Ir para menu Ir para conteúdo principal Ir para rodapé

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

aguarde um momento
estamos carregando a busca

entenda o benefício

O Benefício Emergencial (BEm) é destinado aos empregados de empresas que informaram ao Ministério da Economia a celebração de acordo individual ou coletivo com seus empregados para reduzir proporcionalmente a jornada de trabalho e de salário por até 90 dias ou a suspensão temporária do contrato de trabalho por até 60 dias.

O cadastro deverá ser feito pelo empregador no site do Ministério da Economia e o valor do benefício será pago pelo Governo Federal aos empregados como uma ajuda compensatória para complemento da renda.

encontre os tópicos com suas dúvidas

Separamos as dúvidas de empregadores e dos empregados.

empregados

Clique no botão para esclarecer suas dúvidas.

empresa

Clique no botão para esclarecer suas dúvidas.

empregados

Cliente Itaú sentada em uma mesa de uma casa com notebook aberto e segurando papéis.

como faço para receber o benefício em minha conta do Itaú?

Você deverá informar ao seu empregador que deseja receber o BEm em sua conta do Itaú e ele deverá informá-la na solicitação do seu benefício.

Você poderá indicar uma conta poupança ou uma conta corrente para recepção do benefício, mas lembre-se que se escolher a segunda opção, o crédito será realizado na poupança vinculada à sua conta corrente, ficando livre para você movimentá-lo como preferir.

Atenção: caso você escolha transferir o valor para uma conta corrente, ele poderá ser utilizado para pagamento de cheque especial ou de outros débitos programados.

Acompanhe o status do recebimento do benefício através do Portal de Serviços ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Login único GOV.BR

Microempreendedora MEI em sua cafeteria colocando lanches em uma vitrine estufa para salgados.

meu empregador já fez a solicitação, como será feito o pagamento em minha conta?

Após a solicitação do seu empregador, o benefício será transferido pelo Governo Federal para a sua conta poupança ou para a conta poupança vinculada à sua conta corrente em até 30 dias. Para sua proteção, caso você indique uma conta corrente, o valor será creditado na sua poupança vinculada à conta corrente para que você utilize conforme suas necessidades, à sua escolha.

Para evitar o acesso às agências do Itaú que estão com atendimento reduzido com prioridade aos atendimentos dos públicos mais vulneráveis, reforçamos que não é necessário comparecer nas agências para utilizar o seu auxílio. Você poderá realizar alguns serviços pelo app Itaú como consultas e transações. Utilize os caixas eletrônicos Itaú, Banco 24Horas ou saque em qualquer agência Itaú com o seu cartão de débito só em casos necessários.

Atenção: ainda que tenha solicitado a portabilidade de seu salário para uma conta corrente em outra instituição e tenha indicado uma conta no Itaú, o valor será transferido para sua conta poupança vinculada à sua conta corrente no Itaú e não será transferido para a conta em que você recebe seu salário. Esse benefício é uma ajuda compensatória, diferente de salário, e será realizado na conta indicada por você ao seu empregador, não observando as mesmas regras de pagamento de salário.

Caso sua empresa tenha indicado sua conta salário para recebimento do benefício, o crédito será devolvido ao Banco do Brasil, pois de acordo com o Governo Federal, este tipo de conta não é elegível ao recebimento do BEm. Se isso acontecer, entre em contato com o Banco do Brasil para verificar como receber seu benefício.

Microempreendedora MEI em sua cafeteria colocando lanches em uma vitrine estufa para salgados.
Cliente Itaú em uma casa usando o celular e sorrindo.

como utilizar o valor que foi creditado em minha conta?

Além das transações normais de consultas, você pode movimentar os valores da poupança da seguinte forma:

• É possível transferir qualquer valor via app para a conta corrente. É simples, rápido, seguro e sem cobrança de tarifas;

• Ou também transferir para outras contas do Itaú.

Nesse momento, reforçamos que não é necessário ir até uma agência para utilizar o valor do auxílio. Caso seja necessário, você pode sacar o valor nos caixas eletrônicos Itaú, Banco 24Horas com o seu cartão de débito.

Importante: se você optar por transferir o benefício para uma conta corrente sua ou de terceiros com saldo negativo ou com débitos programados, o valor pode ser utilizado para pagamento dessas pendências. Consulte seu saldo e débitos programados e considere deixar seu benefício reservado na poupança.

Cliente Itaú em sua casa usando o notebook e escrevendo em um caderno.

é bom saber

Em momentos de incertezas e de aperto financeiro, o benefício emergencial pode apoiá-lo nas compras primárias e de extrema necessidade, assim como pagamentos de contas, renegociação de dívidas e construção de uma reserva de emergência.

Conte com a gente: nosso time está à disposição nos canais digitais para ajudar você com eventuais dúvidas.

Cliente Itaú em sua casa usando o notebook e escrevendo em um caderno.

ainda tem dúvidas?

Confira aqui as principais orientações sobre o recebimento do benefício emergencial (BEm) e como você pode acessá-lo pelo Itaú.

empresas

entenda o benefício

O Benefício Emergencial (BEm) é destinado aos empregados que acordaram com os seus empregadores a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário por até 90 dias, ou a suspensão temporária do contrato de trabalho por até 60 dias.

O cadastro deverá ser feito pelo empregador no site do Ministério da Economia e o valor será paga pelo Governo Federal para complemento da renda.

Ilustração de um notebook.

confira o passo a passo para a sua empresa aderir ao programa

Entenda no detalhe esse que é uma das alternativas para reduzir os efeitos da pandemia.

Empreendedora estudando.

como faço para cadastrar o benefício?

O cadastro deverá ser feito pelo empregador no site do Ministério da Economia e o valor será pago pelo Governo Federal como uma ajuda compensatória para o empregador que tenha feito o acordo de suspensão temporária do contrato de trabalho por 60 dias ou redução do salário proporcional à jornada por até 90 dias. Acesse o site para solicitar ou para maiores informações.

https://servicos.mte.gov.br/bem/

Empreendedora estudando.
Homem olhando para celular.

quais são as contas aceitas para cadastrar o benefício?

  • Conta Poupança Ativa
  • Conta Corrente (benefício será creditado na poupança atrelada a essa conta)

Importante: se você optar por transferir o benefício para uma conta corrente sua ou de terceiros com saldo negativo ou com débitos programados, o valor pode ser utilizado para pagamento dessas pendências. Consulte seu saldo e débitos programados e considere deixar seu benefício reservado na poupança.

Mãos de cliente Itaú digitando em notebook.

quais contas não são aceitas para cadastrar o benefício?

  • Conta salário

  • Conta salário com portabilidade para outra instituição financeira.

  • Contas correntes ou poupança com impedimento do recebimento do crédito (ex.: contas com bloqueios, encerradas ou qualquer outro impedimento de movimentação da conta informada)

Importante: Caso, a conta indicada do empregado não esteja elegível para receber o benefício, a transferência será rejeitada e o valor devolvido para o Banco do Brasil, que irá realizar o pagamento em uma conta digital aberta no Banco do Brasil. A partir dessa conta, o empregado poderá sacar o benefício ou transferi-lo para qualquer conta corrente ou poupança de seu desejo.

Para mais detalhes, acesse www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial#/

Mãos de cliente Itaú digitando em notebook.

ainda tem dúvidas?

Confira aqui as principais orientações sobre o recebimento do benefício emergencial (BEm) e como você pode acessá-lo pelo Itaú.