10 e 30 caírem em dias não úteis (sábados, domingos e feriados) o pagamento será realizado no primeiro dia útil subsequente.



 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 4520-1204 ou envie um e-mail para itaufornecedores@itau-unibanco.com.br.

 

Atenciosamente,

Diretoria de Operações e Pagamentos – Gestão de pagamentos
Diretoria de Patrimônio, Compras e Ativos – Vendor Management