Planejamento escolar 2021, já é hora de pensar nisso?

4/01/2021 - 5 min de leitura


Ilustração material escolar Ilustração material escolar

Para quem tem filho, fim de ano é um momento importante porque o novo ano escolar está chegando e com ele tem a rematrícula, lista de material escolar, renovar o uniforme, novas mensalidades e por aí vai.

A lista é grande e se você não prestar atenção, pode se enrolar com esses valores e perder o controle financeiro ;)

Para que isso não se torne um problema, pensamos em alguns pontos que podem te ajudar nessa organização.

 

Rematrícula e mensalidade, como conciliar?

Início de ano vem com o combo impostos + escola. Geralmente é o período em que a mensalidade sofre aumento e o primeiro mês ainda tem a rematrícula junto.

Se você não tiver feito uma programação ao longo do ano, poupando mensalmente para chegar ao valor total necessário para esse momento, você pode acionar o 13º salário caso seja CLT. Algumas escolas dão descontos para pagamentos até um determinado período, vale a pena ver se é o caso do lugar onde o seu filho ou filha estuda ;)

 

Material escolar: por onde começar?

A hora das compras é sempre esperada pelas crianças: escolher a borrachinha em forma de cupcakes, a caneta com cheirinho, a mochila do personagem favorito, os cadernos com as capas mais descoladas, mas opa! Atenção! Levar os pequenos, ou não tão pequenos assim, para comprar os materiais pode ser uma missão complicada, porque as crianças podem se interessar por produtos que não estejam na lista ou que tenham valores muito maiores do que similares que cumpram a mesma função. Se possível, deixe os filhos em casa e faça essa tarefa sozinho.

Aproveite os descontos de final de ano para comparar preços e ver se livros e outros itens da lista estão saindo mais em conta. Os livros costumam ser a parte mais cara da lista e economizar aqui é sempre bom!

Sente com o seu filho e veja os materiais do ano passado que podem ser reaproveitados! Essa tarefa passa duas mensagens importantes: consciência financeira e ambiental, afinal reaproveitar materiais em bom estado além de preservar o bolso, mostra que não é necessário a produção de produtos excedentes ;)

Algumas escolas promovem troca de livros paradidáticos entre as séries, o que pode trazer uma boa economia na lista de material. Se esse não for o caso da escola em que seu filho estuda, manda um zap no grupo de pais e mães e fale com os responsáveis pelas crianças de outras séries!

 

Próximo passo: uniforme escolar

Para as escolas que o uso de uniforme é obrigatório a dica é a mesma que demos para os livros paradidáticos: troque com alunos de outras turmas! Repasse o que for pequeno para alunos menores e veja com os maiores se tem algum uniforme disponível para o seu filho.

Se o colégio do seu filho não possuir a obrigatoriedade de uniforme, pense em como montar “kits” de roupas que possam ser utilizados apenas para a escola.

Para que o começo do ano não seja tão apertado, tente reaproveitar ao máximo materiais, trocar com colegas de outras turmas e pesquise preços tanto em lojas físicas quanto virtuais. Pode não parecer, mas esses pequenos atos podem fazer a diferença no seu orçamento.