Previdência para sócios PGBL e VGBL
Entenda a diferença entre PGBL e VGBL
Família FlexPrev PGBL
Ideal para quem realiza declaração de IRPF por meio do formulário completo e contribui com algum sistema de previdência oficial.
Benefício fiscal: permite deduzir as contribuições no cálculo de IR a ser pago na declaração de ajuste anual (até o limite de 12% da renda bruta tributável anual). Esta dedução está condicionada ao recolhimento de contribuições para o regime geral de previdência social ou, quando for o caso, para regime próprio de previdência social dos servidores públicos. Caso você receba benefícios de aposentadoria ou pensão concedidos pelo regime geral da previdência social ou pelo regime próprio de previdência, esta condição não se aplica.
O imposto de renda sobre o valor total é retido na fonte no ato do resgate ou no recebimento da renda. As alíquotas desse imposto são aplicadas de acordo com
a opção de regime de tributação exercida pelo participante: tributação progressiva compensável ou tributação regressiva definitiva.
Família FlexPrev VGBL
Ideal para quem realiza declaração de IRPF por meio do formulário simplificado ou é isento do imposto. Indicado também para investidores que já destinaram 12% da sua renda em aplicações no PGBL ou que não contribuem com algum sistema de previdência oficial.
O imposto de renda sobre o rendimento é retido na fonte no ato do resgate ou no recebimento da renda. As alíquotas desse imposto são aplicadas de acordo com a opção de regime de tributação exercida pelo participante: tributação progressiva compensável ou tributação regressiva definitiva.
Conheça a seguir as duas opções de tributação
Tributação progressiva compensável
No momento do resgate, a incidência de IR na fonte acontece, de forma antecipada, na alíquota única de 15% e no recebimento de renda, conforme a Tabela Progressiva do IR. Os valores recebidos e o recolhido antecipadamente devem ser lançados na declaração de ajuste anual de IR e podem ser compensados ou restituídos de acordo com suas despesas médicas, escolares ou com os seus dependentes econômicos.
Tributação regressiva definitiva
Ao longo do tempo, as alíquotas na fonte diminuem. Assim quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, menos imposto você pagará. No momento do resgate ou recebimento de renda, a incidência de IR ocorre de forma definitiva e exclusiva na fonte, começa em 35%, com redução de 5% a cada 2 anos, até atingir 10% para prazos acima de 10 anos.