Você sabia?



O Programa Itaú Criança

Você sabia que o Programa Itaú Criança, além de convidar toda a sociedade a ler para as crianças, contempla outras frentes de participação social? 

Para mudar o mundo para melhor, o programa mobiliza os mais de 90 mil colaboradores do Itaú Unibanco para realizarem ações voluntárias de incentivo à leitura por todo o Brasil. Funcionários interessados podem participar de uma formação em mediação de leitura e oferecer para escolas públicas e organizações onde atuam a Biblioteca Itaú Criança (mini acervo de livros literários). Milhares de Bibliotecas são oferecidas anualmente.

O Itaú Criança ainda incentiva os funcionários a contribuírem com parte do Imposto de Renda (até 6% do IR devido) para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. E o Itaú Unibanco destina recursos da Pessoa Jurídica para dobrar a colaboração dos funcionários aos projetos selecionados pelo programa.

Contribuir para a educação integral das crianças e adolescentes é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável do país. E de transformar a vida deles! Afinal, toda criança tem o direito de ser bem cuidada e ouvir histórias contadas por pessoas queridas! #issomudaomundo.

   

Fotografia de uma mulher mostrando um livro para várias crianças. Todos estão sentados no chão.

Coleção em braille e fonte ampliada
  Ler para as crianças é um convite que o Itaú Criança faz a todos os adultos. Por isso, você sabia que, todos os anos, são oferecidas também coleções em braille e fonte ampliada, produzidas pela Fundação Dorina Nowill? Se você necessita da coleção adaptada, clique aqui.
 
  Como escolher um livro infantil
  - Folheie muitos livros, leia as histórias, observe se as ilustrações e o estilo do autor lhe agradam. Quanto mais livros você conhecer, mais elementos terá para escolher um livro apropriado à criança.
  - Não fique preso às indicações por faixa etária – elas são apenas recomendações. Uma criança pode gostar de ouvir um longo conto de fadas, enquanto um adolescente pode gostar de um texto curto, com ilustrações coloridas. Experimente, teste, observe!
  - Repare nos assuntos que interessam à criança e procure livros com esses temas. Ela está curiosa sobre cavalos, plantas, ou pelo irmãozinho? Sempre há livros de literatura interessantes sobre tudo isso!
  - Ofereça livros diferentes para que a criança possa conhecer a diversidade da literatura. Existem diferentes tipos de textos (contos, crônicas, fábulas, poesia, quadrinhos, livros de imagem etc.) e é importante descobrir e experimentar toda essa variedade!
  - É sempre bom conhecer o livro que se vai ler. Já ter lido o texto antes permite transmitir melhor a emoção do texto, respeitar a pontuação, o ritmo e o sentido da história.
  - Deixe que a criança também escolha o que quer ler ou ouvir e todos podem aprender com suas escolhas.
 
  Você sabia que aqui no site há uma seleção com diversas sugestões de livros? Clique aqui e confira.