Estilo de Vida Padrão

4/11/2020 - 4 min de leitura


Estilo de vida padrão banner. Estilo de vida padrão banner.

Vida financeira e autoconhecimento: dois temas que andam juntos

Será que existe  diferença entre padrão e estilo de vida? Muitas vezes, achamos que são a mesma coisa, mas pode haver diferenças interessantes para refletir.

É isso que discutimos no episódio 5 do podcast Somar, sobre como a falta de entendimento sobre a diferença entre estilo e padrão de vida pode prejudicar as finanças das pessoas. Primeiro, vamos entender a diferença entre eles:

Estilo de vida tem a ver com as coisas que você realmente deseja e que “tem sua cara”, sua identidade. Por exemplo, alguém que gosta muito de teatro, vai usar parte do seu dinheiro em cursos, ingressos de espetáculos ou até se especializando em alguma área de formação, não é? Isso faz parte do estilo de vida dessa pessoa. 

Já quando pensamos em padrão de vida, estamos falando das expectativas que as outras pessoas podem ter sobre nossas vidas e que muitas vezes seguimos sem refletir se realmente queremos aquilo. Por exemplo, ter um carro é um desejo bastante comum. Antes de mobilizar recursos para comprar o seu, é importante pensar o quanto um bem como esse se adapta ao seu estilo de vida ou se é apenas algo que você sente que deveria ter.

Sua vida financeira reflete o que você é?

 

Na hora de entender como esses fatores e essa percepção influenciam na sua vida financeira, é importante ter autoconhecimento. Uma vida financeira saudável é muito mais pautada pelos seus hábitos do que pelo dinheiro em si.

Algumas dicas ajudam muito na hora de se conhecer. Refletir sobre as diferentes áreas da sua vida, como profissão, família e relacionamentos, e entender quais são suas expectativas e desejos em relação e elas é o primeiro passo. Sabendo onde quer chegar, pode ser mais fácil escolher coisas que tornem o caminho mais simples.

Pensar sobre o comportamento de consumo também é importante. Muitas vezes, usamos o dinheiro como válvula de escape. Principalmente quando estamos chateados. O quanto das coisas que você tem ou faz te aproximam dos seus desejos e valores?

Não existe uma “jornada de vida ideal”. Cada pessoa tem um contexto e vive desafios e situações diferentes. Por isso, o importante é ter clareza das escolhas que vão te aproximar do seu estilo de vida 😉

Não sabe por onde começar? A gente tem um conteúdo específico para organizar sua vida financeira. Só clicar aqui e mãos à obra!