Incentive o hábito da leitura  



Coloque livros na rotina das crianças

Da mesma forma que brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas, o momento de leitura pode acontecer de um jeito muito divertido para todas as crianças. Ler para elas não requer treinamento ou experiência dos adultos, mas a sua dedicação para oferecer a leitura de forma espontânea, favorecendo que a criança experimente o mundo e faça descobertas. E isso pode ser feito em qualquer hora e local, desde que vocês estejam confortáveis e disponíveis para a experiência. Veja as dicas:


Deixe os livros em fácil acesso

 

Organize as obras em locais agradáveis e de fácil acesso para que os seus filhos tenham facilidade em visualizar os livros e pegá-los sempre que quiserem. Procure conhecer alguns autores e ilustradores, e mostre livros com diferentes capas, modelos e tamanhos.


Use diferentes formatos


Na hora de ler, apresente livros com diferentes temas e gêneros, como contos, fábulas e poesias. Descubra com a criança o tipo de leitura que mais agrada a vocês e deixe que a própria criança escolha as histórias que vai ouvir. É sempre legal conhecer o livro antes de começar a leitura.

Assim, você consegue transmitir melhor o ritmo do texto e se prepara para lidar com alguma questão que possa gerar dúvidas para criança.  Não se preocupe tanto em fazer vozes e interpretar. As crianças têm condições de se relacionar com o texto a partir de seu próprio ponto de vista e fazer interpretações a partir das suas próprias referências.


Atualize os temas


Lembre-se de não alterar o que o autor escreveu. É importante que as crianças escutem a história da maneira como foi criada, pois as palavras estranhas e diferentes ampliam seus conhecimentos. Os assuntos de interesse dos pequenos vão mudando conforme eles crescem, por isso, e também para ampliar o repertório, procure atualizar e diversificar os temas dos livros que você lê para eles.


Deixe a criança livre para explorar

 
O momento da leitura também é de carinho. Escutar histórias na voz de pessoas queridas todos os dias cria laços de afeto nas crianças pequenas. Esse é um espaço para o adulto demonstrar carinho, conversar, mostrar e nomear as coisas do mundo. Também é importante deixar a criança livre para explorar o livro – sentar em cima, bater na capa, morder e, ao escutar uma história, poder ficar sentada, deitada ou em pé.


Leia do seu jeito

 

Não se preocupe tanto com regras. Existem vários jeitos de ler um livro, e o melhor certamente é o seu. Lembre-se que para a criança ouvir histórias é uma maneira de aprender a lidar com suas emoções. E essa é uma das riquezas da literatura: estimular a imaginação e permitir que a criança brinque com seus pensamentos, com liberdade e autonomia.

Fotografia de duas crianças segurando livros em um quarto repleto de brinquedos.