Planejamento para o meu negócio em 2021

5/01/2021 - 4 min de leitura


Imagem de: desenho vetorial ilustrando um calendário gigante no meio com uma figura masculina inserindo ícones em alguns dias atrás dele um pouco mais a direita a figura de um homem em cima de um banquinho fazendo sugestões acima do calendário a figura de um homem segurando uma faixa e a esquerda a figura de uma mulher fazendo anotações. Imagem de: desenho vetorial ilustrando um calendário gigante no meio com uma figura masculina inserindo ícones em alguns dias atrás dele um pouco mais a direita a figura de um homem em cima de um banquinho fazendo sugestões acima do calendário a figura de um homem segurando uma faixa e a esquerda a figura de uma mulher fazendo anotações.

Para o empreendedor o final de ano é um período importante, pois deve-se fazer um balanço do ano atual e planejar o ano seguinte.

Essa é uma jornada importante, pois vai direcionar o seu negócio corrigindo rotas necessárias e estipulando metas de crescimento.

Pensando nisso, fizemos um roteiro com os principais pontos para abordar no seu planejamento de negócio de 2021. 

 

Faça um balanço do ano atual:

Começar olhando como foi o seu atual ano é um bom ponto de partida. Aqui você vai perceber se a empresa teve crescimento ou não e quais foram os fatores predominantes, quais foram os maiores desafios e o que aprenderam com isso. Quais foram os pontos que precisaram de correção de rota para não repetir os mesmos erros de rota e o que fluiu bem para dar um upgrade.

 

Defina os seus objetivos

Deixe claro ao que veio impondo objetivos. Se você precisa rever alguma estrutura de operação coloque um limite de investimento e de tempo para isso, se quer ampliar o negócio ou aumentar as vendas.

 

Aprofunde o conhecimento sobre o seu cliente

Os clientes podem ser um dos seus principais aliados de negócio. Entender o que eles pensam sobre o serviço prestado pode ajudar a corrigir falha de atendimento e até mesmo processos. Pense em como tornar a experiência de compra mais satisfatória, seja com um programa de pontuação que seja revertido em benefícios ou em um simples sorriso ao anotar o pedido.

 

Entenda o seu concorrente

Analisando a operação do seu “vizinho” você pode tirar aprendizados tanto do que está dando certo, quanto de caminhos que não deve seguir. Ele pode ter implementando um sistema de delivery e ter duplicado as vendas, como pode ter apostado em um e-commerce sem a estrutura correta e ter ficado no prejuízo. Entenda os pontos fortes e fracos para ver o que pode ser aplicado no seu negócio.

 

Organize o seu negócio

Veja se o administrativo está em dia; como podem ser feitas manobras financeiras para quitar dívidas ou ter maiores lucros; entenda se a matéria-prima é a mais adequada e veja quais operações precisam de maior atenção, entendendo o desafio e traçando um plano para colocar os trilhos no lugar.

 

Tenha metas

No final do dia é importante ver metas sendo cumpridas, estimula o seu crescimento e de sua equipe. Geralmente utilizamos o sistema SMART para implantar níveis de metas diferentes, que ao cumpri-las te dará a sensação de dever cumprido. Ele funciona da seguinte maneira: S - é uma meta específica; M - é uma mensurável; A - uma atingível; R - uma relevante e por fim a T - que é temporal.

 

Olhe para o seu time

Invista na qualificação da mão de obra de seus funcionários, dando capacitação para que eles saibam como operar o seu negócio e tenham chance de crescimento na empresa. Estipule metas para bonificação, estimulando ainda mais o trabalho. Tenha plano de carreira, para que a pessoa entenda que ela terá futuro na empresa. Crie uma frequência de feedbacks para que eles entendam seus pontos positivos e como podem ser melhor desenvolvidos e os negativos para serem corrigidos. Amplie o quadro de funcionários se necessário ou troque membros do time caso perceba que o trabalho não esteja fluindo bem.

 

2020 foi um ano cheio de imprevistos e para quem possui um negócio virou um montanha-russa. Com certeza foi um período bem atípico por conta da pandemia, que obrigou tomadas de decisão rápidas para passar por esse período instável.

Novos modelos de negócios foram desenhados as pressas para manter um equilíbrio nos negócios e com certeza trará vários insights para projetar os anos que vem.

Aqui abordamos alguns pontos, mas entenda que eles podem ser adequados ao seu negócio e que você pode ver a necessidade de outras coisas que não necessariamente abordamos aqui.

Essa é uma lista simples para te dar um norte na tarefa de organizar a casa e dar o próximo passo para prosperar nos negócios ;)