Planejamento Vida Financeira

4/11/2020 - 4 min de leitura


Planejamento financeiro banner. Planejamento financeiro banner.

Por que é tão difícil planejar a vida financeira?

 

Você ainda lembra o que comprou na semana passada? Provavelmente, não, mas se tiver anotado, ganhou um ponto. Anotar todas os gastos durante o mês é uma das estratégias de planejamento financeiro mais simples e eficazes. Com esse controle, dá pra estruturar os próximos meses e saber exatamente como está sua vida financeira.

A gente sabe que a pandemia borrou todos os planos. Como destacamos no episódio #6 do nosso podcast , poucos estavam preparadas para uma crise e alguns profissionais não conseguem segurar as pontas todos os meses.

Se a tempestade ainda não deu trégua, o estilo de vida das pessoas antes dela começar também não ajudava. Sem prever crises, a lógica do “mês a mês” era a regra.

O planejamento financeiro entra como uma estratégia para quebrar essa lógica e te dar controle total, mesmo nos tempos mais difíceis.

Uma dica boa? Depois de anotar quanto você ganha e gasta durante um mês, dispense o que não é essencial. Troque o delivery por um jantar mais leve. Assine só um tipo de streaming e deixe para fazer compras maiores em outros momentos. Manter o equilíbrio e a calma é essencial para o planejamento financeiro.

A importância de mudar

A gente sabe que mudar hábitos leva tempo. Sem contar que encarar as decisões ruins já tomadas e suas consequências torna o planejamento financeiro até incômodo. Mesmo assim, vale a pena.

Construir uma reserva, saber exatamente o quanto você ganha e o quanto poderá gastar, estipular melhor como serão suas despesas ao longo do mês e ter opções de investimentos são regras do mesmo jogo. Planejar a vida financeira é difícil. Mas viver sem ter algum planejamento é muito mais.