Previdência privada

Segurança para os seus negócios e tranquilidade para os funcionários

Com o plano de previdência privada você aproveita uma série de vantagens e beneficia os seus funcionários. Traz mais motivação, aumenta a produtividade e dá toda tranquilidade no momento de aposentadoria. Além disso, você não paga encargos trabalhistas sobre as contribuições previdenciárias.

Rentabilidades

Confira a rentabilidade dos nossos planos de previdência.
Tabela de rentabilidade


PGBL

Para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, esse plano permite deduzir parte das contribuições feitas com a previdência privada.

Características e vantagens

  • As deduções são feitas a partir da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta tributável anual. Essa dedução está sujeita ao recolhimento de contribuições para o regime geral de previdência social ou, quando for o caso, para regime próprio de previdência social dos servidores públicos.


  • Somente o total de contribuições feitas no ano deve ser incluído na declaração de bens patrimoniais.
  • Possibilidade de aplicação em renda fixa ou renda variável.
  • Duas opções de tributação: progressiva compensável ou regressiva definitiva.

VGBL

Para quem faz a declaração simplificada ou quer aplicar mais de 12% de sua renda bruta em previdência, nesse plano a tributação é feita apenas sobre o ganho de capital.

Características e vantagens

  • Possibilidade de aplicação em renda fixa ou renda variável.
  • Duas opções de tributação: progressiva compensável ou regressiva definitiva.

 



  • Nos planos VGBL apenas os valores nominais devem ser lançados na declaração de bens patrimoniais.

Vantagens para a empresa

O plano de previdência privada traz uma série de benefícios e contribui para o crescimento da sua empresa. Com ele, os funcionários ganham motivação, aumentam a produtividade e você ganha um diferencial na seleção de futuros profissionais. 

Além disso, você não tem encargos trabalhistas nas contribuições da previdência e conta com dedução do imposto de renda até o limite de 20% da folha salarial envolvida no plano, caso a sua empresa tenha optado pelo regime de tributação sobre o lucro real.

Você ainda pode escolher entre os planos PGBL e VGBL, para atender melhor o perfil da sua empresa, com opções de fundo em renda fixa e variável, contrato personalizado, uma equipe especializada para dar treinamento e suporte técnico à área de recursos humanos.

Você também tem à sua disposição duas modalidades: averbado ou constituído. Na modalidade averbado, apenas o funcionário contribui; na modalidade constituído, a empresa também pode contribuir.

Caso queira, a empresa pode oferecer um plano exclusivo para garantir a formação e a carreira profissional do filho, neto, sobrinho ou afilhado do funcionário, que seja seu dependente econômico e menor de 18 anos. Dessa forma, no futuro, o beneficiário poderá fazer as suas próprias escolhas e usar esse recurso como desejar. 

Vantagens para os funcionários

O plano proporciona tranquilidade e segurança na fase de aposentadoria, maior rendimento das aplicações feitas ao longo do tempo, já que elas não são tributadas, e conta com taxas reduzidas. No plano PGBL existe a dedução no imposto de renda até o limite de 12% da renda tributável anual. O saldo acumulado não entra em inventário e é pago aos beneficiários com agilidade e economia no pagamento de impostos.

Renda fixa: para quem quer um investimento com menor risco, as contribuições são investidas em papéis de renda fixa, como títulos federais, CDBs e debêntures.

Renda variável: para quem busca um retorno maior que o da renda fixa em aplicações de longo prazo e está disposto a assumir riscos, os recursos são alocados em um fundo balanceado que investe no mercado de renda fixa e em ações que refletem o Ibovespa médio.

Importante

  • Caso sejam feitos resgates durante o período de acumulação, a contagem do prazo leva em consideração o tempo de cada aplicação e o valor é retirado das contribuições mais antigas, nas quais ocorre a menor alíquota de imposto de renda.
  • No caso de recebimento de renda, a alíquota será conforme a tabela decrescente do imposto de renda de acordo com o prazo médio das aplicações, determinado com base nos investimentos durante o período de acumulação e no prazo decorrido durante o recebimento da renda.
  • Para escolher a melhor opção de tributação, é importante avaliar o prazo de permanência no plano e as despesas dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual do IR, como saúde, educação ou dependentes econômicos.

Portabilidade

Transfira seu plano de previdência para o Itaú

Se sua empresa possui um plano de previdência em outra instituição, você pode transferir seus recursos sem pagamento de imposto de renda ou quaisquer outras taxas e aproveitar todas as vantagens que o nosso plano de previdência oferece.

Conveniência do canal de atendimento pela internet

Você gerencia o plano de sua empresa via internet e seus funcionários podem consultar saldos, realizar aportes adicionais e efetuar resgates.

Informações reduzidas

As deduções são condicionadas ao recolhimento de contribuições para o regime geral de previdência social ou, quando for o caso, para regime próprio de previdência social dos servidores públicos. Prevalecem os termos dos regulamentos na contratação do produto, de acordo com a legislação vigente. O registro desses planos na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Itaú Vida e Previdência S.A. – CNPJ: 92.661.388/0001-90.

Entidades fechadas próprias

Empresa que deseja ter fundo de pensão próprio.

Previdência multipatrocinada

Fundos de pensão administrados em grupo.

Seguro pessoas

Funcionários seguros e protegidos, e empresa mais produtiva.

Educação financeira

Especialistas têm as soluções para a empresa evoluir cada vez mais.

Itaú Comunidade Empresas

Rede social gratuita, exclusiva para clientes.