É hora de controlar seu orçamento!

20/08/2020 - 4 min de leitura


banner revisando orçamento mensal banner revisando orçamento mensal

Com uma rotina de gastos organizada, você poupa mais e mantém sua vida financeira saudável.

Em um momento como esse, muitas pessoas estão buscando formas de aliviar as contas para ter mais tranquilidade. Para isso, é importante revisar os gastos e acompanhar suas contas mais de perto.

Os gastos supérfluos são uma das principais fontes de descontrole orçamentário. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito ( SPC Brasil), 48% dos brasileiros não controlam gastos. Outro dado pouco animador: 57% dos entrevistados ficam atentos aos gastos extra.

O controle financeiro é necessário. E para saber de verdade para onde seu dinheiro está indo, é preciso criar uma planilha completa de gastos e ganhos. Pode ser planilha, lista, o formato não é importa, desde que você saiba tudo.

Uma estratégia que ajuda muito na hora de pôr as despesas no papel é separá-las por categoria. Alimentação, diversão, saúde, transporte e qualquer outro item que faz parte do seu dia-a-dia. Algumas ferramentas podem facilitar esse trabalho. Clientes Itaú podem contar com o Minhas Finanças para categorizar automaticamente suas transações e facilitar a gestão financeira.

Além disso, observe as categorias em que tem mais chances de economizar e tente propor uma meta de gastos. O valor que sobrar, é só guardar.

Isso funciona como um mapinha pra identificar onde os temíveis gastos extras estão.   

Hora de revisar o orçamento

Com esse caminho trilhado, é hora de cortar. Você precisa de tantos serviços de streaming assim? Esse plano de internet não pode ser mais barato? E a academia que você não frequenta? A camiseta nova pode ficar para o próximo mês, né?

Poupar é uma atitude consciente e que se aprende. Principalmente em momentos complicados pra todo mundo, como a pandemia, é possível ver quais são suas prioridades financeiras nesse momento. 

Ah, e poupar não significa cortar tudo! Veja se você tem desperdícios no orçamento, como assinaturas de serviços que você não usa. Buscar formas de economizar no dia a dia também ajuda. O tempo no banho, a rotina de lavar louças e roupas, as preferências de transporte também entram na conta.

Trocando hábitos, melhorando sua vida

Essas pequenas atitudes são importantes para mudar sua rotina. Em vez de compras no cartão de crédito por impulso, que tal pechinchar por um desconto mais vantajoso? Os programas de fidelidades entram como uma ótima estratégia para ter retorno sobre seus gastos.