Já pensou em usar o Instagram como ferramenta para alavancar as vendas do seu e-commerce?

20/08/2020 - 5 min de leitura


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Separamos pra você algumas dicas que mostram o quanto essa ferramenta pode ser uma boa aliada na hora das vendas. Uma pesquisa feita pela Nuvem Shop mostrou que somente no último trimestre de 2018, quase 70% das vendas aconteceram em conteúdos postados na rede. Um número muito superior do Facebook, que concentrou 27% de conversão.

Para se ter uma ideia da paixão do brasileiro pela rede, o país é o segundo maior com número de usuários no Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos.

São 64 milhões de pessoas cadastradas e os números mostram um potencial cada vez maior.

Follow os números

Todo dia, 95 milhões de fotos e vídeos são publicados, aproximadamente. Os dados são do Sebrae. O seu like na foto do amigo, crush ou produto, faz parte de um universo de 4,2 bilhões de curtidas por dia! O Opinion Box ainda mostra que para 25% dos usuários, o Instagram é sua rede social preferida. E isso também reflete no tempo de uso: 89% de todo mundo que tem perfil na rede abre o insta pelo menos uma vez por dia.

As marcas podem criar um relacionamento afetivo com os consumidores, já que 8 em cada 10 usuários seguem perfis de empresas e 50% já compraram algum produto, ou contrataram serviço, impactados por conteúdos no Instagram.

Para aproveitar esse potencial, explore os recursos do Instagram e conhecer a dinâmica da plataforma é o primeiro passo para criar estratégias de venda efetivas.

Primeiro passo: O perfil comercial

Com a conta comercial você terá acesso a informações como o crescimento do número de seguidores, dias e horários que as postagens tiverem melhores resultados dentre outras métricas que te ajudarão a direcionar melhor seu conteúdo. Aqui você também consegue impulsionar os posts, amplificando o poder de alcance dos posts.

Daqui pra frente fique de olho no conteúdo

Aproveitar as funções da ferramenta para que torne o perfil atrativo ajuda muito. Veja alguns pontos que ajudam o consumidor a navegar na sua rede.

Criando uma bio chamativa

Capriche na apresentação. Faça uma bio clara e objetiva (aquele textinho de introdução, sabe?), que as pessoas identifiquem facilmente o que você oferece. Aqui podemos incluir uma hashtag relacionada ao seu negócio, já que as buscas por hashtags também mostram perfis como resultado.

Outro ponto é não esquecer de colocar um link para seu site. Esse link pode ser da página inicial, de uma campanha ou para seu WhatsApp. Para quem não conhece o aplicativo Linktr.ee é muito bacana e permite que você construa uma página e coloque o link dela na sua bio do Insta. Nessa página, é possível inserir diversos outros links interessantes para o seu negócio como de outras redes sociais, seu site, dentre outros.

A escolha da foto

Aqui vai depender do seu objetivo com o perfil. Quem possui uma marca pode usar a logomarca. Lembre-se que a imagem deve ser clara, pois o espaço é pequeno e precisa dar leitura, boa parte dos acessos é feito pelo celular ;) Já nos casos em que você é a própria marca, tire uma foto frontal do seu rosto, de preferência no seu ambiente que não interfira na imagem central.

É hora de postar

Lembra daquele velho ditado "quem não é visto não é lembrado"? Pois bem, mantenha uma frequência de publicações para se manter rankeado pela rede e aparecer no feed de seus seguidores. Escolha imagens que tragam o foco para o seu produto/negócio. Produza textos que sejam atrativos para agregar a imagem da postagem. Use os recursos da ferramenta a seu favor! Podemos explorar funções simples como enquete nos stories, marcação da localização da sua loja caso tenha um ponto físico até mesmo o taguiamento das fotos com o valor dos produtos direcionando para a compra no e-commerce.

Aos poucos a gente vai desmistificando essa rede social e a explorando como aliada!