Sem sugestões de pesquisa. Aperte TAB para acessar os mais buscados

Festa de final de ano dentro do orçamento

5/01/2021 - 5 min de leitura


Ilustração de uma mesa, com uma pessoa segurando uma taça, representando festa de final de ano Ilustração de uma mesa, com uma pessoa segurando uma taça, representando festa de final de ano

Tem gente que espera o ano todo por esse momento, dos encontros mais simples até os mais elaborados, as festas de fim de ano são um bom momento para celebrar com pessoas que amamos, seja família ou amigos!

Mas como controlar o orçamento e poder proporcionar bons momentos sem apertar o bolso? Aqui uma lista com dicas de organização desse evento e que podem te ajudar a festejar numa boa ;)

 

Defina o orçamento

Essa é a melhor forma de começar. Uma dica é pensar em como essa verba pode ser coletiva para dividir as despesas entre todos. Entenda se ambos poderão contribuir com o mesmo valor ou se cada um terá uma contribuição diferente de acordo com o seu orçamento.

Depois de saber a verba geral divida o valor em partes: comidas, bebidas, decoração, locação de espaço se necessário, seguindo a importância que cada um deve ter.

Dedique também uma parte desse valor para emergências, assim se algo sair do planejado você não ficará no vermelho.

 

Escolha o local onde sua reunião vai acontecer[ROP1]

De encontros mais intimistas em casa ou o salão de festas do prédio é interessante deixar um valor reservado para essa parte.

Se o evento for em casa, reserve uma parte do dinheiro para a limpeza e organização no dia seguinte, seja para materiais de limpeza ou a contratação de uma pessoa.

No caso do salão de festas do prédio, em alguns lugares é necessário apenas a reserva do espaço, já em outros é cobrado um valor simbólico pelo espaço. Nesse caso, reserve o valor da locação que deve ser contemplado no montante arrecadado.

Pense que a locação desse espaço além de comportar todos os convidados de maneira confortável, precisa estar dentro do seu orçamento.

 

O cardápio

As tradicionais comidinhas são esperadas ao longo do ano e não podem ficar de fora. Reserve em torno de 50% do orçamento para investir em pratos e bebidas que conquistem os convidados! Planeje o que será servido e calcule a quantidade de alimento por pessoa para evitar a compra excessiva de produtos.

Não esqueça de fazer a boa e velha conhecida listinha de compras, com todos os itens necessários para fazer a comparação de preços em diferentes mercados e não comprar itens extras.

 

A decoração

Veja objetos de festas anteriores que possam ser reutilizados, pergunte para os outros participantes o que eles possuem e que possam agregar e deixar o ambiente com a cara do Natal ou Ano Novo, por exemplo.

Se de fato precisar comprar algo, dê preferência para locais como a 25 de março que possuem lojas com preços mais em conta e dão desconto maior em compras acima de um determinado número de peças.

 

Hora dos presentes

Já ouviu falar no amigo secreto ou no amigo que rouba? São dinâmicas divertidas, que juntam todos na hora da troca dos presentes e que ajudam a poupar, já que sorteamos a pessoa que teremos que presentear (no caso do amigo secreto) e estipulamos um valor máximo para comprar o presente.

Se programe financeiramente durante o ano para conseguir investir no Natal, Ano Novo ou qualquer comemoração que queira fazer de fim de ano. Essa é uma forma de diluir ao longo dos meses o valor necessário, poupando o dim dim para que na hora as coisas corram sem preocupações.

Esse vai ser um final de ano atípico, mas esperamos que presencialmente ou pela famosa chamada de vídeo, você consiga confraternizar com pessoas que transforme esse momento em uma data inesquecível!