Tempos incertos, decisões cuidadosas

20/08/2020 - 4 min de leitura


Incertezas do futuro banner Incertezas do futuro banner

O novo cenário financeiro inspira atenção redobrada e planejamento constante

A gente sabe: a situação está difícil pra todo mundo. O novo coronavírus mudou a relação de trabalho, a vida financeira e principalmente a expectativa de crescimento da economia. Com o cenário mundial tão instável, como tomar decisões importantes? 

Nesse momento, a ansiedade é uma das principais inimigas das finanças. Para fazer boas escolhas nesse momento  ter o máximo de informações é essencial. Converse com algum amigo ou sua família, avalie sua situação atual e as opções disponíveis antes de tomar decisões financeiras.  

Seja para trocar de carro, comprar móveis novos ou até mudar o guarda-roupa, seus desejos precisam passar por alguns filtros: eu preciso? Eu posso pagar? Eu posso manter?

Essas perguntas não são barreiras, como você está imaginando. Elas são formas de lapidar suas necessidades e estão diretamente ligadas ao seu planejamento financeiro. 

Pensar muito antes de fazer uma compra grande, estar sempre de olho na fatura do cartão de crédito e cortar os gastos-extra são muito importantes. Seja em uma crise mundial ou não.

Como me organizar?

A famosa planilha de gastos é uma ferramenta de controle financeiro que pode ser feita por todo mundo. Ela é simples: basta anotar todos os seus gastos e ganhos ao longo do mês.. 

Existem vários aplicativos que podem te ajudar nisso. E se você não é muito familiarizado com eles, não dispense o papel e a caneta. No Itaú, você pode contar com o Minhas Finanças.

Com as contas em dia, você consegue analisar melhor os gastos supérfluos. Sabe aquele streaming que você assina e não usa? Ou o tênis que você quer muito comprar? Esse tipo de despesa pode ser revista e sempre questionada por você. 

Claro que nos tempos de crise nosso impulso é cortar tudo, mas isso também pode ser uma armadilha. Então, tente listar seus gastos e ver o que é prioridade pra você. Além disso, a gente também precisa pensar no mercado a nossa volta. Considere comprar dos pequenos negócios de sua região como forma de apoiar a economia local, mas sem comprometer sua organização financeira.   Há muitos fornecedores que precisam de ajuda nesse momento.

Para entender melhor como sobreviver em tempos incertos, não descuidar da vida financeira e ainda colaborar com a economia local, nós temos um conteúdo especial: o primeiro episódio do podcast Somar. Nele, nós abordamos o tema “Incertezas do futuro e as decisões de hoje”, e propomos uma reflexão sobre nossas atitudes no presente que podem mudar o futuro.