Sem sugestões de pesquisa. Aperte TAB para acessar os mais buscados

Como o Open Banking pode mudar a rotina de sua empresa?

3/06/2021 - 3 min de leitura


Ilustração de um homem tomando café enquanto caminha Ilustração de um homem tomando café enquanto caminha

Você também acha que a rotina do seu negócio seria muito mais simples e descomplicada se fosse possível centralizar todo o fluxo de caixa e os dados financeiros da sua empresa em uma única plataforma? 

Se a resposta é sim, queremos te contar uma novidade que mudará essa realidade. Com o Open Banking você compartilha os dados de sua empresa para serviços mais personalizados e taxas possivelmente mais vantajosas às necessidades do seu negócio.

É com esse objetivo que o Open Banking está cada vez mais próximo de ser implementado de vez no Brasil. Um conjunto de tecnologias seguro, inteligente e integrado que promete mudar o sistema financeiro no país. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre como ele pode mudar a rotina de sua empresa!

O que é Open Banking?

Em tradução literal, open banking quer dizer banco aberto, ou sistema bancário aberto. Com o seu consentimento, é possível abrir todo o histórico financeiro de sua empresa para as instituições bancárias de sua confiança, independentemente de você possuir ou não conta ali.

Esse processo é regulamentado pelo Banco Central do Brasil e segue todas as normas vigentes de segurança, como Lei Geral de Proteção de Dadose Lei do Sigilo Bancário. 

O compartilhamento de dados só acontece com o seu consentimento, que pode ser alterado ou revogado a qualquer momento.

O Brasil é um dos pioneiros a utilizar esse sistema que já tem se mostrado extremamente eficiente em países como o Reino Unido, onde o Open Banking já é realidade desde 2018 e tem desenvolvido o sistema financeiro.

Quais vantagens o Open Banking proporciona às empresas? 

Quando sua empresa consegue ter autonomia dos dados bancários, ela detém o poder de utilizá-lo como um produto de troca.

Assim, com o compartilhamento de dados empresariais, os bancos conseguem acessar essas informações para oferecer serviços personalizados, possibilidade de taxas mais vantajosas e pacotes de funcionalidades integradas ao seu negócio.

Isso representa:

·         liberdade e autonomia de escolha;

·         desburocratização;

·         agilidade;

·         possibilidade de crédito mais rápido;

·         ofertas de crédito, empréstimo e financiamento mais adequadas ao seu negócio;

·         centralização da informação: acesse todo o fluxo de caixa e agrupe todos os dados financeiros empresariais.

Ainda tendo o Reino Unido como exemplo, nota-se que a qualidade de serviços e produtos aumentou devido à competitividade e à oferta de serviços que realmente façam diferenças significativas para as empresas.

Além disso, cerca de 40% das empresas britânicas já usam softwares de contabilidade na nuvem, que estão integrados ao sistema financeiro, de acordo com Gavin Littlejohn, presidente do conselho da Associação Britânica de Dados Financeiros (FDATA) e um dos maiores especialistas do mundo em Open Banking.

Gavin afirma que a protagonista nesse processo é uma boa jornada de experiência dos clientes, que devem estar no centro das tomadas de decisões. Toda essa mudança é gratuita e começa a acontecer, efetivamente, a partir de 15 de julho de 2021.

O Itaú proporcionará uma experiência transparente para que sua empresa aproveite todos os benefícios que o Open Banking oferece, afinal, por aqui ele foi feito pra você confiar.